Começou a contagem regressiva para o Congresso da Aviação Agrícola do Brasil 2026 (Congresso AvAg 2026), que chega a Goianápolis/GO com novo layout, proporcionando maior área de circulação e garantindo maior visibilidade aos expositores. A expectativa para a edição no Condomínio Aeronáutico Liberty, de 18 a 20 de agosto, é de forte adesão de empresas, espaço renovado e cenário favorável aos negócios e networking.
Previsão que deve se consolidar diante do número de reservas de estandes. Desde o lançamento do mapa do evento, em 4 de novembro, até o dia 10 de dezembro, última atualização da Comissão Organizadora, mais de 70% dos espaços já estavam reservados. Além disso, 18 patrocinadores também se apressaram em associar sua marca à edição.
Desta vez, o evento já conta com dois Patrocínio Ouro (Air Tractor e Global Parts) e cinco Patrocínio Prata (Aeroglobo Aeronaves, AgSur Brasil, Pratt & Whitney, Synerjet e Thrush Aircraft do Brasil), A intenção é superar os números de 2025, quando a edição de Santo Antônio de Leverger/MT reuniu mais de 4 mil inscritos, 233 marcas expositoras, visitantes e participantes de 12 países e 22 Estados brasileiros.
A live de lançamento do mapa do Congresso AvAg, transmitida de um estúdio em Porto Alegre/RS, foi conduzida pelo diretor operacional do Sindag, Cláudio Júnior Oliveira, ao lado da coordenadora administrativa do Congresso AvAg, Marília Schüler. Eles destacaram que o evento segue crescendo em estrutura, visibilidade e relevância no cenário internacional da aviação agrícola. A presidente do Sindag, Hoana Almeida Santos, abriu oficialmente as vendas de estandes e reforçou o papel do Congresso como principal vitrine tecnológica e institucional do setor.

Marília Schüler, que apresentou a live com Cláudio Júnior Oliveira, destaca o caráter itinerante do congresso no lançamento do mapa do evento.
Foto: Reprodução
NOVIDADES
Exatamente para isso, o novo layout da feira mostra o espaço ampliado, com maior área útil e de circulação de pessoas. Outra novidade é a criação dos estandes padrão, modelo que surge como opção mais acessível para empresas de menor porte. A coordenadora operacional do Congresso, Janete Lima, explicou que a decisão atende a uma demanda dos próprios expositores – permitindo ampliar a diversidade de marcas presentes.
Também participou da live o empresário goiano e conselheiro do Sindag, Tiago Textor. Ele destacou a importância simbólica e técnica da realização do Congresso no Estado. Reforçou o fato de que Goianápolis e a região entre Goiânia e Anápolis vêm se consolidando como polo agrícola e aeronáutico do Centro-Oeste.
O administrador do Condomínio Aeronáutico Liberty, Sérgio Borges, também participou por vídeo. Ele ressaltou a estrutura do local, com pista homologada, hangares e área adequada para receber aeronaves, expositores e público.
Assim, o espaço do Congresso foi configurado ocupando dois hangares e com os estandes na área de manobras ganhando uma cobertura especial. Dispõe ainda de praça de alimentação, auditório, áreas externas para exposição de aeronaves e espaços institucionais e de imprensa.





