Uma visita guiada a um prédio que remete às construções indígenas no centro Político Administrativo de Cuiabá/MT faz parte da programação do estande do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) de Mato Grosso. A entidade disponibilizará uma visita técnica aos interessados em conhecer o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), construído em 2010, unindo técnicas ancestrais dos povos indígenas à modernidade. Um espaço onde os recursos da natureza são potencializados, trazendo conforto e economia.
“A construção arquitetônica baseada na experiência dos povos ancestrais traz todo o estado de arte de aplicação da sustentabilidade”, pontua a gerente do CSS, Patrícia Pedrotti. A obra projetada pelo arquiteto José Afonso Botura Portocarrero, doutor em habitações indígenas brasileiras, foi construída no mesmo terreno da sede do Sebrae/MT, com algumas características específicas como pé direito alto, trazendo maior ventilação. Inclusive, no interior do prédio percebe-se um maior conforto térmico. E ainda, são utilizadas luminárias ecológicas para se obter maior luminosidade natural. No jardim, foram selecionadas espécies de plantas que representam o bioma do Estado, pois além de serem mais acessíveis, possuem maior resistência às intempéries.
EXEMPLO
Segundo Patrícia, o prédio foi a materialização de um propósito do Sebrae Mato Grosso em levar a sustentabilidade para os pequenos negócios. Além das questões arquitetônicas, são aplicadas outras ações de sustentabilidade, como a utilização de painéis fotovoltaicos, e aproveitamento da água da chuva. Conforme a gestora, todo o planejamento tem o viés da sustentabilidade, desde a economia de recursos, quanto à gestão de resíduos sólidos. Por exemplo, coleta seletiva em três frações (recicláveis, rejeito e orgânicos), onde os resíduos orgânicos são destinados à composteira e posteriormente, o composto gerado é utilizado na horta.
“Atualmente somos uma instituição que está rumo ao lixo zero, com 85% de desvio de aterro. Nosso objetivo é nos tornarmos uma instituição Lixo Zero”, conta Patrícia. Assim, a proposta da visitação ao espaço é proporcionar a experiência de estar em um laboratório vivo de sustentabilidade, despertando a curiosidade e conhecimento do visitante. “A visita traz ao empresário muitas ideias de como aplicar a sustentabilidade em seu negócio, porque levamos informações relacionadas à nova economia e como ele pode se adaptar a este processo”, sinaliza a gestora.
Ideia é despertar interesse dos empreendedores para o tema
Conforme a gerente do CSS, Patrícia Pedrotti, a sustentabilidade é um tema em evidência, porém nem todos os empreendedores perceberam que já aplicam esse conceito na prática. “Como polo referência na temática dentro do Sistema Sebrae, nosso objetivo é disseminar o conhecimento através de conteúdo técnico, oficinas, palestras, além de consultorias especializadas”, explica a gestora.
A ideia do estande é despertar o interesse do pequeno empreendedor pela sustentabilidade. Fazer com que os visitantes percebam que poderiam estar alavancando seu negócio tanto na imagem perante a sociedade, quanto na eficiência em seus recursos.
Competitividade também está no foco
Além do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), polo referência no tema dentro do Sistema Sebrae, também estará no estande da entidade de fomento às micro e pequenas empresas, e futuros empreendedores, a Gerência de Competitividade. No espaço, serão oferecidas informações da atuação do Sebrae/MT, incluindo as soluções disponibilizadas para os diferentes estágios de maturidade das empresas.
O carro-chefe da Gerência de Competitividade no Congresso AvAg será a apresentação do Encadeamento Produtivo, quando uma empresa de médio ou grande porte deseja capacitar seus fornecedores, para fazer entregas no prazo, nas quantidades desejadas, conforme seus critérios. “Então, o Sebrae pode auxiliar nesse processo de capacitação dos fornecedores atuais e de potenciais, para obedecer aos critérios de contratação dessa organização média ou grande”, observa a gerente de Competitividade, Denise Pimpim.
Durante o congresso será apresentada a Solução Empretec, uma das mais procuradas e bem avaliadas dentro do Sistema Sebrae. O programa desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU), é uma metodologia de aplicação exclusiva pelo Sebrae no Brasil, com 60 horas/aula e trabalha as características de comportamento do empreendedor.