foto1-Sindag-Divulgação 2

Ibravag lança Guia de Segurança de Voo para fortalecer cultura de prevenção

Iniciativa inédita foi desenvolvida pela Câmara Temática de Pilotos do instituto aeroagrícola

Publicado em: 16/10/25, 
às 12:37, 
por IBRAVAG

COMPARTILHE:

WhatsApp
Telegram
X
Facebook
LinkedIn
Pinterest

O lançamento do Guia de Segurança de Voo na Aviação Agrícola Brasileira foi um dos destaques no terceiro dia do Congresso da Aviação Agrícola 2025. A iniciativa inédita – desenvolvida pela Câmara Temática de Pilotos do Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag) – tem o objetivo de reforçar a cultura de prevenção nas empresas aeroagrícolas.

Apresentado pelo presidente da entidade, Júlio Augusto Kämpf, o trabalho compreende desde os pontos básicos de treinamento, envolvendo legislação aeroagrícola, fatores humanos, passando até por revisão de técnicas de navegação. Também traz um check-list voltado ao planejamento da missão. São orientações práticas para o dia a dia das empresas e pilotos.

A expectativa é que o material seja adotado amplamente pelas empresas do setor, servindo como base para treinamentos e políticas internas de prevenção. Além disso, o Ibravag planeja futuras atualizações do guia, com a inclusão de novas práticas e tecnologias, mantendo o conteúdo alinhado às constantes evoluções da aviação agrícola.

RECOMENDAÇÕES

De acordo com Kämpf, ao consolidar recomendações práticas e incentivar a participação coletiva, o Ibravag reforça o compromisso do setor com a segurança e o aprimoramento contínuo das equipes. “A expectativa é que o guia contribua para a redução de acidentes e se torne uma ferramenta essencial para todos os envolvidos na operação aérea, promovendo um ambiente cada vez mais seguro e eficiente”, pontua o dirigente.

Kämpf explica que o Guia tem a missão de elevar os padrões de qualidade, segurança e inovação na aviação agrícola brasileira. O dirigente destacou ainda que o material é resultado de um trabalho que envolveu pilotos e empresários do setor. Também colaboraram para a sua construção a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag).

Duas aeroagrícolas apresentam seus programas internos

Mais duas cartilhas voltadas à segurança foram apresentadas na tarde de encerramento do Congresso AvAg. O piloto agrícola e sócio da Mirim Aviação Agrícola Silvio Antonio Kempfer falou sobre o Programa Acidente Zero. O trabalho desenvolvido sob a liderança do comandante tem foco declarado no fator humano. O programa prioriza treinamentos contínuos, comunicação clara e acompanhamento próximo dos profissionais, promovendo a responsabilidade compartilhada e o aprendizado coletivo.

O técnico executor em aviação Agrícola Luiz Carlos Santos Pereira, da Jusarah Agro Aérea, apresentou um e-book voltado ao pessoal de solo. Assinado por ele e por Felipe Gabriel Cavalcanti Zaniollo, o trabalho Segurança Operacional e Guia de Desenvolvimento para Auxiliar de Pista traz dicas para o bom desempenho da função focadas na eficiência operacional.

COMPARTILHE:

WhatsApp
Telegram
X
Facebook
LinkedIn

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes.