Perfect Flight: Startup brasileira desenvolve solução mais sustentável para pulverização de defensivos agrícolas

Publicado em: 11/12/20, 
às 16:46
, por IBRAVAG

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Pinterest
Insero banner

pulverização aérea de defensivos é uma atividade tão polêmica como necessária em um país de dimensões continentais como o Brasil. De fato, despejar produtos químicos de um avião voando a 60 metros por segundo e acertar o alvo desejado não é uma tarefa fácil, mas as novas tecnologias hoje disponíveis no mercado vêm tornando a aplicação aérea uma atividade cada dia mais precisa, segura e sustentável.

Entre as empresas que vêm inovando nessa área podemos destacar a Perfect Flight, startup brasileira que utiliza a inteligência artificial para garantir uma pulverização mais assertiva. A solução desenvolvida pela empresa vai desde o planejamento do voo, identificando as melhores rotas e a direção do vento, passando pelo controle dos equipamentos de pulverização instalados no avião, até a geração de dados e relatórios analíticos em tempo real para os gestores, mesmo que eles estejam a milhares de quilômetros da fazenda.

“Desenvolvemos uma tecnologia em nuvem que consegue descentralizar a informação, antes limitada ao avião”, explica o engenheiro agrônomo Leonardo Luvezuti, 33 anos, líder de Negócios da Perfect Flight. “Todos esses dados já existiam, só não eram utilizados. A nossa ferramenta consegue ler todos esses parâmetros e, por meio da inteligência artificial, cruzar as informações.”

De acordo com o executivo, a empresa vem dobrando de tamanho safra após safra. Somente em 2020, monitorou cerca de 5 milhões de hectares, número que confere à Perfect Flight o título de maior startup em área sob gestão do Brasil. O crescimento acelerado será mantido em 2021, uma vez que a empresa já conta com 10 milhões de hectares contratados para o período.

No ano que vem, a Perfect Flight também dará início à sua internacionalização, com representação já confirmada na América do Norte e perspectivas de expansão também para a Ásia e a Europa. “Não existe tecnologia igual no mundo”, afirma Luvezuti. “O Brasil é referência em tecnologia no agronegócio. Desenvolvemos aqui soluções que aliam performance e sustentabilidade, que é o que o mundo deseja.”

Não somente o mundo, como também as grandes empresas. No caso da pulverização de defensivos, qualquer erro cometido pelo piloto pode ser catastrófico para as fabricantes dos produtos, tanto pela questão da segurança das pessoas em terra, como também em termos de eficácia dos seus produtos. No caso dos agroquímicos, assim como os remédios, é preciso aplicar a dose exata. Nem mais, nem menos – sob o risco de as pragas ficarem resistentes aos produtos.

Vencedora de um desafio de inovação para a sustentabilidade na agricultura promovido pela Bayer em parceria com a AgTech Garage, a Perfect Flight foi convidada a integrar o LifeHub SP, primeiro centro de inovação aberta da companhia alemã na América Latina, no início do ano.

A ideia, agora, é montar uma base da empresa dentro do Hub, o que não foi possível ainda por causa da pandemia. No entanto, já vem recebendo mentorias e se integrando aos negócios da empresa. Atualmente, as soluções da Perfect Flight já estão disponíveis para clientes do Climate Fieldview e também através do programa de fidelidade Orbia, ambos da Bayer.

Fonte: https://epocanegocios.globo.com/Life-Hub/noticia/2020/11/startup-brasileira-desenvolve-solucao-mais-sustentavel-para-pulverizacao-de-defensivos-agricolas.html

Para maiores informações: https://perfectflight.com.br/

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Pinterest
plugins premium WordPress

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes.