Agadir e Cléria Mossmann

Todos os passos de uma operação aeroagrícola revelados em livro

O Manual Teórico e Prático da Atividade Aeroagrícola no Brasil será lançada dia 19 no Espaço Ibravag

Publicado em: 18/07/23, 
às 12:50
, por IBRAVAG

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Pinterest
[esi INSERT_ELEMENTOR id="1794" cache="private" ttl="0"]

O lançamento do Manual Teórico e Prático da Atividade Aeroagrícola no Brasil é um dos destaques do Congresso da Aviação Agrícola do Brasil 2023. A edição traz informações atualizadas sobre documentação, regulamentação, segurança operacional e aspectos básicos de gestão administrativa e operacional que envolve uma empresa do setor, inclusive para fazendeiros que possuem aeronave para atender a sua lavoura.

A iniciativa da Mossmann Assessoria e Consultoria Aeroagrícola conta com o apoio do Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag) e do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag). Uma obra que tem o propósito de disseminar o conhecimento e estimular ações que garantam a sustentabilidade do setor, envolvendo a governança das organizações e suas responsabilidades social e ambiental.

APRESENTAÇÃO

A apresentação da obra, que será comercializada, está marcada para o segundo dia do Congresso AvAg (19/07), às 15 horas, no Espaço Ibravag. Os autores, a mestranda em Gestão de Agronegócios Cléria Mossmann (especialista em documentação) e o engenheiro agrônomo Agadir Jhonatan Mossmann (especialista em consultoria e capacitação de pessoal para atuar com as ferramentas de aplicação aérea), ambos sócios da Mossmann, veem o livro como uma forma de contribuir para o crescimento do setor.

A obra engloba todo o conteúdo dos cursos de coordenador (CCAA), de executor (CEAA) em aviação agrícola e de aplicador aeroagrícola remoto (CAAR). “O Manual reúne todos os conhecimentos necessários para alguém atuar na aplicação agrícola”, pontua Agadir Jhonatan Mossmann. Além do arcabouço construído ao longo da sua trajetória de mais 15 anos atuando com operadores aeroagrícolas, a Mossmann buscou especialistas nas disciplinas abordadas para auxiliarem na elaboração do livro.

COAUTORES

Entre os coautores está o economista e administrador Cláudio Júnior Oliveira, diretor operacional do Sindag e coordenador da Metodologia de ensino do Programa Boas Práticas Aeroagrícolas do Ibravag/Sebrae. Outro nome de referência é o engenheiro agrônomo Lucas Fernandes de Souza, doutor e servidor do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), especializado em operações aeroagrícolas com Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARPs).

Já na área jurídica, foi convidado o advogado Ricardo Vollbrecht, que detém a expertise em compliance em aviação agrícola. E completa a lista de coautores o tecnólogo em Segurança do Trabalho, suboficial do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa V) Milton Cardoso de Lima.

A obra foi revisada pelo engenheiro agrônomo, professor doutor em Agronomia com experiência em pesquisa e formação de pessoal em aviação agrícola Wellington Pereira Alencar de Carvalho. Uma das grandes personalidades acadêmicas do setor, ele recebeu a Medalha Mérito da Aviação Agrícola Número 7, entregue em 2019. 

Além do Ibravag e Sindag, também apoiam o projeto o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav) e Croplife Brasil.

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Pinterest

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes.