As entidades do Comitê de Aviação Agrícola do Mercosul colocaram no ar em suas redes o vídeo promocional sobre a segurança e importância do setor aeroagrícola para o continente. Com versões em português e espanhol, o material foi preparado com imagens e dados fornecidos pelo Sindag, pela Federação Argentina de Câmaras Agroaéreas (Fearca) e pela Associação Nacional de Empresas Privadas Aeroagrícolas do Uruguai (Anepa). O vídeo destaca a frota de mais de 3,5 mil aeronaves agrícolas atuando no território sul-americano e os mais de 120 milhões de hectares tratados anualmente pela ferramenta aérea, só no Mercosul.
A narrativa aborda a atuação da aviação para lavouras como soja, milho, trigo, arroz e outros alimentos, além de culturas que geram matérias-primas. Seja nas aplicações contra pragas e doenças, como nas ações de semeadura e aplicação de fertilizantes. Isso frente ainda à expectativa da América do Sul se tornar o principal fornecedor de alimentos do mundo. Além da eficiência operacional e ambiental em plantações, o material também fala na ação destacada das aeronaves nas operações contra incêndios e no combate a vetores.
A proposta de elaboração de uma peça conjunta e em versões bilíngue havia sido definida em setembro do ano passado, na reunião do Comitê Mercosul em Buenos Aires. No Brasil, o lançamento oficial do material em português foi dentro da I Academia Brasileira de Tecnologia de Aplicação Aérea, realizada no final de outubro e reunindo 260 profissionais em palestras online.
Confira o vídeo abaixo: