foto1

Setor aeroagrícola marca presença na Noite de Campo da Sementes Aurora

Destaque Aviação Agrícola reforçou importância do setor para o aumento da produtividade durante palestra, que contou na plateia com representante do Ibravag e Sindag

Publicado em: 23/02/23, 
às 14:27
, por IBRAVAG

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Pinterest
[esi INSERT_ELEMENTOR id="1794" cache="private" ttl="0"]

O Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag) e o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola, representados pelo coordenador de Projetos, Rodrigo Almeida, marcaram presença na 12ª Noite de Campo, promovida pela Sementes Aurora, com sede em Cruz Alta/RS. Durante o encontro, que teve como tema A Hora da Retomada, os palestrantes abordaram estratégias para mitigar riscos para um público estimado em 1.600 pessoas, divididas nos dois dias de atividades (15 e 16 de fevereiro) na Fazenda Santa Terezinha. Conforme o gerente de negócios da produtora de sementes, Rômulo de Bortoli, o espaço foi criado para a troca de conhecimento e apresentação das tecnologias e inovações que estão à disposição do homem do campo visando ao aumento da produtividade e à redução dos custos de plantio.

Entre os palestrantes, o sócio-proprietário da Destaque Aviação Agrícola, Caetano Egert, que está participando pelo quarto ano do projeto, aproveitou sua fala para reforçar a eficácia da ferramenta aeroagrícola no controle fitossanitário das lavouras. O empresário enfatizou o quanto a ferramenta aumenta a lucratividade da fazenda. Entre os exemplos, citou o trabalho desenvolvido para o Grupo Aurora – inclui a Sementes Aurora –, que conquistou o Grande Case Campeão 2018/2019, na Categoria Irrigada/Nacional no Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja, promovido pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb).

ALTA PRODUTIVIDADE

A Sementes Aurora colheu na área de estudo de alta produtividade 123,88 sacas/hectare. O resultado positivo foi atribuído também à aviação agrícola, quer pela assertividade dos produtos fitossanitários na lavoura, quer pela redução significativa do amassamento, resultando entre 2,5 e 4 sacos a mais por hectare. (Para ler a matéria completa na Revista Aviação Agrícola, de Janeiro a Março 2020 – página 10, clique AQUI). Egert frisou que de uma pequena área para experimento, hoje o Grupo Aurora faz todas as aplicações de fungicidas e inseticidas com aeronaves. “Se eles fazem é porque realmente dá resultado”, reforçou o operador aeroagrícola que há sete anos presta serviços ao grupo de Cruz Alta/RS. 

O gestor da Destaque também falou sobre a alta tecnologia embarcada nas aeronaves, como guias de fluxômetros, dgps, que gera o mapa de aplicação, altímetro a laser, entre outras inovações. “Hoje, a aviação agrícola está mais dinâmica e profissional que alguns anos atrás”, pontuou Egert. E chamou os demais produtores rurais a reservarem uma área de terra para testar a aplicação aérea e verificar na ponta do lápis o quanto a ferramenta é eficiente e que seus custos podem ser compensados só na redução do amassamento da soja.

EXPERIMENTAR: sócio-proprietário da Destaque Aviação Agrícola, Caetano Egert, convida produtores rurais a testar a aviação agrícola em suas terras

DIFERENCIAL

Para o coordenador de Projetos do Ibravag, Rodrigo Almeida, que participou da Noite de Campo a convite da Destaque Aviação Agrícola, o ciclo de palestras foi muito interessante e oportunizou à aviação agrícola mostrar seu diferencial no trato das lavouras para produtores rurais, estudantes de agronomia, entre outros profissionais da cadeia produtiva do agro. O gestor aproveitou também para distribuir a edição mais recente da Revista Aviação Agrícola (para acessar a edição, clique AQUI) para personalidades que estavam presentes no encontro.

PÚBLICO: cada noite reuniu cerca de 800 pessoas entre produtores rurais, estudantes de agronomia e profissionais da cadeia do agro

PROGRAMAÇÃO

A Noite de Campo vai além das palestras focadas nos produtores rurais buscar informações sobre novas sementes, tecnologias e serviços dos parceiros da Aurora. Desde o ano passado, a programação conta com a Tarde de Campo Delas, voltado para as produtoras rurais. Nesta edição, o destaque foi a palestra da advogada e diretora da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul (Federasul) Ronize Damassini. Ela destacou a liderança feminina no agronegócio.

A Tardinha de Campo, que também está em sua segunda edição, tem o propósito de ensinar crianças e adolescentes sobre a produção de alimentos, inclusive destacando as tecnologias no campo, entre elas o uso de aviões agrícolas. A ideia é aproximar as crianças do agronegócio. A programação incluiu até uma introdução à Educação Financeira, pelo Sicredi (para ler a matéria completa no site do Sindag, clique AQUI).

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Pinterest

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes.