Durante muito tempo, crescimento no agronegócio esteve diretamente associado à aquisição de patrimônio. Mais área, mais máquinas, mais equipamentos e maior estrutura própria eram sinais quase naturais de evolução da propriedade rural.
Esse raciocínio continua fazendo sentido em muitas situações. Mas o ambiente econômico dos últimos anos tem provocado uma pergunta importante dentro das fazendas brasileiras: é realmente necessário ser proprietário de todos os equipamentos utilizados no processo produtivo?
A pergunta ganha relevância diante do custo do capital e da maior cautela do produtor para investir. Nos primeiros oito meses do Plano Safra 2025/2026, embora o volume total contratado pelo crédito rural empresarial tenha crescido, as operações tradicionais destinadas a investimentos recuaram 20% em relação ao mesmo período da safra anterior, somando R$ 39,5 bilhões. Nas concessões, a queda chegou a 33%. O Ministério da Agricultura relacionou essa retração à cautela do setor diante das taxas de juros.
Na safra 2025/2026, por exemplo, a taxa do Moderfrota chegou a 13,5% ao ano. Esse ambiente aparece também no mercado de máquinas. Segundo a Anfavea, as vendas de máquinas agrícolas no varejo somaram 49,8 mil unidades em 2025, queda de 3,6% sobre o ano anterior e cerca de 10 mil unidades abaixo de 2021. Para 2026, a entidade projetou nova retração, de 6,2%, destacando os juros elevados entre os fatores que afetam diretamente esse mercado.
Esses números não significam que o produtor deixou de precisar de mecanização. Pelo contrário. A lavoura continua precisando ser plantada, protegida e colhida dentro de janelas cada vez mais precisas. A questão é outra: quem precisa ser o proprietário da máquina para que o serviço seja executado com eficiência?
O preço da máquina não é o custo da operação
Ao analisar uma operação realizada com equipamento próprio, é relativamente fácil enxergar combustível, mão de obra e manutenção imediata. Mais difícil é perceber todos os custos que acompanham a propriedade daquele ativo ao longo dos anos.
Existe o capital investido ou financiado, os juros, a depreciação, manutenção preventiva e corretiva, peças, seguros, estrutura física, treinamento e disponibilidade de pessoal. Existe também a ociosidade.
E existe um custo menos visível: o capital imobilizado.
Cada real colocado em uma máquina é um real que deixa de estar disponível para outras necessidades da propriedade — custeio da safra, aquisição de insumos, armazenagem, irrigação, expansão, correção de solo, tecnologia ou simplesmente preservação de caixa.
Por isso, comparar o preço cobrado por hectare por um prestador de serviço apenas com o combustível e os custos diretos de uma máquina própria pode levar a uma conclusão incompleta. A comparação economicamente mais adequada é entre o custo total de possuir, manter e disponibilizar aquela capacidade operacional e o custo de contratá-la quando necessário.
Essa discussão não é nova na agricultura brasileira. Dados históricos do IBGE já mostravam a importância dos serviços contratados para a mecanização: no Censo Agropecuário de 2006, entre os estabelecimentos que declaravam utilizar força mecânica, 30,9% utilizavam força proveniente de serviço contratado com operador. Na ocasião, o próprio IBGE destacou a terceirização como parte do avanço da mecanização da agropecuária.
Terceirização também é especialização
Existe, porém, outro aspecto que talvez seja ainda mais importante que o financeiro.
O agricultor precisa necessariamente dominar todas as atividades que acontecem dentro de sua propriedade?
Produzir soja, milho, algodão, arroz ou qualquer outra cultura já exige profundo conhecimento agronômico, financeiro e comercial. Ao internalizar cada operação, o produtor passa também a administrar atividades que possuem conhecimentos, estruturas e riscos próprios.
É justamente nesse ponto que a terceirização deixa de ser apenas uma ferramenta de redução de custos e passa a ser uma estratégia de especialização.
Isso ocorre em diferentes etapas do agronegócio. Colheita, transporte, manutenção especializada e diversas outras atividades podem ser contratadas de empresas cuja estrutura foi construída especificamente para executá-las.
O prestador investe no equipamento, contrata e treina pessoas, realiza manutenção, desenvolve processos e distribui seus custos fixos entre diferentes clientes e volumes de operação.
Em outras palavras, enquanto para o produtor determinado equipamento pode trabalhar durante uma parcela limitada do ano, para uma empresa especializada aquele ativo é o centro do negócio.
Essa diferença pode gerar escala. E escala pode gerar eficiência.
A aviação agrícola talvez seja um dos melhores exemplos
Poucas atividades deixam essa lógica tão evidente quanto a aviação agrícola.
Operar uma aeronave agrícola não significa apenas possuir um avião.
Por trás de uma operação profissional existe uma estrutura que envolve pilotos especializados, manutenção aeronáutica, gestão de segurança operacional, atendimento a requisitos regulatórios, logística, planejamento, equipamentos, treinamento e disponibilidade operacional.
Para uma empresa aeroagrícola, toda essa estrutura existe com uma finalidade central: entregar capacidade de aplicação ao produtor.
O agricultor não precisa adquirir uma aeronave, formar toda essa estrutura e mantê-la durante o ano. Ele pode contratar essa capacidade quando sua lavoura necessita dela.
Dados setoriais divulgados pelo Sindag estimaram que, em 2024, a aviação agrícola tripulada atendeu aproximadamente 136 milhões de hectares, considerando o somatório das diferentes aplicações realizadas ao longo do ciclo das culturas, movimentando cerca de R$ 8,17 bilhões em prestação de serviços.
Em 2025, a frota aeroagrícola brasileira alcançou 2.866 aeronaves tripuladas, crescimento de 5,25% em relação ao ano anterior. Levantamentos setoriais também indicam a importância crescente do sistema de prestação de serviços.
Isso não significa que a aeronave própria deixou de fazer sentido. Grandes propriedades, grupos agrícolas e determinadas regiões podem ter escala suficiente para justificar perfeitamente uma estrutura própria.
Mas existe espaço crescente para outro raciocínio: em determinadas situações, pode ser mais racional comprar o serviço do que comprar o ativo.
Quem financia a capacidade operacional?
Existe ainda uma mudança interessante de perspectiva.
Quando o produtor contrata uma empresa especializada, parte do investimento necessário para disponibilizar aquela operação deixa de estar em seu balanço.
É o prestador quem adquire o equipamento, assume seu financiamento, sua depreciação, manutenção, equipe, treinamento e estrutura.
De certa forma, o prestador de serviços passa a financiar a capacidade operacional que será utilizada pelo produtor. O agricultor, por sua vez, transforma parte de um investimento fixo em um custo associado ao uso.
Essa lógica se torna especialmente relevante em períodos de capital caro.
Talvez uma das perguntas mais importantes para a gestão rural contemporânea não seja mais:
“Quanto custa contratar esse serviço?” Mas: “Quanto realmente me custa manter essa operação dentro da fazenda?”
Produzir mais não significa necessariamente possuir mais
A agricultura brasileira continuará altamente mecanizada, tecnológica e intensiva em capital. Isso não está em discussão.
O que pode estar mudando é a forma de acesso a essa tecnologia.
Em alguns casos, possuir será a melhor decisão. Em outros, compartilhar, alugar ou contratar poderá entregar melhor resultado econômico. E quanto mais especializada for uma atividade, maior tende a ser a importância de avaliar essa alternativa.
Nesse cenário, a aviação agrícola tem uma oportunidade que vai além de vender hectares aplicados. O setor pode se posicionar como aquilo que efetivamente é — uma estrutura especializada que disponibiliza capacidade operacional, tecnologia, pessoas e conhecimento para a agricultura.
Para o produtor, terceirizar não deveria significar simplesmente transferir uma tarefa. Pode significar concentrar capital, energia e gestão naquilo que constitui a essência do seu negócio e permitir que operações altamente especializadas sejam executadas por quem fez delas a sua própria especialidade.
No fim, eficiência talvez não esteja em possuir todos os recursos necessários para produzir.
Talvez esteja em saber quais recursos vale a pena possuir e quais vale mais a pena acessar.
Fontes consultadas: Ministério da Agricultura e Pecuária (Plano Safra e crédito rural); BNDES (Moderfrota); IBGE (Censos Agropecuários); Anfavea (mercado de máquinas agrícolas); Sindag (dados da aviação agrícola brasileira).





