Foto 4 - pórtico

A importância do Congresso AvAg para Sertãozinho

Cidade anfitriã tem predicados importantes para o evento e atrações para seu público, assim como o evento máximo do setor também beneficia a comunidade local

Publicado em: 18/07/23, 
às 14:20
, por IBRAVAG

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Pinterest
[esi INSERT_ELEMENTOR id="1794" cache="private" ttl="0"]

Pelo terceiro ano, o Congresso da Aviação Agrícola do Brasil (Congresso AvAg) será em Sertãozinho, no nordeste paulista. Desde 2019 (com a interrupção das edições online de 2020 e 2021, por causa da pandemia da Covid-19), o Sindag adotou a capital mundial do setor sucroalcooleiro como o ponto de aterrissagem para o principal encontro aeroagrícola do País – e um dos maiores do mundo no setor. Pesaram para isso predicados como a proximidade de um aeroporto grande, uma boa rede hoteleira, uma rede de serviços de qualidade e, principalmente, um espaço que pudesse comportar um evento que a cada ano bate recordes de participação. Mais o “bônus” do evento estar em uma área onde é possível abrir uma pista aeroagrícola provisória, potencializando a mostra de aeronaves.

“Ficamos muito honrados em sediar pela terceira vez esse evento de importância mundial. Receber a cadeia da aviação agrícola favorece o nosso trade turístico de restaurantes, hotéis, bares e casas noturnas. Ou seja, movimenta toda a economia local”, festeja o prefeito sertanezino, Wilson Fernandes Pires Filho, o Dr. Wilsinho (PSDB). “Além disso, é uma possibilidade de estabelecer novas parcerias e serviços no polo metalmecânico de Sertãozinho, que atende prioritariamente a indústria sucroenergética”, completa.

ATRAÇÕES

WILSINHO: evento aeroagrícola favorece o trade turístico.
Foto: Castor Becker Júnior/C5 NewsPress

Já o secretário de Cultura e Turismo do Município, Josias Nascimento, salienta que os eventos de negócios já correspondem a 45% do turismo local. “O Congresso da Aviação Agrícola proporciona um aumento da movimentação também nos pontos turísticos, pois ele traz muitas pessoas de outros Estados e até de outros países.” Entre os locais visitados, ele cita o Parque do Cristo Salvador – com a imagem de  56 metros (18 metros da estátua, mais 38 metros do pedestal). Local onde há também um mirante e que é o ponto de largada do Caminho da Fé, para peregrinações até o Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida do Norte.

Outro ponto turístico destacado por Nascimento é o Parque Ecológico e de Lazer Gustavo Simioni – uma área verde com praia de água doce, areia fina, quiosques e até pedalinho. Além do Parque Linear, nas proximidades do Pórtico de entrada da cidade, e a Igreja Matriz, no Centro. localizada no coração da cidade. Aliás, no Pórtico funciona o Posto de Informações Turísticas, com estacionamento e pessoal para orientar os visitantes.

Artesanato, tecnologias de ponta e serviços

PARQUE GUSTAVO SIMIONI: uma área verde, praia de água doce e quiosques

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Sertãozinho, Sebastião Henrique Rodrigues Gomes, o Congresso AvAg também movimenta desde o artesanato até o setor de tecnologia (que é outra potência do Município). No caso do artesanato, principalmente pela vitrine que o Sindag proporciona para o setor através do estande da Prefeitura de Sertãozinho dentro da programação no Centro de Eventos Zanini. 

Aliás, 90% do estande municipal no Congresso AvAg é ocupado pelo artesanato local. “Nós temos aqui a cachaça de rapadura, que é imbatível em termos de aperitivo. Além de trabalhos de linha, madeira e alimentos, também  estará à venda no estande uma bala recheada que é feita com uma maquininha inventada por morador da cidade.” Doce que, segundo Gomes, “não sobra. Ele (o artesão que o produz) quase não dá conta, nos três dias (de Congresso AvAG), de produzir.”

Já no caso da tecnologia, o secretário lembra que Sertãozinho é um polo de automação industrial, “um dos mais avançados na América Latina”. O que faz do encontro aeroagrícola não só uma oportunidade para empresários locais visualizarem soluções que podem contribuir com a aviação agrícola, como serve também de incentivo para os estudantes universitários e de cursos técnicos do Município.

CRISTO: monumento de 56 metros tem mirante ao pé da estátua em início de rota de peregrinos

E há ainda outro aspecto sobre a importância do Congresso AvAg para Sertãozinho. O titular de Desenvolvimento e Inovação também toca na tecla do turismo de eventos. “Em campanhas temáticas, principalmente do comércio e serviços, havia um gap (expressão inglesa para lacuna ou brecha) em julho. Já tínhamos as campanhas do Mês das Mães (em maio), Dia dos Namorados, que é junho, e, em agosto, teremos o Dia dos Pais. E (desde 2019) o que faz aquecer os setores de serviços e comércio em julho é o Congresso da Aviação Agrícola. Por quê? Ele chama muito a atenção porque tem um aspecto relacionado com tecnologia.”

Segundo Gomes, o fator aeroagrícola tem seu principal termômetro a partir da rede hoteleira, que tem 90% de lotação. O que começa a ser sentido dias antes da programação, com as hospedagens das equipes de montagem da estrutura principal, seguidas do pessoal para a preparação dos estandes de cada expositor.

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Pinterest

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes.