Foto 1 (1)

Biblioteca do Sindag disponibiliza acervo do professor Christofoletti

Coleção reunida ao longo de mais de 50 anos de vida profissional ENGLOBA história do setor e pesquisas sobre aplicações e tecnologias embarcadas

Publicado em: 25/01/22, 
às 12:55
, por IBRAVAG

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Pinterest
[esi INSERT_ELEMENTOR id="1794" cache="private" ttl="0"]

O projeto Biblioteca do Sindag recebeu, no final de 2021, o acervo de mais de 70 publicações sobre aviação agrícola reunidas durante mais de 50 anos pelo professor José Carlos Christofoletti. O material foi digitalizado pelo sindicato aeroagrícola e está disponível para consulta no site da instituição (confira no QR code). A coleção tem desde relatórios de encontros de aviação agrícola ocorridos nos anos 60 na Inglaterra, Holanda e França, além de recortes históricos de antigas instituições aeroagrícolas do Brasil nos anos 70 e 80.

E, claro, o acervo conta também com dezenas de volumes sobre técnicas de aplicação e tecnologias embarcadas, do Brasil e do exterior, além de trabalhos científicos do próprio Christofoletti. “Desde que me formei (como engenheiro agrônomo, em 1966), eu sempre tive o costume de ir à biblioteca e pegar cópias de trabalhos sobre aplicações aéreas, pulverização e tratores. Era a época do papel e tudo eu também encadernava”, recorda.

TRAJETÓRIA

Aos 80 anos de idade, Christofoletti ainda hoje atua como consultor, é colunista do site do Sindag e integra o Conselho do Congresso Científico da Aviação Agrícola – que já prepara sua terceira edição (veja na página 42). Envolvido com a aviação agrícola desde sua formatura, nos anos 70, ele passou a chefiar a Divisão de Treinamento do Centro Nacional de Engenharia Agrícola (Cenea), na Fazenda Ipanema (atual município de Iperó, no interior paulista).

Ali ele ajudou a reformular o currículo de formação dos pilotos agrícolas brasileiros, a partir dos cursos que eram ministrados na Inglaterra, França, Holanda e Austrália. Conceitos que integram até hoje as aulas dos futuros profissionais.

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Pinterest

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes.