A aviação agrícola desempenha um papel crucial na construção de uma agricultura mais sustentável, promovendo benefícios que vão além do campo. Com tecnologias de ponta, as aplicações de insumos são precisas e eficientes, protegendo o meio ambiente e reduzindo o desperdício de alimento. No âmbito financeiro, essa eficiência diminui custos operacionais dos agricultores, otimiza o uso de insumos e melhora a produtividade, gerando maior retorno econômico para o setor agrícola.
Já no campo social, a aviação agrícola desempenha um papel importante na geração de empregos diretos e indiretos, desde pilotos, engenheiros e técnicos até os trabalhadores do agronegócio. Além disso, ao garantir uma produção agrícola mais robusta, o setor contribui para a segurança alimentar – um ponto muito importante da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – e para a manutenção de comunidades rurais que dependem da agricultura como fonte de sustento.
Como diretor executivo do Sindicato Nacional de Empresas de Aviação Agrícola (SINDAG), reforço que estamos comprometidos em apoiar o setor na adoção de práticas que maximizem esses impactos positivos. Oferecemos capacitações regulares e fomentamos o uso de tecnologias que integram a sustentabilidade ambiental, ganhos financeiros e o bem-estar social, criando um setor forte, responsável e preparado para os desafios do futuro.
Ainda, estamos sempre em busca de parcerias estratégicas, além de inovação e conhecimentos cada vez mais aprofundados. É o caso do estudo da UnB lançado recentemente e que fala sobre “Deriva e faixa de segurança na pulverização aeroagrícola”. Você pode assistir e aprender um pouco mais sobre nosso setor abaixo: