Pela primeira vez na história da aviação agrícola brasileira uma mulher assume a presidência de uma entidade do setor. A empresária Hoana Almeida Santos, de Tocantins, foi eleita presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) no dia 25 de maio, durante assembleia no Hotel Swan Tower Porto Alegre/RS. Ela susbtitui Thiago Magalhães Silva, que assumiu como vice-presidente, em um momento em que se intensifica o preconceito contra a atividade.
“É obrigação nossa fazer o nosso trabalho social, debatendo e levando informações para a sociedade”, pontuou a presidente em sua primeira fala após eleita. O desafio é mostrar à sociedade que, além de ser a única ferramenta para o trato de lavouras com regulamentação específica (e ampla), a aviação agrícola é também determinante para a otimização da produtividade. Para isso, a entidade deve ampliar a comunicação com a sociedade, por meio de encontros com a imprensa, autoridades governamentais, lideranças comunitárias, entre outros.
Também faz parte dos planos da nova gestão seguir com os programas de melhoria contínua do setor – como as Academias de Segurança Operacional, o MBA em Gestão, Inovação e Sustentabilidade e o Sindag na Estrada, entre outras ações de qualificação.
Ainda destacou o apoio à pesquisa, como o Congresso Científico da Aviação Agrícola e o programa Boas Práticas Aeroagrícolas (BPA Brasil) – parceria do Ibravag, presidido por Júlio Augusto Kämpf, que também esteve na assembleia, e Sebrae Nacional.
Fazendo história na aviação agrícola
Diretora-executiva da Precisa Aviação Agrícola, Hoana Almeida Santos, conquistou o respeito e a simpatia de um setor dominado por homens e ganhou voz dentro do Sindag, a maior entidade do setor aerogrícola brasileiro. Membro do Conselho de Administração desde 2019, Hoana chegou à presidência do sindicato, consolidando um caminho trilhado desde 2008, quando assumiu a empresa. Entusiasta da atividade, Hoana confessou em matéria na edição de junho de 2020 na Revista Aviação Agricola: “a ideia é tornar a Precisa referência em aviação agrícola”. Sonho que divide com o esposo, o engenheiro agrônomo Flávio Cunha Lemos Filho, também sócio da aeroagrícola, com quem tem dois filhos, Joaquim de 6 anos e Analice de 8 meses. Maternidade estendida aos filhos do coração – Mariana Vargas Lindemaier, 38 anos, e Lukas Vargas Lindemaier, 27 anos, filhos do falecido esposo, Jorge Alberto Gomes Lindemaier, fundador da Precisa.
Novo Conselho de Administração tomou posse logo após a eleição
A cerimônia de posse ocorreu no mesmo dia, logo após a eleição, onde ficou definido também o Conselho de Administração do Sindag até 2025. Além de Hoana, na Presidência, e Thiago Magalhães Silva como vice, completam a nominata como titulares os empresários Jorge Humberto Morato de Toledo (SP), Bruno Ricardo de Vasconcelos (SP), Francisco Dias da Silva (RS), Nelson Coutinho Peña (RS) e Ricardo Cavina Tavares (SP).
Já o time de conselheiros suplentes é formado por Alexandre de Lima Schramm (MG), Sergio Bianchini (ES), Tiago Henrique Textor (GO), Ruddigger Alves da Silva (BA), William Rambo (MT), Taylla Lara Scherwinski de Faria (RO) e Airle Heringer Júnior (MA).
A nova dirigente aproveitou a ocasião para agradecer o apoio da entidade e dos colegas empresários pela troca de experiências desde que passou a integrar o Sindag. “É um aprendizado constante, em uma entidade que também se esforça muito, junto com o Ibravag, pela valorização do setor”, destacou Hoana.
PRESTAÇÃO DE CONTAS
Além da eleição e posse do novo Conselho, ocorreu a prestação de contas e aprovação do relatório financeiro da entidade referente a 2022 (apresentado pelo contador Marcone Hahan de Souza). Ainda, os diretores Gabriel Colle (executivo) e Cláudio Júnior Oliveira (operacional) e o assessor jurídico Ricardo Vollbrecht fizeram um retrospecto das ações no último ano.