O Congresso Nacional da Aviação Agrícola (Congresso AvAg) chega em 2025 propondo “Um Olhar para o Futuro”, de 19 a 21 de agosto, no Aeroporto Executivo Santo Antônio de Leverger (30 quilômetros de Cuiabá), no Mato Grosso. Como o tema sugere, inovações e tendências do mercado aeroagrícola são a tônica da programação, que inclui também palestras, como a do ex-jogador da Chapecoense e sobrevivente do acidente do voo da LaMia em 2016 Neto Zampier, com o título Sobre Viver (página 10). E a grande novidade do evento fica por conta do leilão (página 10) com renda para o Fundo de Apoio à Aviação Agrícola.
Depois da edição de 2024, que entrou para a história como a dos recordes, com 4.851 visitantes, mais de R$ 250 milhões em negócios e 224 marcas, a organização do evento segue firme com a proposta de entregar um evento alinhado com o cenário global. “Estamos preparando uma programação que contemple todas as áreas da cadeia produtiva da aviação agrícola, desde a parte administrativa, apresentando o impacto das tecnologias já existentes e novas no setor”, pontua a coordenadora administrativa do Congresso da Aviação agrícola do Brasil, Marília Luíze Schüller.
Os painéis técnicos, por exemplo, abordarão nanotecnologia, inteligência artificial e baixo carbono nas operações aeroagrícolas. Segurança de voo, tema em foco neste ano pelo Sindicato Nacional da Aviação Agrícola (Sindag) e Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag), parceiros na realização do Congresso, também está na pauta.
A própria mostra tecnológica é um espaço de grandes novidades. Marília lembra todos os anos os expositores apresentam suas novidades para o setor. Também estão previstos painéis, encontro da Associação Brasileira de Mulheres da Aviação Agrícola (Amag) e o Congresso Científico da Aviação Agrícola, que neste ano contará com o patrocínio da Aeromot.
Infraestrutura aprimorada
Neste ano, de acordo com a coordenadora operacional do Congresso AvAg, Janete Lima, até 15 de junho, 180 marcas estavam confirmadas nos estandes montados nos hangares e na parte externa, que desta vez será coberta. Como no ano passado, o congresso ocupará uma área de 23 mil metros quadrados, que abrigará a mostra tecnológica, exposição de aviões, exposição de caminhões e equipamentos, estacionamento, área de demonstração aeroagrícola e de combate a incêndio.
Além da área de exposição ampliada e infraestrutura aprimorada, incluindo cobertura para os estandes e novos espaços de alimentação, uma das novidades apontada por Janete diz respeito ao auditório principal. Neste ano, ele será centralizado, facilitando o acesso das pessoas que estiverem visitando os estandes. Outra comodidade diz respeito à realização do Congresso no Aeroporto Executivo Santo Antônio de Leverger, devido à pista com balizamento noturno, possibilitando decolagem e pouso à noite.
INSCRIÇÕES
Para garantir presença no encontro aeroagrícola no Mato Grosso, as inscrições são gratuitas, pelo site do evento (congressoavag.org.br ou acesso o QR Code). Para isso, é necessário informar um Código de Convite, que pode ser obtido junto a qualquer um dos expositores confirmados, também disponíveis no site do Congresso.
TRANSFER
Os interessados devem informar na inscrição a opção da reserva de transfer até o local (com partida do Hotel Amazon Aeroporto). Já para reserva de passagens e hotel, a dica é a Big Dream Viagens (agência oficial do evento), pelo telefone (54) 99941-2767 ou e-mail (atendimento@bigdream.com.br).
PATROCINADORES CONFIRMADOS ATÉ 20/06
PRATA
Air Tractor
BRONZE
Pratt & Whitney
DEMAIS EMPRESAS
Aeromot
Stol Ltda
Avanti
Cruzeiro do Sul Aviação
DGPS & Cia Tecnologia Agrícola
Fribon Aviation
Synerjet
Turbine Conversions
UP Insurance
X5 Company
Zanoni Equipamentos
APOIO INSTITUCIONAL
Aprosoja Mato Grosso
Fomentas Mining Company
Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag)
Prefeitura de Santo Antônio do Leverger
Santo Antônio – Airport & Business
Sindicato Rural – Santo Antônio do Leverger
Leilão da aviação agrícola é a novidade deste ano
A grande novidade deste ano é o leilão com renda destinada ao Fundo de Apoio à Aviação Agrícola, que tem sido fundamental na defesa do setor frente à onda de preconceito e falta de informação, que levam à criação de projetos de lei para proibir a atividade. A iniciativa foi inspirada no modelo adotado na Ag Aviation Expo, promovida pela Associação Nacional de Aviação Agrícola dos Estados Unidos (NAAA, na sigla em inglês), também focado em arrecadar verbas para a defesa e melhoria contínua do segmento. O arremate, aberto ao público, ocorrerá no segundo dia do evento (20 de agosto), às 21 horas.
As doações a serem leiloadas estão sendo recebidas pela organização do Congresso AvAg. Até 20 de junho (faltando dois meses para o evento) dez empresas já haviam destinado até mais de um item para serem arrematados. Entre os artigos colocados à disposição estão treinamento de pilotos em transição de aviões com motor a pistão para turboélices, seguro Responsabilidade Civil do Explorador ou Transportador Aéreo – RETA (equivale ao seguro obrigatório de automóveis, o DPVAT) para aeronave agrícola, inspeção de 300 horas para aeronave Air Tractor e software para receituário agronômico digital.
Conforme a coordenadora administrativa do Congresso da Aviação agrícola do Brasil (Congresso AvAg), Marília Luíze Schüller, as empresas interessadas em engrossar a lista de doadores para o leilão da aviação agrícola brasileira ainda podem dar sua contribuição. A doação pode ser feita por meio do site do Congresso AvAg (congressoavag.org.br/leilao/doacao/ ou acesse o QR Code abaixo).
Empresas que doaram itens para arremate até 20 de junho
- AB DA SILVA & CIA LTDA – Barreiras/BA
- AeroGlobo Revendedora de Produtos Aeronáuticos – Botucatu/SP
- Agrotis – Software para o Agronegócio – Curitiba/PR
- AgsurBrasil – Guarulhos/SP
- Costi Corretora de Seguros – São Paulo/SP
- LM Treinamentos, Assessoria e Consultoria Agrícola – Dourados/MS
- Mossmann Assessoria e Consultoria Aeroagrícola – Dourados/MS
- Stol Ltda – Palotina/PR
- Turbine Conversions – Nunica-Michigan/EUA
- VMF Turbinas e Consultoria Ltda – Sorocaba/SP
Palestra de Neto Zampier é destaque na programação

Ex-jogador da Chapecoense, que sobreviveu ao acidente que envolveu a delegação em 2016, fala sobre os desafios que enfrentou e a importância de valorizar a vida
A palestra Sobre Viver do ex-jogador de futebol Neto Zampier será uma das grandes atrações do Congresso da Aviação Agrícola do Brasil (Congresso AvAg) 2025. Um dos seis sobreviventes do acidente aéreo sofrido pela delegação da Chapecoense (time de futebol de Santa Catarina) em 2016, ele falará sobre a sua experiência de vida no último dia da programação no Mato Grosso, às 15 horas.
O ex-zagueiro, que estava entre os 77 passageiros do voo 2933 da empresa boliviana LaMia, vem se dedicando a palestras motivacionais e eventos corporativos. Ele fala sobre sua trajetória, dando destaque à sobrevivência após a aeronave em que estava cair no Cerro El Gordo, a 35 quilômetros do aeroporto de Medellin, na Colômbia.
O voo rumo à final da Copa Sul-Americana daquele ano começou na tarde de 28 de novembro, logo após o jogo da Chapecoense contra o Palmeiras no Allianz Parque. Três horas após, o avião da companhia Boa aterrissou em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. O trajeto até Medellin seguiu em voo fretado da boliviana LaMia.
Neto, que já havia atuado no Guarani e no Santos, seguiu na Chapecoense até 2019, quando se aposentou aos 34 anos de idade. Atualmente, com uma narrativa envolvente, tem falado sobre resiliência, segurança no trabalho e valorização da vida. Na palestra, conta sobre os desafios enfrentados para atuar no futebol profissional e os efeitos da tragédia que vitimou 71 pessoas, entre jogadores, jornalistas e equipe técnica.
Congresso Científico agora tem patrocinador

Em 2024, o primeiro lugar (foto) foi conquistado pelo trabalho Influência da velocidade de voo na largura da faixa para um drone modelo T20P em dois volumes de aplicação, da equipe encabeçada pela engenheira agrônoma especialista da AgroEfetiva (Botucatu) Gleica Graviel
Temas envolvendo espectro de gotas, propriedades físicas de caldas, faixa de deposição, saúde ocupacional de pilotos, desafios regulatórios e inovações tecnológicas. Estes são alguns dos temas das pesquisas que serão apresentadas no Congresso Científico da Aviação Agrícola, no segundo dia (20 de agosto) da programação do Congresso AvAg 2025, às 15h15. A iniciativa do Ibravag e Sindag, realizada desde 2019, neste ano conta com o patrocínio direto da Aeromot S/A. A fabricante gaúcha de aeronaves e tecnologias embarcadas passa a ter seu nome ligado ao Destaque Inovação.
Para o diretor-executivo do Ibravag e do Sindag, Gabriel Colle, “a parceria com a Aeromot sinaliza o quanto o próprio mercado aeronáutico vem percebendo a importância estratégica e o potencial tecnológico do setor aeroagrícola brasileiro”. Lembra que o Brasil tem a segunda maior e uma das melhores aviações agrícolas do mundo, fazendo com que chame a atenção de importantes players do setor.
Para o presidente da Aeromot, Guilherme Cunha, a participação da empresa no Congresso AvAg e no Congresso Científico 2025 reafirma seu compromisso com o desenvolvimento tecnológico e sustentável de um dos setores mais estratégicos para o Brasil. “Conectada com a inovação, a sustentabilidade e a excelência operacional, a Aeromot dispõe de soluções tecnológicas de ponta para apoiar a evolução contínua do agronegócio”, assinala o empresário.
PARCERIA
Cunha destaca ainda o papel fundamental da aviação agrícola no agronegócio brasileiro. “O setor aeroagrícola tem viabilizado elevados índices de produtividade e contribuindo diretamente para a segurança alimentar de milhões de pessoas em todo o mundo”, afirma o dirigente. Além disso, mantém o Brasil como um dos principais líderes globais na exportação de alimentos.
“Acreditamos que, por meio de parcerias estratégicas e do fortalecimento de cadeias produtivas, é possível impulsionar ainda mais a competitividade do setor, promovendo um futuro mais seguro, sustentável e produtivo para o Brasil e o mundo”, destaca Cunha. Expectativa que vai ao encontro do projeto encabeçado pela Aeromot de um Aerocentro Integrado de Tecnologia e Inovação (AeroCITI), em Guaíba/RS. A iniciativa deve começar a tomar forma neste segundo semestre.
SOBRE O PRÊMIO
Estudantes, pesquisadores e consultores técnicos estão na lista dos participantes do Congresso Científico da Aviação Agrícola. Como nos anos anteriores, os trabalhos são analisados pelo Conselho Científico, formado por especialistas na área aeroagrícola. Entre os critérios, estão adequação ao tema do encontro aeroagrícola, que este ano é Um Olhar para o Futuro, bem como seu impacto para a aviação agrícola e sua inovação, além da apresentação oral, que pode ser via presencial ou on-line.
O primeiro, o segundo e o terceiro colocados, respectivamente, receberão R$ 3 mil, R$ 2 mil e R$ 1 mil. Além disso, o Destaque Aeromot – Inovação será reconhecido com Menção Honrosa. As quatro pesquisas destacadas serão publicadas na Revista Aviação Agrícola.