Encontro Técnico da Revista AvAg chama a atenção para a gestão de pessoas

A psicóloga Ana Letícia Lunardi e o conselheiro Ronaldo Baptista falaram sobre a importância de uma liderança que engaja os colaboradores no propósito da empresa

Publicado em: 28/04/23, 
às 17:01
, por IBRAVAG

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Pinterest
[esi INSERT_ELEMENTOR id="1794" cache="private" ttl="0"]

O projeto Encontros Técnicos da Revista Aviação Agrícola (Revista AvAg) chega a 2023 ampliando o leque de temas abordados. “A série que se iniciou falando exclusivamente de tecnologias de aplicação, passa a falar também de gestão, negócios e, claro, de pessoas”, destaca a diretora operacional do Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag), Michele Fanezzi. E o tema abordado na noite de quinta-feira (27 de abril) não poderia ser outro: “Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios”.  A live transmitida pelo canal do YouTube do Sindag, contou com a expertise em gestão de pessoas da psicóloga Ana Letícia Lunardi e do conselheiro especialista em mentoria executiva e organizacional Ronaldo Baptista.

Para assistir a live completa, clique AQUI

A frase extraída do livro Start With Why (2009), publicado no Brasil com título Comece pelo porquê, do consultor inglês Simon Oliver Sinek, parece óbvia. No entanto, a coach de carreira e de executivos, especialista em perfil comportamental e desenvolvimento individual e grupos, Ana Letícia, entende que a afirmação remete a uma reflexão e questionamento: “será que as empresas realmente investem e se preocupam com o seu maior patrimônio que são as pessoas?” E aqui, quando fala pessoas, refere-se aos colaboradores, clientes, fornecedores, todas as pessoas que estão diretamente ou indiretamente envolvidas com o negócio.

A mestre em Engenharia de Produção, com vivência de mais de 17 anos em Gestão de Pessoas atuando em cargos de especialista e gestão, vasta experiência na criação, facilitação e coordenação de equipes de liderança, citou ainda pesquisa realizada pelo Instituto Dale Carnegie. Conforme dados publicados no livro A arte de fazer amigos e influenciar pessoas, de Dale Carnegie, 85% do sucesso de um profissional é resultado da capacidade que ele tem de se relacionar com o próximo. 

PROCESSOS

Os apontamentos valem também para o setor aeroagrícola, cujo negócio está ligado a uma atividade que exige alta segurança operacional. “Todos precisam ter qualidade em seu serviço, inclusive o pessoal de bastidores, já que isso é fundamental para o sucesso do trabalho”, explica Ana Letícia. O conselheiro formado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Ronaldo Baptista, observa que tudo são processos construídos por pessoas e quando uma das abas falha, o resultado pode ficar comprometido. “No ambiente de negócios, nós temos uma estrutura que é formada por processos, essa estrutura é a maneira e a forma da organização estabelecer como construir seus propósitos para chegar ao resultado esperado”, explica o executivo que tem forte experiência em Desenvolvimento Organizacional, com mais de 20 anos em alta gestão.

Ao observar que quem constrói esses processos são pessoas, Baptista reforça que gente, negócios e gestão estão interligados, mas quem vai dar a base para essa estrutura vai ser o gestor, o gerente, a liderança. Por isso, a importância de gestores dos processos ouvirem a equipe, entenderem os objetivos de cada um. A liderança precisa engajar todos os envolvidos no processo, fazer com que o liderado se sinta parte do processo e desperte o sentimento de pertencimento. 

De acordo com Baptista, um caminho importante para construir essa relação com os colaboradores é criar ritos para comunicar a estratégia, como reuniões anuais para discutir como foi a jornada anterior e divulgar os novos projetos e o que se espera da equipe. Dados que podem ser atualizados em reuniões mensais comunicando o desenvolvimento das ações propostas.  “Quando você começa a consolidar isso, você faz o profissional se sentir parte do negócio”, sinaliza. 

LANÇAMENTO

NOVIDADE: Marília Schüller apresentou o aplicativo do Congresso AvAg 2023

Além da live, o 10º Encontro Técnico da Revista Aviação Agrícola foi palco do lançamento do aplicativo do Congresso da Aviação Agrícola 2023 (Congresso AvAg), que ocorrerá em Sertãozinho/SP, nos dias 18, 19 e 20 de julho. O evento, promovido pelo Sindicato das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), conta com o apoio do Ibravag e promete muitas novidades. O aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente no Apple Store e no Play Store – coloque na busca Aviação Agrícola –, é mais uma ferramenta de interação com a organização do evento e expositores.

A coordenadora Administrativa do Ibravag e do evento, Marília Luíze Schüller, pontuou que a exemplo do site do Congresso AvAg 2023 (www.congressoavag.org.br), o aplicativo possui todas as informações referente ao evento, bem como permitirá aos expositores disponibilizarem ao público ofertas e novidades que levarão ao pavilhão do congresso. O usuário também poderá fazer a inscrição usando o código convite IBRAVAG2023.

Para acessar o site do Congresso AvAg 2023, clique AQUI

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Pinterest

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes.