Foto1-pag20-Carlos Fávaro e GrabrielColle

Setor aeroagrícola chama a atenção em torno de políticas para o setor

Encontro com ministro da Agricultura, governador do Estado e deputados federais também abordou temas pontuais como taxas e burocracia

Publicado em: 10/04/23, 
às 11:34
, por IBRAVAG

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Pinterest
[esi INSERT_ELEMENTOR id="1794" cache="private" ttl="0"]

A Expodireto Cotrijal, que ocorreu de 6 a 10 de março, em Não-Me-Toque/RS, foi o cenário de encontro do Sindag e Ibravag com associadas, autoridades e profissionais do agro e delegações internacionais em busca de tecnologia para seus países. Foram cinco dias de programação intensa, com destaque para o encontro do diretor-executivo do Sindicato e do Instituto aeroagrícolas, Gabriel Colle, com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, deputados federais Covatti Filho (PP-RS) e Giovani Cherini (PL-RS).

O encontro após a cerimônia de abertura do evento abordou as demandas do setor em torno de políticas para o setor aeroagrícola e temas pontuais sobre taxas e burocracias. “No caso de Fávaro, alinhavamos um encontro em Brasília, para tratar do desenvolvimento do setor. Inclusive reforçando as ações de combate a incêndios”, exemplifica Colle – lembrando que Fávaro foi o autor do projeto que resultou na Lei Federal 14. 406/2022, que colocou a aviação agrícola nas políticas de governo contra as chamas.

Após a movimentação que teve ainda a homenagem à ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina, Colle também falou com o presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Silveira Pereira. Entre as instituições, a pauta foi ações conjuntas de melhoria contínua e de valorização do mercado.

INTERNACIONAL

O estande foi montado estrategicamente no pavilhão Internacional do parque de eventos, por onde circularam representações de mais de 60 países. A África compareceu com as delegações mais numerosas, devido à expertise do Brasil em agricultura de clima tropical, mesma condição do continente africano.

“Tivemos uma conversa com o embaixador de Cabo Verde (José Pedro Chantre D’Oliveira). Um país que ainda não tem aviação agrícola, mas que a ferramenta pode se tornar presente no rol da tecnologia”, avalia Gabriel Colle. Destaque também para a visita do diretor do Ministério da Saúde dos Emirados Árabes Unidos, Abdulla Khalfan Saeed Al Kindi. Recebido por Colle, o dirigente estrangeiro alinhavou futuros contatos com as entidades aeroagrícolas, em busca de mais informações sobre as tecnologias de aeronaves pilotadas e drones para fomentar a produção agrícola. Vale lembrar que no Oriente Médio o entendimento é que a saúde está atrelada à alimentação. E, no caso dos Emirados, a busca é por tecnologias que ajudem a aumentar a produtividade em nações de clima desértico. O estande ainda recebeu visita de delegações da China.

Palestra mostra tecnologia como aliada da lavoura e da natureza

Com público recorde – 320,5 mil visitantes –, a Expodireto Cotrijal foi uma excelente vitrine para o setor aeroagrícola. A divulgação dos predicados da tecnologia e de projetos do setor durante a palestra Oportunidades da Aviação Agrícola do Brasil no estande do Sindag e Ibravag chamou a atenção na manhã de 9 de março. A programação ficou sob o comando do diretor-executivo das entidades aeroagrícolas, Gabriel Colle.

A apresentação contou também com o coordenador de projetos do Ibravag, Rodrigo Almeida, e teve ainda uma fala do diretor de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Evaldo da Silva Júnior. Além de abordar dados da frota tripulada e de drones e estimativa de crescimento, a palestra falou sobre a importância da tecnologia para aliar segurança ambiental e eficiência em campo.

As iniciativas de melhoria contínua implantadas pelas duas entidades fizeram parte da pauta. O destaque foi para o projeto Boas Práticas Aeroagrícolas (BPA)o maior investimento já feito na história da aviação agrícola brasileira.

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Pinterest

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes.