A Fruit Attraction São Paulo 2026 chega maior em sua 3ª edição e com expectativas elevadas de geração de negócios. A feira, que ocorre de 24 a 26 de março no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, ocupará dois pavilhões, porém, mais amplos, configurando um crescimento superior a 30%. A previsão é a de reunir mais de 400 marcas expositoras, esperando entre 18 e 20 mil visitantes qualificados e representantes de mais de 65 países.
Para acessar o site do evento, clique AQUI
Criada a partir da iniciativa da Ifema Madrid, organizadora da Fruit Attraction Madrid — maior feira de frutas e hortaliças do mundo —, em parceria com a Fiera Milano Brasil, a terceira edição acontece em um contexto internacional otimista para o setor. Destaque para as negociações do acordo Mercosul-União Europeia que preveem redução tarifária e maior acesso aos mercados europeus, o que representa um vetor de competitividade para a fruta brasileira.
Embora a associação entre os dois blocos econômicos ainda precise passar pelo parlamento dos países envolvidos, o CEO da Fiera Milano Brasil, Maurício Duval Macedo, pontua: “há uma expectativa positiva que deve gerar conversas e negociações nas nossas rodadas de negócios”. Lembra que em 2025 a Fruit Attraction movimentou cerca de R$ 1 bilhão em negócios. Para 2026, a expectativa é ampliar esse volume com a presença de aproximadamente 60 compradores internacionais, vindos de diversos países, um aumento significativo em relação à edição anterior, quando compareceram 47 importadores.

“É uma feira que acontece em março, mas gera oportunidades e negociações ao longo de todo o ano. Os encontros presenciais fortalecem relações comerciais e abrem portas que, muitas vezes, não se abririam fora desse ambiente”, afirma Macedo. Dentro dessa proposta de fomentar negócios, a organização da Fruit Attraction convida compradores estratégicos de diferentes mercados, mapeia seus interesses, promove encontros direcionados e rodadas de negócios com empresas brasileiras expositoras.
O sucesso da proposta, para Macedo, está diretamente ligado à qualidade das frutas e hortaliças brasileiras, diferencial que vem elevando o volume das exportações ano a ano. Em 2025, os embarques de frutas brasileiras in natura bateram recorde, com um crescimento na casa dos 12% em valor e 19% em volume na comparação com o ano de 2024”, pontua o gestor. Mesmo assim, o Brasil, que é o terceiro maior produtor de frutas do mundo, ainda ocupa posição modesta no ranking dos exportadores globais, situando-se na 23ª e 24ª colocação.

Logística e cadeia fria
Para buscar expandir as exportações de frutas in natura, a logística e a cadeia fria são pontos que assumem papel estratégico dentro da Fruit Attraction. Empresas especializadas em refrigeração, transporte, armazenamento e portos ampliam presença na feira, refletindo a necessidade de garantir que a fruta brasileira chegue aos mercados consumidores com qualidade, frescor e vida útil.
Conteúdo técnico, inovação e sustentabilidade
Além da área de exposição – contemplando os diversos elos do setor – e das rodadas de negócios, a Fruit Attraction 2026 amplia sua programação de conteúdo por meio do Fruit Fórum, arena oficial de debates técnicos e estratégicos. O espaço funciona como um congresso setorial, reunindo especialistas para discutir temas como exportação, logística, embalagens, vendas digitais, inovação, inteligência artificial, sustentabilidade e exigências dos mercados internacionais.
E por falar em mercado, a sustentabilidade ganha cada vez mais protagonismo na feira. Práticas ambientais, certificações internacionais e ações de mitigação de impacto ao meio ambiente passaram a ser diferenciais competitivos claros. “Hoje, empresas que comprovam práticas sustentáveis têm mais facilidade de acesso a mercados internacionais. Isso aparece de forma muito evidente nos estandes”, observa Macedo.

Aviação agrícola integra cadeia produtiva de frutas
O executivo reforça que o cuidado com as práticas sustentáveis estão presentes em todo o processo, incluindo o trato da lavoura, com investimento nas tecnologias de ponta, como a aviação agrícola, para mitigar riscos ao meio ambiente. Atualmente, a ferramenta está presente no manejo fitossanitário e nutricional das culturas da laranja, banana e cacau. Os dados são do relatório Perspectivas Econômicas e de Sustentabilidade Aeroagrícola 2025, elaborado pelo diretor operacional do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), o economista PhD Cláudio Júnior Oliveira Gomes.
Para acessar o relatório Perspectivas Econômicas e de Sustentabilidade Aeroagrícola 2025 na íntegra clique AQUI
Macedo ratifica o uso da tecnologia, como uma forma eficiente de manter a lavoura saudável, especialmente em áreas extensas ou de difícil acesso, contribuindo para produtividade, sustentabilidade ambiental e preservação do solo. “A aviação agrícola está cada vez mais presente na fruticultura, especialmente em áreas onde o uso de terrestres possa comprometer a qualidade da planta ou do solo”, especifica o CEO.

Cooking Show
Complementando a experiência, o Cooking Show segue como uma das áreas mais visitadas do evento, aproximando o público profissional do uso gastronômico das frutas e hortaliças. Chefs renomados vão preparar receitas ao vivo, promovendo degustações e interação direta com os visitantes.
Setor de frutas e hortaliças abraçou evento em São Paulo

Com forte adesão do setor produtivo brasileiro, a Fruit Attraction São Paulo preenche uma lacuna histórica no calendário nacional de eventos. “Existiam várias feiras de alimentação no Brasil, mas nenhuma em que a fruta fosse protagonista. Aqui, quem trabalha com fruta se reconhece: esta é a minha feira”, resume o CEO da Fiera Milano Brasil, Maurício Macedo.
A feira reivindicada pelo setor e organizada nos moldes da Fruit Attraction Madrid já nasceu internacional. “Ela surgiu com todas as principais tecnologias, inovações e players globais do setor. Diferente de outras feiras, não foi regional para depois se internacionalizar”, destaca o CEO.
E desde a primeira edição parcerias estratégicas, como a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), que está junto da organização desde o primeiro evento em solo brasileiro, vêm auxiliando na promoção da fruticultura brasileira.
A Fruit Attraction São Paulo também conta com a participação costumeira da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Neste ano, a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), o Instituto Brasileiro de Horticultura (Ibrahort), e a Associação Brasileira de Embalagens em Papel (Empapel) estão se juntando ao evento.
Para os próximos anos, a expectativa é de crescimento gradual e consistente, acompanhando a expansão da fruticultura brasileira no mercado global. “Não sabemos a velocidade, mas é natural pensar em três, quatro pavilhões no futuro. O setor é pujante, competitivo e tem muito espaço para avançar”, conclui Macedo.
AGENDE-SE
Credenciamento: Aberto credenciamento gratuito para profissionais dos segmentos de hortaliças e frutas para a edição 2026. Clique AQUI
Data: 24 a 26 de março de 2026
Horário: 10 horas às 18 horas
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5 – Água Funda, São Paulo – SP, 04329-100





