Foto1-Jusarah

Ação em escola movimenta estudantes em Cerejeiras/RO

PROJETO em parceria com a Jusarah Agro Aérea visa a aproximar a aviação agrícola das comunidades onde está inserida

Publicado em: 08/01/23, 
às 12:24
, por IBRAVAG

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Pinterest
[esi INSERT_ELEMENTOR id="1794" cache="private" ttl="0"]

Vitor Emanuel de Araújo Teixeira do 5º ano C, da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Mundo da Criança Tiago Panatto, de Cerejeiras/RO, é o primeiro estudante a ter sua redação premiada pelo Projeto Semeando Esperança. A ação desenvolvida pelo Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), com parceria do Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag) e apoio do Instituto Asas da Esperança, com sede em Linhares/ES, tem o propósito de divulgar e tornar a atividade aeroagrícola mais próxima das comunidades em que está inserida.

A ação pensada para estudantes do 5º ano do ensino fundamental da rede pública, com idades entre 9 e 11 anos, consiste em uma palestra sobre a importância da aviação agrícola para o agronegócio; entrega de uma brinquedoteca, com brinquedos educativos e jogos que estimulam o desenvolvimento do aprendizado e que podem ser usados por todos os alunos da escola; e Concurso de Redação sobre o tema, com premiação para o primeiro colocado.

O trabalho em Cerejeiras foi realizado com o apoio da Jusarah Agro Aérea e contou com palestra em dois momentos. Na abertura do projeto, no dia 30 de setembro, com o diretor-executivo do Sindag e Ibravag, Gabriel Colle, representando também o Instituto Asas da Esperança, e do piloto agrícola Rodrigo de Faria. O fascínio dos estudantes sobre o tema resultou em muitas perguntas e a visita à base operacional da aeroagrícola, que seria feita somente pelo autor da redação que recebesse o primeiro lugar, ficou agendada para 10 de outubro e para todas as turmas dos quintos anos.

LEGENDA: diretor-executivo do Sindag esteve na abertura do projeto na Escola Mundo da Criança Tiago Panatto

De acordo com a diretora-executiva da aeroagrícola, Taylla Lara Scherwinski de Faria, as crianças estavam muito entusiasmadas na visita ao hangar. Elas puderam ver de perto as aeronaves, o pátio de descontaminação – onde o avião é limpo depois da aplicação para evitar contaminar o meio ambiente – e toda a estrutura necessária para as operações. Destaque para a aula sobre a importância do uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs). Um complemento à palestra realizada na escola.

“O resultado foi muito positivo. Essa turma logo estará no mercado de trabalho, pesquisando e desenvolvendo ainda mais o agronegócio da região.” Ao fazer a afirmação, Taylla reforçou que os estudantes são apaixonados por tecnologia e têm um potencial muito grande. Para a coordenadora do projeto, a estrategista de Mídias do Sindag, Gabriella Meirelles, a primeira edição do Semeando Esperanças foi um sucesso. A ideia é percorrer o Brasil com a proposta. A próxima edição já tem lugar. Será em Lagoa da Confusão/TO, na Precisa Aeroagrícola. Em janeiro já começa a busca por patrocinadores para cobrir as despesas do projeto, como ocorreu em Rondônia.

Leia a redação vencedora

No dia 30 de setembro de 2022, os alunos da Escola Mundo da Criança participaram de uma palestra, com o tema “Aviação Agrícola”, do projeto Semeando Esperança, com os empresários Rodrigo (de Faria) e Taylla (Lara Scherwinski de Faria) da empresa Jusarah, que inaugurou seus serviços em Cerejeiras/RO recentemente. Além da palestra, no dia 10 de outubro, os alunos foram conhecer as instalações da empresa, onde puderam conferir como é feito o trabalho com o avião agrícola.

Na palestra e na visita à empresa, os alunos aprenderam o que é aviação agrícola, que, como o comandante Rodrigo explicou, é uma organização de aviões da lavoura usados para combater as pragas da plantação, passar adubo e combater incêndio. Foi mostrado para os alunos como o comandante se veste para pilotar o avião. Ele usa um macacão de tecido reforçado contra o fogo, pois, caso o avião pegue fogo, o protegerá por alguns segundos para escapar, além de usar máscara para ajudar na respiração.

Os alunos aprenderam também o que é defensivo, que é o produto aplicado na plantação com o avião agrícola. O defensivo fica armazenado em um compartimento na parte da frente do avião e é liberado para aplicar na plantação através do acionamento do piloto que sobrevoa toda a área onde necessita do produto.

Ter aprendido sobre o que é aviação agrícola foi muito interessante para os alunos, que tiveram sua curiosidade despertada sobre esse tema, pois a nossa região de Cerejeiras é próspera no agronegócio e a aviação agrícola é muito importante.

Estudante: Vitor Emanuel de Araújo Teixeira – 5º ano C
Professora: Odimila Alves Cavalcante

Projeto aproxima estudantes da aviação agrícola

A premiação do Concurso de Redação ocorreu no dia 14 de dezembro na Escola Mundo da Criança Tiago Panatto. A diretora da Jusarah Agro Aérea, Taylla Lara Scherwinski de Faria, representando Ibravag, Sindag e Instituto Asas da Esperança, entregou a Vitor Emanuel de Araújo Teixeira, que conquistou o primeiro lugar, uma mochila contendo um caderno, um livro sobre aviação agrícola e um estojo com lápis e apontador, entre outros materiais básicos. Já a estudante Vitória Cristina Pereira de Jesus do 5° ano C vespertino, segunda colocada, recebeu o livro O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, e um colar.

PREMIAÇÃO: Vitor Teixeira e Vitória de Jesus com Taylla de Faria

O encontro na Brinquedoteca da escola foi de muita emoção. Vitor comemorou o resultado do seu primeiro contato com a aviação agrícola. “Eu nunca tinha visto um avião de perto”, confessa o estudante de 10 anos de idade, que teve o interesse sobre o assunto despertado durante o desenvolvimento do projeto. E não foi difícil passar para o papel o que viu, pois gosta muito de escrever, embora sua paixão seja os números.

A orientadora do trabalho de redação de Vitor foi a professora Odimila Alves Cavalcante. Já a turma de Vitória esteve sob a supervisão do professor Everaldo Nascimento da Victória. Ao todo, 75 redações foram avaliadas pela Comissão Julgadora.

Iniciativa nasceu na convenção anual dos colaboradores do Sindag de 2021

O Projeto Semeando Esperança começou a ser desenhado na convenção anual dos colaboradores do Sindag realizada em dezembro de 2021. Como a iniciativa é focada no público infantojuvenil, o Instituto Asas da Esperança, que tem o propósito de transformar a vida de crianças e adolescentes a partir do desenvolvimento da parte cognitiva e da melhoria da autoestima, foi convidado a integrar a equipe organizadora. Incumbência aceita pela fundadora e presidente da instituição, Graziele Ferreira, que ajudou a montar o programa realizado pelo Ibravag e Sindag. E a iniciativa foi aplaudida pela comunidade escolar.

A coordenadora pedagógica da Escola Mundo da Criança Tiago Panatto, Viviane de Deus Oliveira, que havia assumido a direção da escola no período em que o projeto Semeando Esperança estava em desenvolvimento, destacou o interesse dos estudantes do 4º e 5º anos por desvendarem o mundo da aviação agrícola. Além disso, toda a instituição de ensino foi beneficiada com a entrega da brinquedoteca.

O espaço educativo recebeu jogos matemáticos, pista de trânsito, quadro branco com letras e números imantados, cavaletes para telas de pintura e flip chart para ajudar a desenvolver as aulas de biblioteca. Também foram doados brinquedos para auxiliar a coordenação motora dos alunos da educação infantil, bem como tapete de EVA para as turmas iniciais brincarem confortavelmente no chão.

De acordo com o coordenador de Projetos do Ibravag, Rodrigo Almeida, um projeto que só foi possível graças ao envolvimento da comunidade de Cerejeiras. O Semeando Esperança, além da Jusarah Agro Aérea e da direção e professores da escola, contou com o apoio das empresas Agrocat Cerejeiras; Oroagri e Dipagro. Também colaboraram com a iniciativa, a Prefeitura de Cerejeiras, por meio da prefeita, Lizete Marchi, e da secretária Municipal de Educação, Zenilda Terezinha Mendes da Silva, tornando possível a ação.

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Pinterest

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes.