Foto1 - Estande AvAg Colheita do Arroz - Castor Becker Júnior-C5 NewsPress

Visitação recorde no estande da aviação agrícola

Setor participa pela sétima vez com estande nas Vitrines Tecnológicas

Publicado em: 10/04/23, 
às 11:30
, por IBRAVAG

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Pinterest
[esi INSERT_ELEMENTOR id="1794" cache="private" ttl="0"]

A movimentação no estande do Sindag e Ibravag foi intensa durante os três dias 33ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, que ocorreu de 14 a 16 de fevereiro, na Estação da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão/RS. Grupos de agricultores, estudantes, técnicos e mesmo curiosos foram conferir de perto a tecnologia de drones e aeronaves no espaço junto às Vitrines Tecnológicas ocupado pelas entidades setoriais. Uma procura que pode ser associada ao número de 13,5 mil visitantes registrados no evento, o maior público de sua história.

Este é o sétimo ano consecutivo que a aviação agrícola participa da Colheita da Arroz e mais uma vez contou com a presença da Mirim Aviação Agrícola. No entanto, a empresa não colocou um avião em exposição como faz tradicionalmente devido ao trabalho intenso na lavoura, decorrente da seca que atrasou o plantio de algumas culturas. A novidade ficou a cargo da parceria com a EAVision (tecnologia de drones), que fez demonstrações da aplicação com drone.

PAUTA

A programação do Sindag e Ibravag ficou concentrada na quarta-feira (15), sob o comando do diretor operacional do sindicato aeroagrícola, Cláudio Júnior Oliveira. Entre os assuntos em pauta no tradicional Sindag na Estrada, estavam os impactos do cenário político estadual e nacional no setor; e oportunidades e desafios do mercado.

No encontro, que contou ainda com a presença da diretora operacional do Ibravag, Michele Fanezzi, e da coordenadora Administrativa do Sindag, Marília Luíze Schüler, foi apresentada a Plataforma de Negócios (matéria nas páginas 38 e 39). O software integra o projeto Boas Práticas Aeroagrícolas (BPA) Brasil, desenvolvido em parceria entre Ibravag e Sebrae Nacional.

Os preparativos para o Congresso AvAg 2023, que ocorrerá de 18 a 20 de julho em Sertãozinho/SP, também foi abordado. O bate-papo, que contou com representantes de empresas aeroagrícolas, teve a participação do doutor em veterinária e pesquisador em biotecnologia João Carlos Deschamps, integrante do conselho do Congresso Científico da Aviação Agrícola.

Destaque para a SC Agro Consultoria (associada do Ibravag) e SkyDrones Tecnologia Aviônica (associada do Sindag), que marcaram presença nas Vitrines Tecnológicas. Também vale ressaltar a participação do Sindag entre as entidades do Programa Duas Safras. O seminário sobre o projeto e que encerrou a programação da 33ª edição da Colheita do Arroz foi um dos pontos altos do evento.

Setor e vice-governador do RS conversam sobre parcerias

APROXIMAÇÃO: Júnior Oliveira entrega documento sobre a aviação agrícola a Gabriel Souza

Durante os três dias da Colheita Oficial do Arroz e Grãos em Terras Baixas, os dirigentes do Sindag e Ibravag conversaram com políticos e gestores de outras instituições sobre demandas e perspectivas de projetos setoriais. Inclusive, o diretor operacional do Sindag, Cláudio Júnior Oliveira, falou com o vice-governador Gabriel Souza e com o presidente da Assembleia Legislativa gaúcha Vilmar Zanchin (MDB). O tema foi a abertura de um canal direto sobre demandas e possíveis parcerias.

O encontro ocorreu após a tradicional chuva de arroz, que fechou a cerimônia de abertura do evento, promovido pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RS), com apoio do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Além de Souza e Zanchin, também estiveram presentes na solenidade o senador Hamilton Mourão (Republicanos, representando o Senado) e o deputado federal Afonso Hamm (PP, representando a Câmara Federal).

Também participou do ato, o secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes. A ocasião contou ainda com pronunciamentos do chefe da Embrapa Clima Temperado, Roberto Pedroso; do presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva; do presidente do sistema Farsul e do Conselho Administrativo do Senar/RS, Gedeão Pereira, e da coordenadora geral de Qualidade Vegetal do Ministério da Agricultura, Helena Pan Ruggeri.

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Pinterest

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes.