Com 58 anos de trajetória dedicada à inovação, a Aeromot está à frente da implantação do Aerocentro Integrado de Tecnologia e Inovação (AeroCITI), um polo de infraestrutura industrial aeronáutica com sede em Guaíba/RS. Concebido dentro dos princípios de uma aerotrópole sustentável, o complexo prevê a integração de uma fábrica de aeronaves, hub de inovação, centros de logística e manutenção, além de infraestrutura aeroportuária com função regional. O espaço poderá ser usado como alternativa ao Aeroporto Internacional Salgado Filho (Porto Alegre/RS), que fica a apenas 23 quilômetros do complexo.
Para o presidente da Aeromot, Guilherme Cunha, o AeroCITI representa um passo estratégico para alavancar a indústria aeronáutica nacional, fomentar a economia local e atrair investimentos de alto valor agregado. A primeira fase do projeto prevê um investimento de R$ 200 milhões, de um total estimado em R$ 3 bilhões ao longo de todas as fases do projeto, gerando cerca de 1.500 empregos diretos. “O complexo será um vetor de inovação, capacitação e desenvolvimento tecnológico, fortalecendo o posicionamento estratégico do Brasil no cenário mundial”, destaca o empresário.
O complexo industrial-aeronáutico, que terá a fábrica de aeronaves Diamond Aircraft DA62 como projeto âncora, começa a ser implantado de forma gradual ainda neste segundo semestre. A licença de instalação que autoriza o início das obras já foi entregue pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) na ocasião da assinatura do termo de concessão da área destinada ao empreendimento pelo governo do Estado, em 31 de março, durante cerimônia no Palácio Piratini (Porto Alegre/RS).

Foto: Divulgação Aeromot
REFERÊNCIA
A Aeromot é referência nacional em tecnologia aeronáutica e defesa, com forte atuação no desenvolvimento de soluções customizadas para os segmentos civil, militar e de segurança pública. Reconhecida pela integração de sistemas, projetos especiais e fabricação de componentes aeronáuticos, a empresa também se destaca pelos serviços de manutenção certificada, oferecendo suporte técnico de classe mundial. “Nosso compromisso é entregar soluções completas, com excelência e inovação em cada detalhe”, ressalta o presidente.
Distribuidora exclusiva e centro de serviços autorizado da Diamond Aircraft no Mercosul, a Aeromot aposta na industrialização nacional da aeronave DA62, reforçando seu papel na ampliação da capacidade produtiva brasileira. “A nacionalização de tecnologias é essencial para fortalecer a indústria aeroespacial do País”, afirma Cunha.
COMPROMISSO
Já em relação à aviação agrícola, o compromisso com o desenvolvimento tecnológico e sustentável do setor foi reafirmado com o patrocínio direto do Congresso Científico da Aviação Agrícola do Brasil 2025. Assim, o prêmio Destaque Inovação passou a agregar o nome da Aeromot. “Acreditamos que, por meio de parcerias estratégicas e do fortalecimento de cadeias produtivas, é possível impulsionar ainda mais a competitividade do setor aeroagrícola, promovendo um futuro mais seguro, sustentável e produtivo para o Brasil e o mundo”, assinala Cunha.
O investimento no setor aeroagrícola está diretamente ligado ao papel fundamental que a atividade representa para o agronegócio brasileiro, viabilizando elevados índices de produtividade e contribuindo diretamente para a segurança alimentar de milhões de pessoas em todo o mundo. “Este segmento é essencial para manter o Brasil como um dos principais líderes globais na exportação de alimentos”, reitera o empresário.
Vale lembrar que a Aeromot possui um arcabouço de soluções de ponta para apoiar a evolução contínua do agronegócio. Em seu portfólio voltado à aviação agrícola, contempla projetos customizados, integração de sistemas, suporte técnico especializado e tecnologias de alta performance que potencializam a eficiência das operações no campo.