Alunos do 8º ano da Escola Municipal Padre Bruno Linden, da cidade catarinense de Massaranduba, colocaram a aviação agrícola em destaque em 21 e 22 de setembro, na Feira Regional de Matemática e Tecnologia de Jaraguá do Sul, no nordeste do Estado. Para isso, primeiro eles haviam se classificado na Feira Municipal, com o trabalho Voo matemático – desvendando os segredos da aviação agrícola. Que, por sua vez, foi inspirado por visitas feitas pelos estudantes à base massarandubense da empresa Aerodinâmica Aviação Agrícola, que é associada ao Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag).
Os estudantes usaram a ciência da lógica e dos números para mostrar a segurança e a importância da ferramenta aérea para as lavouras de seu Município. O trabalho abrangeu desde as forças em torno do voo dos aviões (arrasto, sustentação e outras), além do cálculo do preparo dos produtos a serem aplicados até as contas que demonstram as vantagens financeiras do uso da ferramenta aérea. Com ensaios também sobre a produção e os cuidados em cada operação.
Conforme a professora Tamires Lays Tomio, que coordenou a atividade com os estudantes, a visita que inspirou a atividade havia ocorrido ainda no ano passado. Por sua vez, inspirada pela vivência dos alunos, entre os quais muitos são filhos de agricultores. “Alguns comentavam que viam sempre o avião passando perto de suas casas”, recorda.
O resultado foi a continuidade do tema em sala de aula nos meses seguintes, envolvendo cerca de 20 estudantes. Novas informações foram buscadas junto ao pessoal técnico da Aerodinâmica e tudo ganhou a forma de um trabalho apresentado para ser mostrado ao público. Dois dos alunos – Paolla Poliana Peter e Daniel Elias Fuchs – foram escolhidos para apresentar a experiência nas feiras.
PASSAPORTE
Na etapa regional das Feiras de Matemática e Tecnologia, a mostra foi acompanhada de perto pela equipe da Aerodinâmica e foi prestigiada também pela diretora operacional do Ibravag, Michele Fanezzi. “Viemos ver de perto o quanto pode ir longe a semente plantada a partir das visitas de estudantes e comunidades às empresas aeroagrícolas”, destacou a dirigente, referindo-se a uma prática incentivada há tempos tanto pelo Ibravag quanto pelo Sindag – e que já é rotina para diversos operadores.
“Sempre mantendo e mostrando suas rotinas de boas práticas e transparência. Em última instância, construindo e preservando a boa reputação para si e o para o setor”, completou Michele. Ela estava acompanhada ainda da equipe da Assessoria de Imprensa do Sindag, que registrou em vídeo a movimentação em Jaraguá do Sul (QR nesta página).
O Voo matemático não se classificou para a Etapa Estadual, apesar de ter feito bonito na rodada semifinal. Mas os estudantes e a professora que apresentaram a pesquisa receberam da diretora do Ibravag a notícia de terem carimbado passaporte para irem um pouco mais longe do que seria a Estadual em Florianópolis. A convite do Sindag e do Ibravag, eles vão apresentar o case da iniciativa da escola no Congresso da Aviação Agrícola do Brasil 2024, marcado para 20 a 22 de agosto, no Mato Grosso. O evento vai ocorrer no Aeroporto de Santo Antônio do Leverger, a cerca de 30 quilômetros de Cuiabá.