Um município acolhedor, com reservas ambientais e um parque fabril composto por indústrias da área de metal e equipamentos para geração de energia compõem o cenário do Congresso da Aviação Agrícola 2022. Pela segunda vez, Sertãozinho abre as portas para receber a cadeia produtiva aeroagrícola, com a intenção de que os empresários locais busquem sinergia com o setor. “Temos uma indústria de tecnologia mais refinada, que pode vir a oferecer componentes para a aviação agrícola. Há várias vertentes que podem ser consideradas”, reflete o secretário de Desenvolvimento Econômico local, Sebastião Henrique Gomes.
Além disso, Sertãozinho centraliza vários segmentos do agronegócio e cooperativas de agricultores. Destaque para o setor sucroenergético, que tem a maior feira brasileira do setor realizada no município – a Fenasucro. Ainda em termos de afinidade com o setor aeroagrícola, Gomes conta que empresas do município desenvolvem pesquisa de produtos biológicos de combate a pragas para serem aplicados por drones. E ressalta: “há uma sinergia muito grande de nossas empresas com esse acontecimento”.
ATRAÇÕES
Porém, além de impulsionar as relações comerciais, o Congresso AvAg também chega alavancando o turismo de negócio. No final de junho, dois hotéis já estavam com as reservas completas para os três dias do evento. O secretário de Cultura e Turismo de Sertãozinho, Marcelo Pelegrini, está entusiasmado com a movimentação e destaca duas características importantes desses congressos: “geralmente, os participantes vêm com a família e, normalmente, não é uma visita de um dia só. A pessoa acaba ficando durante todo o evento”.
Se no pavilhão do Centro de Eventos Zanini o foco são os negócios, nas horas de lazer há locais dignos de cenário de cinema para se visitar. Como o Parque Ecológico e de Lazer Gustavo Simioni, com 822.065 metros quadrados e infraestrutura completa para passar o dia. Outro ponto turístico destacado por Pelegrini é o Parque do Cristo Salvador, com 56 metros de altura. Do alto da imagem, o visitante tem uma visão panorâmica da cidade. Também não dá para deixar de se deliciar com “um dos melhores filés à parmegiana da região”, indicação do secretário, e aproveitar o roteiro de bares e restaurantes na Avenida Antônio Paschoal, uma artéria que cruza toda a cidade.
CONHEÇA TAMBÉM
PARQUE ECOLÓGICO E DE LAZER GUSTAVO SIMIONI
Endereço: O acesso é feito pela Rodovia Armando Sales Oliveira, Km 342.
Horário: quarta-feira a domingo, das 9h às 18h, com entrada até as 17h.
Pórtico de Sertãozinho
(Posto de Informações Turísticas-PIT)
Endereço: Via de Acesso Otávio Verri, s/n.
Prédio da Antiga Biblioteca Municipal Dr. Antônio Furlan Jr
Endereço: Rua Aprígio de Araújo, 1102, bairro Centro.
Horário: segunda a sexta-feira, das 08h30 às 11h30 e das 13h às 17h.
Parque Ecológico Daniel Schiavinato
Endereço: Rua Primo Chinaglia, 106, bairro Jardim Itapuã.