Preparo de calda e a interferência nas aplicações em campo. Esse foi o tema do 2º Encontro Técnico da Revista Aviação Agrícola, no dia 18 de março. As palestras ficaram a cargo do engenheiro agrônomo e consultor Glauberto Moderno da Costa e da piloto agrícola e empresária Joelise Friedrichs.
Moderno abriu a apresentação falando sobre a importância da atenção a detalhes na preparação e transporte da calda – desde a água utilizada no processo até as condições do recipiente do transporte ou mistura. O agrônomo lembrou que o bom preparo do produto é determinante também para o bom funcionamento dos equipamentos embarcados. “O produto aplicado passa por todo o circuito (do sistema de pulverização) da aeronave: hopper, bomba, bicos”, completou o especialista – que autor ainda do artigo técnico publicado nesta revista (a partir da página 40)
Joelize aproveitou a deixa para ressaltar a necessidade das empresas ou operadores treinarem toda a equipe. “Não adianta só os agrônomos e pilotos terem esse conhecimento. É extremamente importante o treinamento dos executores em aviação agrícola (técnicos agrícolas) e dos auxiliares de pista sobre o tema.”
O evento da quinta-feira foi coordenado pelos encarregados de Eventos do Sindag, Marília Güenter, e de Eventos Digitais da instituição, Marcelo Zakseski. A abertura ficou a cargo do diretor-executivo do Ibravag, Rodrigo Almeida, e do coordenador digital da revista Aviação Agrícola, Júnior Dagostim.