foto2-1Lançamento Pyca Pelican Spray - Divulgação-Synerjet (1)

Pelican 2 começa a ser vendido no Brasil

Aeronave agrícola autônoma produzida pela Pyka está sendo comercializada pela Synerjet

Publicado em: 02/04/25, 
às 18:18
, por IBRAVAG

COMPARTILHE:

WhatsApp
Telegram
X
Facebook
LinkedIn
Pinterest
[esi INSERT_ELEMENTOR id="1794" cache="private" ttl="0"]

A aviação agrícola conta com mais uma ferramenta no campo. Trata-se do Pelican Spray uma aeronave agrícola autônoma, 100% elétrica, com capacidade do hopper para 300 litros. O lançamento já começou a ser comercializado no Brasil pela Synerjet Corp., que no dia 31 de janeiro, durante cerimônia em São Paulo/SP, anunciou uma parceria estratégica com a startup norte-americana Pyka (lê-se páica), a desenvolvedora do equipamento.

De acordo com o diretor de Vendas e Inovação da Synerjet Agro, Mateus di Lello Dallacqua, a procura pelo equipamento no Brasil tem superado as expectativas. Tanto que foram encomendadas 20 unidades, que devem chegar no início de 2026. Ainda, neste ano, mais 12 aeronaves serão entregues nas Américas Central e do Sul, incluindo o Brasil, somando-se às dez já em operação. “A previsão é que o mercado global possa absorver até cem aeronaves por ano”, pontua Dallacqua.

Porém, o gestor deixa claro: a nova aeronave não vem competir com o drone, nem com o avião. “Acredito que quem possui Ipanema ou Air Tractor vai adicionar o Pelican à sua frota. Ele vai complementar a operação em áreas que o avião é pouco eficiente e que tem um custo operacional maior”, reforça Dallacqua. A isso, soma-se a capacidade do Pelican operar à noite.

O diretor-executivo do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) e Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag), Gabriel Colle, que acompanhou a cerimônia de lançamento do Pelican, destacou que o modelo chega para ampliar a faixa de mercado atendida pelo setor.  “Hoje temos aviões, helicópteros e drones. A aeronave autônoma elétrica vai atender áreas, que as ferramentas de aplicação aérea disponíveis não cobrem”, reforça o executivo.

EXPANSÃO
Diretor-executivo do Ibravag/Sindag, Gabriel Colle, destacou que nova ferramenta vai ampliar o mercado da aviação agrícola

PERFORMANCE

O acordo com a Pyka, com sede no Vale do Silício (Califórnia), tem como foco melhorar a performance da Synerjet Agro junto aos mais de 160 clientes só do mercado aeroagrícola. Durante a solenidade de apresentação do Pelican 2, o CEO da Synerjet, José Eduardo Brandão, destacou que a parceria com a Pyka não poderia ter vindo em melhor hora. “Agora podemos oferecer aos nossos clientes uma aeronave inovadora, projetada para ser a mais avançada em pulverização agrícola”, sinaliza.

Na ocasião, o CEO e co-fundador da Pyka, Michael Norcia, declarou que estava entusiasmado por fortalecer a presença da startup norte-americana no mercado agrícola brasileiro. Ainda assinaram o termo de colaboração, Volker Fabian (Pyka), Rui Aquino e Fabio Rebello (esses dois últimos pela Synerjet).

Modelo está mais robusto e com maior produtividade do que a primeira versão

A aeronave agrícola autônoma Pelican Spray é o maior Sistema Aéreo Não Tripulado em operação e foi autorizada pela Administração Federal de Aviação (FAA), dos Estados Unidos, para atividades comerciais. No Brasil, está pronta para atuar nas atividades aeroagrícolas, sob as regulamentações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Embora seja regido pelas mesmas normas aplicadas aos drones pelos dois órgãos de regulação brasileiros, o Pelican diferencia-se dos drones já no design. Além disso, decola e pousa como um avião agrícola. Inclusive, tem praticamente o mesmo tamanho de um Piper Pawnee. O aparelho que combina tecnologia avançada de pulverização e design avançado representou um investimento na casa dos US$ 80 milhões.

O projeto, iniciado há oito anos, começou a ser vendido na chamada operação comercial assistida em 2021 – quando o corpo de engenharia acompanha o uso do produto pelo cliente. Assim, foi moldada a segunda geração do Pelican, que chega ao mercado com maior robustez e produtividade.

KIT COMPLETO
O Pelican 2 sai de fábrica com um kit completo para operar em campo, a começar por cinco jogos de bateria intercambiáveis. “Então, sempre vai ter um jogo de bateria no avião e outros quatros jogos carregando”, assinala o diretor de Vendas e Inovação, Mateus Dallacqua. Também é entregue ao comprador um reboque para transportar o modelo, jogo de antenas, computador preparado para o campo e alguns outros instrumentos, como fones de ouvido e headset para os operadores.

CONTROLE DE DEPOSIÇÃO

A segunda geração tem capacidade para até 300 litros de carga útil. Para se ter uma ideia, permite a cobertura de 90 hectares por hora a uma taxa de aplicação de dez litros por hectare. Além disso, o diretor de Vendas e Inovação da Synerjet Agro, Mateus Dallacqua, afirma que a tecnologia embarcada no Pelican 2 possibilita controle da deposição, garantindo aplicações uniformes e controle da deriva.

Para isso, a aeronave é equipada com sensores a laser, que fazem o mapeamento da área a ser tratada. Também tem dispositivo que faz a leitura ambiental – condições do vento, umidade do ar e temperatura –, ajustando o tamanho da gota para compensar qualquer variação climática leve. Também permite ajustes para privilegiar a produtividade ou a redução da deriva.

A faixa também subiu para 18 metros, permitindo barras de pulverização compatíveis com bico hidráulico ou atomizador rotativo de diferentes marcas do mercado. A própria Pyka desenvolveu e registrou a patente de um atomizador rotativo elétrico, que fica conectado à aeronave. Dallacqua observa que há outras empresas já trabalhando no desenvolvimento de um gerador de gotas focado na nova aeronave.

Ainda, o Pelican 2 tem manutenção simples e intuitiva. De acordo com Dallacqua, a cada cem horas de voo é feita uma inspeção para garantir que tudo está funcionando. Reforça que o suporte é uma prioridade do projeto, tanto que junto com cada aeronave são entregues treinamentos de operação e de manutenção.

COMPARTILHE:

WhatsApp
Telegram
X
Facebook
LinkedIn

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes.