Congresso AvAg festeja 2022 recordista já de olho em 2023

Volta da programação presencial em Sertãozinho, no interior paulista, teve como destaques o crescimento do setor de drones e o combate a incêndios

Publicado em: 30/09/22, 
às 07:30
, por IBRAVAG

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Pinterest
[esi INSERT_ELEMENTOR id="1794" cache="private" ttl="0"]

Comemorando o recorde de 4.178 inscrições e já na contagem regressiva para a próxima edição, o Congresso da Aviação Agrícola do Brasil (Congresso AvAg) 2022 encerrou reforçando agradecimentos e festejando resultados. O fechamento da edição que marcou a volta ao modelo presencial em Sertãozinho/SP (de 19 a 21 de julho, após o jejum imposto pela pandemia da Covid-19) não poderia ter sido diferente: uma festa de muitos abraços, calor humano e grandes expectativas para 2023. Aliás, falando em ano que vem, a programação marcada para 18 a 20 de julho, na mesma cidade, já tem mais de 40% dos espaços vendidos para a mostra de tecnologias, equipamentos e serviços.

Paralelamente, o Sindag ainda festeja a volta em grande estilo de um dos maiores eventos aeroagrícolas do planeta. Que este ano inovou com a instalação de um espaço exclusivo para drones, que reuniu nada menos do que 14 expositores. Só nesse segmento, um crescimento exponencial, já que a última edição presencial do evento, em 2019, tinha só três empresas desse semento na mostra. Além disso, o Congresso AvAg chamou a atenção para novidades como a pista de pouso aeroagrícola construída junto ao pavilhão do Centro de Eventos Zanini, que incrementou a mostra de aeronaves. Inclusive com os aviões históricos expostos na parte interna.

Nova identidade visual do congresso AvAg para 2023 reforça a importância das aeronaves pilotadas remotamente e dos aviões no trabalho de proteção a lavouras e reservas naturais

SATISFAÇÃO

Sobre o ambiente de negócios do Congresso AvAg, a pesquisa de satisfação realizada pelo Sindag junto aos expositores do evento demonstrou que 31, 4% dos expositores efetivaram negócios na feira e outros 65, 7% encaminharam negócios futuros. Isso em um universo de 170 expositores distribuídos em 120 estandes. Para completar, a edição 2022 do principal evento aeroagrícola do país desta vez ocupou todos os 12 mil metros quadrados do pavilhão em Sertãozinho – em 2019 haviam sido utilizados pouco mais de dois terços da área.

MOVIMENTO: Depois de duas edições virtuais (2020 e 2021) por conta das restrições da pandemia da Covid-19, público do setor compareceu em peso a Sertãozinho, para conferir lançamentos em tecnologias, trocar experiências e reencontrar amigos

Falando em drones, o Sindag já divulgou a nova identidade visual para o ano que vem, dando destaque às ferramentas remotas ao lado dos aviões. O logo traz o azul dos novos tempos (simbolismo que foi marcante em 2022, na retomada após a pandemia do novo coronavírus) e o verde das lavouras e das reservas naturais – destacando também os predicados das aeronaves no combate a incêndios florestais. Aliás, o próprio site do evento (congressoavag.org.br) também já está de cara nova, com a contagem regressiva para 2023 e as novidades dos preparativos.

Geração de conhecimento voltou a brilhar no evento

PRESENCIAL: Terceiro colocado na premiação este ano, o pesquisador João Paulo Cunha apresentou seu trabalho in loco no evento.
Foto: Castor Becker Júnior/C5 NewsPress

Mais do que nunca, este ano a geração de conhecimento e o aperfeiçoamento de pessoal foram pontos de destaque no Congresso AvAg. De um lado, com mais uma edição do Congresso Científico da Aviação Agrícola, que inaugurou a apresentação de trabalhos de forma híbrida, no primeiro dia da programação (19 de julho), e teve sua premiação no último dia do evento. De outro, com a formatura, no dia 20 de julho, das duas primeiras turmas de pós-graduação do MBA promovida pelo Sindag e Ibravag em Gestão e Sustentabilidade Aeroagrícola (veja na página 44).

No caso do Congresso Científico, o vencedor este ano foi o trabalho Avaliação da faixa de deposição em função do volume de calda aplicada por aeronaves agrícolas (leia artigo nas páginas 55 a 58). A pesquisa, apresentada por Fernando Kassis Carvalho, teve coautoria de Ulisses Antuniassi, Michel Altmann, Rodolfo Chechetto, Alisson Motta e Márcio Santos. Em segundo lugar, ficou a pesquisa Eficácia de vants de monitoramento e pulverização em comparação ao equipamento convencional no manejo do milho. A autoria é de Breno Juliatti, Vinicius Muniz e outros pesquisadores ligados à empresa Juliagro, que participou pela primeira vez também como expositora do Congresso, no espaço de drones. A terceira colocação foi para o trabalho Uso de aeronave remotamente pilotada para aplicação de produtos fitossanitários na cultura do milho – de autoria de João Paulo Arantes Rodrigues da Cunha e Maria Rosa Alferes da Silva.

Já a menção Especial Inovação foi para um trabalho apresentado de forma remota. A pesquisa Avaliação de um programa de exercícios na dor lombar e capacidade funcional de pilotos agrícolas foi o título defendido por Juliano Santos de Oliveira e Carla Italiana Bastos de Brito. Neste caso, a menção honrosa refere-se principalmente à pesquisa com capacidade de aplicação prática imediata, impactando positivamente no setor.

A coordenadora do Congresso AvAg, Marília Luíze Schüller, lembrou que a modalidade híbrida, com apresentações on-line e presenciais das pesquisas, valeu também para as avaliações. Participaram in loco o professor José Carlos Christofoletti e os presidentes do Sindag, Thiago Magalhães Silva, e do Ibravag, Júlio Augusto Kämpf. Com demais especialistas – Eduardo Cordeiro de Araújo e João Carlos Deschamps – apresentando de forma on-line seus pareceres. Tudo sob a batuta do professor Maurício Paulo Batistella Pasini.

Formatura do MBA aeroagrícola marcou segundo dia do evento

MARCANTE: cerca de metade dos 61 formandos das duas primeiras turmas do projeto participaram da festa no Congresso AvAg

O Congresso AvAg 2022 teve o segundo dia marcado pela formatura de 61 alunos das duas primeiras turmas da pós-graduação MBA em Gestão, Inovação e Sustentabilidade Aeroagrícola. O curso, primeiro e ainda único no País (e, possivelmente, no mundo) em seu formato e currículo, começou em 2021, como uma realização do Sindag e do Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag) em parceria com a Faculdade Imed, de Passo Fundo/RS.

Foram 39 formandos da primeira e 22 na segunda turma, de diversos pontos do País, e a maior parte deles presentes na cerimônia no pavilhão do Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho, no interior paulista. A mesa oficial composta pelo presidente do Sindag e paraninfo das turmas, Thiago Magalhães Silva; pelo presidente do Ibravag, Júlio Augusto Kämpf, e pelos diretores do Sindag Gabriel Colle (executivo) e Cláudio Júnior Oliveira (operacional e também coordenador do MBA).

EMOÇÃO

Além da festa pela etapa concluída e das falas dos oradores Taylla Lara Scherwinski, da primeira turma, e José Geraldo Dantas Paschoal da Silva, segunda turma, a emoção ficou por conta também da homenagem póstuma ao aluno Gustavo Oliveira De Toni. No caso, com uma placa entregue pelos integrantes da mesa oficial aos seus irmãos Jonas Costa De Toni e Lorena Oliveira De Toni Montes.

Já nas falas das autoridades, todos os presentes no palco ressaltaram o quanto é marcante para a aviação agrícola brasileira a conclusão da jornada para os primeiros formandos do MBA. Curso que, por sua vez, representa uma nova página na capacidade de gestão e crescimento sustentável do setor aeroagrícola do País, além de refletir de maneira ampla o esforço de melhoria empregado nos últimos anos pelas entidades aeroagrícola.

Dentro desse espírito, tendo a noite ainda uma homenagem a mais. Desta vez para o coordenador do MBA, Júnior Oliveira, que falou de maneira emocionada sobre a construção do aprendizado e o sucesso da iniciativa para o setor. Ele aproveitou para anunciar as inscrições para a terceira turma, que começou no último dia 5 de setembro, reformulada e agora com a parceria da BeEasy School.

Medalhas e homenagens aos pioneiros

ENTREGA: Vilela recebeu a medalha das mãos do presidente do Sindag, Thiago Magalhães Silva.
Foto: Fotos: Graziele Dietrich/C5 NewsPress

O Congresso AvAg 2022 mais uma vez teve espaço também para o reconhecimento de personagens que deram envergadura à aviação agrícola brasileira. Destaque para a entrega da Medalha Mérito da Aviação Agrícola aos agrônomos Alan McCracken e Marcos Vilela de Magalhães Monteiro. A cerimônia foi o ponto alto do Jantar da Aviação Agrícola, no primeiro dia da programação em Sertãozinho.

Seguindo o protocolo que ocorre desde 2017 – suspenso durante o áuge da pandemia da Covid-19, a solenidade encheu de emoção a Arena Clóvis Candiota, no pavilhão do Centro de Eventos Zanini, no 19 de julho. Os dois homenageados da noite tiveram lembradas suas trajetórias de décadas de intercâmbio de conhecimento de outros países para o Brasil e vice-versa.

Nascido na Irlanda, há 77 anos, McCracken atualmente reside em Daytona Beach, no estado norte-americano da Flórida. O profissional, que já atuou em 134 países e visita o Brasil desde 1973 para ajudar a aperfeiçoar as aplicações aéreas, participou virtualmente, agradecendo de sua casa a homenagem. Já Marcos Vilela foi pessoalmente. E se emocionou ao lembrar os 60 anos de trabalho pelo setor aeroagrícola brasileiro. A noite teve também homenagens ao presidente do Sindag, Thiago Magalhães Silva, e aos ex-presidentes da entidade Júlio Augusto Kämpf e Nelson Antônio Paim, pelos 31 anos de fundação da entidade aeroagrícola.

PA-18

PIPER: Como todos os aviões na mostra do Congresso, o PA-18 chegou voando ao evento, trazendo consigo os nomes de vultos do setor aeroagrícola nacional

Outra homenagem que marcou o Congresso AvAg 2022 chegou literalmente voando: na forma de um Piper PA-18. Fabricado na década de 50, o aparelho da Volare Escola de Aviação Civil e Viagro Vidotti Agro Aérea, de Londrina/PR, foi configurado para aplicações agrícolas e recebeu na fuselagem nomes de pilotos e operadores que utilizaram esse modelo no País. Desde Ada Rogato (a primeira mulher piloto agrícola do País), até Marcos Vilela Monteiro (homenageado com a Medalha Mérito Aviação Agrícola), passando por outros grandes vultos do setor.

O avião ficou exposto dentro do pavilhão do Centro de Eventos Zanini, logo no acesso aos espaços da mostra de tecnologias e equipamentos e para a Arena Clóvis Candiota (onde ocorreram os debates, painéis e homenagens do evento). A iniciativa da homenagem foi do empresário Rollemberg Vidotti, que já adiantou que o PA-18 retorna ao evento em 2023, com uma pesquisa ainda mais atualizada sobre os antigos operadores.

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Pinterest

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes.