Há exatos 76 anos em Pelotas, no Rio Grande do Sul, ocorreu a primeira operação aeroagrícola no Brasil, dando início à atividade que viria a se tornar uma importante ferramenta para garantir a produtividade e a sustentabilidade da agricultura brasileira. Além disso, é protagonista na proteção de lavouras e biomas atuando no combate a incêndios em vegetação. Para mostrar a evolução do setor, que nasceu em 19 de agosto de 1947, o jornalista Castor Becker Júnior, assessor de imprensa do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), preparou uma série especial.
Becker Júnior faz um passeio pela história do setor em cinco textos, o último publicado hoje. Os capítulos abordam desde o surgimento da aviação agrícola no mundo, em 3 de agosto de 1921, perto da cidade de Dayton, em Ohio, nos Estados Unidos, passando por pragas combatidas, o primeiro voo agrícola brasileiro até os dias de hoje. Também destaca os personagens que fizeram a atividade decolar.
Para ler a série completa clique AQUI
O texto do jornalista faz um resgate dos fatos que culminaram no primeiro voo agrícola, tendo como comandante o piloto Clóvis Gularte Candiota, patrono da aviação agrícola brasileira, e coordenação de combate a gafanhotos a cargo do engenheiro agrônomo Leôncio de Andrade Fontelles, que atuava no Ministério da Agricultura. A missão ocorreu a bordo de um biplano Muniz M-9, de fabricação nacional, com o sistema de pulverização acoplado à aeronave desenvolvido com base em imagens de publicações estrangeiras e encomendado de um funileiro local. A execução foi apoiada pelo Aeroclube de Pelotas.