O Encontro de Veteranos da Aviação Agrícola movimentou o Aeroporto Regional Pedro Adams Neto – antigo Aeroclube de Novo Hamburgo/RS, no domingo de 27 de abril. A confraternização, que reuniu dezenas de profissionais do setor, contou com a presença do presidente do Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag), Júlio Augusto Kämpf, e de representantes do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag). O dirigente da entidade setorial aproveitou para divulgar as ações desenvolvidas.
No entanto, a emoção ficou por conta do batismo de uma aeronave Neiva Paulistinha de Instrução. O aparelho recebeu o nome do piloto e instrutor hamburguense Diego Tel Stedile, que morreu aos 33 anos, em dezembro de 2024, na queda do avião agrícola que pilotava em uma plantação no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A cerimônia reuniu familiares e amigos do profissional – que frequentava o aeroclube desde pequeno, inclusive formou-se piloto no aeroclube.
O evento aberto ao público foi organizado pelo ex-piloto agrícola Alceu Mário Feijó Filho, presidente do Aeroporto e hoje voa publicidade aérea e aerofotografia, além de ser autor do livro Sou Aviador. Além do almoço especial, entre as atrações, a exposição de aeronaves, mostra de automóveis antigos, música ao vivo, bingo e outras atrações atraíram a atenção dos visitantes.