Foto1a

Perfect Flight atinge a marca de 25 milhões de hectares monitorados

Volume de informações digitalizadas tornou a startup o maior banco de dados de aplicação aérea do mundo

Publicado em: 14/07/22, 
às 15:22
, por IBRAVAG

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Pinterest
air tractor

A Perfect Flight é hoje o maior banco de informações sobre pulverização aérea do mundo. A startup brasileira atingiu em abril de 2022 a expressiva marca de 25 milhões de hectares digitalizados e monitorados. Com isso, a empresa de São João da Boa Vista/SP transformou-se em uma das líderes mundiais no segmento em que atua, alcançando um nível extremamente alto e complexo para os padrões atuais de gestão de aplicações aérea no agro e na proteção ambiental.

“Estamos na era da Agricultura de Decisão, e não mais de Precisão. A alta dos custos mostra que precisamos mensurar melhor todas as operações, de modo rápido e assertivo, para decisões que levem a melhores resultados”, explicou o gerente de Desenvolvimento de Negócios da Perfect Flight, Paulo Villela. Segundo ele, a plataforma disponibilizada no mercado permite soluções mais estáveis e menos danosas à saúde financeira do produtor e ao meio ambiente.

O monitoramento das aplicações aéreas tanto de químicos quanto de biológicos é feito a partir de um software na nuvem, que armazena em uma mesma plataforma informações para gestão e de rastreabilidade da aplicação aérea, considerada a mais completa do mundo. A tecnologia permite averiguar as condições meteorológicas – velocidade e direção do vento, temperatura e umidade do ar– ideais para a aplicação aérea. Inclusive fornece o mapa de pragas. Depois de concluída a operação, o relatório de aplicação vai para o contratante do serviço.

APLICAÇÃO INTELIGENTE

Os resultados positivos da plataforma da Perfect Flight foram apresentados no estande da John Deere, durante a AgriShow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, que ocorreu de 25 a 29 de abril. O potencial da ferramenta contribuiu para a agtech (startup voltada à tecnologia no agro) estreitar parcerias na feira com a anfitriã, bem como com a Embraer, Syngenta Digital, entre outras. Posteriormente, na Arena do Conhecimento, Villela apresentou a integração com o Operation Center, interface de soluções digitais da John Deere, que agora também oferece acesso aos dados da Perfect Flight.

De acordo com o gerente de Desenvolvimento de Negócios da Perfect Flight, o sistema que coleta dados de pulverização terrestre no data center da John Deere permite, atualmente, também a visualização das informações de pulverização aérea da startup. “O objetivo é auxiliar o produtor rural a fazer melhor aplicação dos produtos químicos ou biológicos, da gestão ao planejamento em tempo real”, pontua Villela. Ferramenta que vem se destacando no mercado pelo seu potencial de reduzir insumos e gastos a partir da aplicação inteligente e moderada de defensivos. “Vale destacar que uma das preocupações recentes do agronegócio brasileiro é justamente a falta de defensivos e o alto custo praticado pelo mercado”, conclui Villela.

Plataforma também permite rastrear operação de drones

Tendo como base a premissa que tecnologia no campo é sinônimo de segurança ambiental, produtividade e economia, a Perfect Flight vem seguindo a tendência e orientado a produção agrícola para o campo tecnológico. Por sinal, sistemas que permitem digitalizar rotinas da produção já fazem parte do cotidiano dos produtores rurais, sem prejuízos a outros ecossistemas e ao próprio bolso. Nesse contexto, além da integração com o Operation Center da John Deere, a agtech tem parcerias firmadas com a Natutec – empresa de drones da Koppert – e com a Arpac, especializada em drones agrícolas.

A Natutec assinou contrato em janeiro deste ano para o uso da solução oferecida pela Perfect Flight. Do início da parceria até junho, foram monitorados e rastreados 700 mil hectares de cana-de-açúcar, que receberam a liberação dos macrobiológicos Cotesia flavipes e Trichogramma galloi. A tecnologia permite que o produtor receba um relatório praticamente automatizado das atividades em sua propriedade, com informações como mapa de aplicação, operador, equipamento, doses e hectares tratados. O gerente de Desenvolvimento de Negócios da agtech, Paulo Villela, observa que no primeiro trimestre deste ano, foram gerados 4.137 relatórios somente de operações com drones, que em 2 minutos estavam à disposição do cliente, na plataforma.

Para a Arpac, a ferramenta da Perfect fligth faz a leitura dinâmica de toda a área de aplicação de defensivo, além de assimilar também fatores externos, como condições climáticas, proximidade de nascentes e regiões com a presença de pessoas e animais, para determinar o melhor momento e o melhor padrão de aplicação dos defensivos. Ou seja, o produtor recebe uma análise completa para orientar, da forma mais eficaz, a proteção do plantio.

“As grandes marcas focaram na apresentação de soluções e integrações tecnológicas para gerar cada vez mais valor para seus clientes, não apenas nas máquinas, que antes eram o foco principal da feira. O volume de dados que digitalizamos, por exemplo, reforça o potencial do mercado de inteligência tecnológica para o campo”, acrescentou Villela.

Sistema foi desenvolvido para atender necessidade de produtor rural

TRANSPARÊNCIA: plataforma permite monitorar e rastrear a aplicação aérea. Após o trabalho, emite relatório sobre operação

A Perfect Flight nasceu com essa proposta de auxiliar o produtor rural e as empresas de aviação agrícola a terem maior assertividade nas aplicações aéreas. A agtech é a primeira e mais completa plataforma de gestão e rastreabilidade de pulverização aérea do mundo. Foi a necessidade do empresário e produtor rural Kriss Corso de ter controle do que estava sendo aplicado na lavoura e onde estava sendo aplicado, que gerou o desenvolvimento da plataforma e posteriormente da empresa/negócio.

Corso fundou a agtech juntamente com o também empresário e produtor rural Josué Corso. A Perfect Flight tem ainda como sócios o empresário Pedro Buonamici e o advogado Gilberto Theodoro. No mercado do agronegócio desde 2016, a startup oferece serviços de monitoramento de aplicações de insumos agrícolas por meio de plataforma digital e aplicativo mobile.

Deste modo, com alta tecnologia, segurança de dados e precisão, por meio de mapas e índices, os sistemas da empresa estão presentes em mais de cem cidades dos principais Estados agrícolas do Brasil, além da América Latina. A agtech também possui escritório nos Estados Unidos. Tudo isso para que a Perfect Flight torne a produção agrícola mais eficiente, rentável, sustentável, contribuindo para a preservação do meio ambiente, segurança alimentar e das comunidades rurais.

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Pinterest
plugins premium WordPress

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes.