Foto 1 - solenidade de lançamento do Congresso AvAg

Congresso AvAg 2024 é lançado no Mato Grosso

Cerimônia em junho marcou a reta final dos preparativos para o evento máximo do setor, que ocorre em Cuiabá de 20 a 22 de agosto apostando em recordes

Publicado em: 02/07/24, 
às 18:58
, por IBRAVAG

COMPARTILHE:

WhatsApp
Telegram
X
Facebook
LinkedIn
Pinterest
[esi INSERT_ELEMENTOR id="1794" cache="private" ttl="0"]

Lideranças do setor aeroagrícola e do Legislativo mato-grossense, além de representantes da Associação Matogrossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea/MT) e diversas outras autoridades marcaram presença no lançamento oficial do Congresso da Aviação Agrícola do Brasil (Congresso AvAg 2024). A movimentação, em 20 de junho, foi acompanhada também pela imprensa e ocorreu no Auditório da Aprosoja, em Cuiabá, com a apresentação de detalhes de como funcionará o Congresso AvAg, que ocorrerá de 20 a 22 de agosto, no Aeroporto Executivo de Santo Antônio do Leverger (a cerca de 30 quilômetros da capital).

O encontro na sede da Aprosoja também festejou a volta ao Centro-Oeste do evento máximo do setor no País, após mais de uma década). E com um ganho fenomenal de importância e envergadura. A última edição em Cuiabá (em 2013), teve cerca de 40 expositores, com um público de 1 mil pessoas circulando pela mostra de tecnologias, equipamentos e serviços, bem como nos debates e palestras. Para este ano, serão 200 expositores. E com a expectativa de bater os 4 mil visitantes registrados no ano passado, em Sertãozinho/SP.

INSCRIÇÕES E APLICATIVO

Tendo este ano o tema Tecnologia que gera sustentabilidade, o Congresso AvAg estará fortalecido também no público internacional, já que abrangerá ainda o Congresso Mercosul e Latino-Americano de Aviação Agrícola. Neste caso, em parceria com a Associação Nacional de Empresas Privadas Aeroagrícolas do Uruguai (Anepa) e com a Federação Argentina de Câmaras Agroaéreas (Fearca), segundo o revezamento anual entre os três países.

As inscrições para o evento podem ser feitas pelo seu site oficial, no endereço congressoavag.org.br . A participação é gratuita, mas para se inscrever é necessário solicitar uma senha de acesso junto ao Sindag (pelo email sindag@sindag.org.br ou no fone 51 3337-5013) ou ainda junto a qualquer um dos expositores.

Também já é possível baixar no celular o app do Congresso Avag, tanto na versão Android quanto iOS. Ou, quem preferir fazer a busca na Apple Store ou na Play Store, basta procurar por “Aviação Agrícola”. Acompanhe ainda pelas redes sociais: Instagram, Facebook e Tik Tok.

Importância da volta ao Estado

A presidente do Sindag,  Hoana Almeida Santos, agradeceu a presença das autoridades que prestigiaram a prévia do Congresso AvAg. Ela destacou que o evento chega ao Mato Grosso quando o setor vive um momento delicado, devido à proliferação de fake news sobre as tecnologias aeroagrícolas. Lamentando também o uso político dos mitos contra o setor (materializado em projetos de proibição de cunho ideológico). “O Sindag tem gastado energia com articulação e comunicação, porque precisamos passar a nossa mensagem e falar com as pessoas. Assim, além de vitrine para negócios, o Congresso AvAg é um ponto de encontro para reforçarmos esse trabalho”, destacou Hoana.

Ela lembrou ainda a importância estratégia do Estado para unir a esse trabalho os operadores privados – fazendeiros, cooperativas e empresas de produção que detêm a maioria da frota aeroagrícola local. “O Mato Grosso corresponde a 23% de nossa frota no País. E aqui está a maior parte dos operadores privados.” A dirigente também destacou na cerimônia a busca de conexão com todos os setores produtivos – abrangendo as cadeias da soja, algodão, cana-de-açúcar e outros produtos”, ponderou.

Ponto que teve eco na fala do diretor-executivo do Sindag, Gabriel Colle, que deu uma prévia dos preparativos do Congresso AvAg. O empresário aeroagrícola, piloto e ex-presidente do Sindag Nelson Antônio Paim também destacou a defesa da aviação agrícola, dizendo: “uma luta que não é uma luta só do setor, mas de todo o agro”.

Com apoio manifestado ainda pelo presidente da Ampa, Décio Tocantins, e pelos deputados estaduais Faissal Jorge Calil Filho (Faissal, do Cidadania) e Ondanir Bortolini (Nininho, do PSD). Também falaram a conselheira da Câmara Especializada de Agronomia do Crea/MT, Diane Cristina Stefanoski Zamboni, que reforçou a importância da valorização dos profissionais do setor. Já o diretor da empresa NextDream Intermediações e Eventos (proprietária do Aeroporto de Leverger), Nathan Henrique de Souza, também festejou a escolha do Estado para receber o Congresso AvAg e adiantou os preparativos no local do evento.

Mostra tecnológica
Para este ano está previsto a presença de 200 expositores no espaço do Aeroporto Executivo de Santo Antônio do Leverger

Programação intensa em debates, novidades e aprendizado

A programação do Congresso da Aviação Agrícola do Brasil já pode ser conferida no site oficial do evento. Para isso, basta acessar o endereço congressoavag.org.br. Ali também é possível fazer as inscrições (abertas desde março) para  as atividades principais e para os minicursos que ocorrerão de 20 a 22 de agosto. Ainda, pode conferir outras informações sobre o mais importante encontro do setor aeroagrícola no Brasil.

Aliás, a programação de agosto terá movimentação das 14 às 21 horas no Aeroporto de Santo Antônio do Leverger. Isso para dar mais conforto aos participantes no clima quente do Mato Grosso. Favorecendo também os negócios na mostra de tecnologias, equipamentos e serviços.

Nas palestras e debates, o cardápio de atrações é bastante abrangente. Está previsto desde inovações em tecnologias de aplicações aéreas, passando por segurança de voo e chegando até o uso da Inteligência Artificial. Sem falar em palestras sobre uso correto de defensivos, compatibilidade entre ingredientes ativos e produtos biológicos, questões tributárias e legislação e muitos outros temas.

No caso dos minicursos, os temas para este ano serão Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade; Boas práticas de mistura de agrotóxicos; Comunicação positiva – impacto nos negócios e na imagem do setor. Tem ainda Segurança de voo, Questões jurídicas e legais da atividade e Saúde  física e mental dos colaboradores das empresas. Tudo isso além das tradicionais demonstrações aéreas com aviões e drones agrícolas.

TECNOLOGIAS
Exposição e mostra de aeronaves estão no cardápio de atrações do evento

PRÉ-FEIRA

Lembrando ainda que o Congresso AvAg terá também uma agenda prévia na segunda-feira 19 de agosto. Neste caso, com uma Clínica de Aeronaves para aviões e drones. Paralelamente ocorrerá o encontro com a imprensa (para dar uma mostra aos jornalistas dos personagens e de tudo o que poderá ser visto nos três dias seguintes). Isso, sem falar nos cursos de atualização de pilotos agrícolas (de aeronaves convencionais) e de operadores de drones – que também começam na véspera e terminam na manhã do primeiro dia de Congresso (20 de agosto).

Outra novidade no encontro aeroagrícola é que os participantes que têm aeronave poderão ir voando até o local do evento (o aeroporto conta inclusive com balizamento noturno). Para completar, os operadores que quiserem também poderão expor aviões agrícolas junto ao evento. E ainda colocar um banner de sua empresa ao lado da aeronave.

Aliás, para quem não se adiantou, é bom reservar o quanto antes sua estada nos hotéis do evento e garantir suas passagens pela agência de viagens oficial do Congresso AvAg. No caso, a BigDream Viagens, acessível pelo fone (54) 99941-2767 ou pelo e-mail atendimento@bigdream.com.br.

Evento é vitrine para pesquisas científicas sobre aplicação aérea

CONHECIMENTO
Fomento a pesquisas busca não só aprimorar o setor, como também atestar sua importância perante a sociedade
Foto: Castor Becker Júnior/C5 NewsPress

Além da vitrine para novidades tecnológicas dos fornecedores do setor, outro destaque do encontro aeroagrícola deve ficar por conta do Congresso Científico da Aviação Agrícola. O segundo dia de programação no Mato Grosso contará com a apresentação dos trabalhos recebidos pelo Conselho Científico do evento. O colegiado de oito integrantes deverá avaliar os trabalhos enviados por pesquisadores e estudantes de todo o Brasil, que deverão defender in loco ou on-line suas pesquisas. O resultado será conhecido no encerramento do Congresso AvAG.

Este ano com o tema Tecnologia que Gera Sustentabilidade, o Congresso Científico terá as pesquisas avaliadas a partir de cinco eixos: Aviação Agrícola, sustentabilidade econômica e ambiental, Inovação na Aviação Agrícola, Boas práticas na Aviação Agrícola, Tecnologia de Aplicação Aeroagrícola e Tecnologia de Aplicação com Drones. A premiação é do primeiro ao terceiro lugares, além do Destaque Inovação.

A iniciativa de incentivar a geração de conhecimento sobre o setor nasceu em 2019. Mas, além da validação e aprimoramento de técnicas e tecnologias para o campo, a importância da iniciativa reside também na comprovação da importância e segurança do setor para o desenvolvimento sustentável do País. Tendo por trás ainda o esforço do setor aeroagrícola para se aproximar das universidades. Para completar, as pesquisas premiadas no evento também ganham sua publicação na Revista Aviação Agrícola, valorizando ainda mais o trabalho acadêmico.

Confira a lista de doutores da academia e especialistas que compõem o Conselho Científico:

Maurício Paulo Batistella Pasini (coordenador)
engenheiro agrônomo, doutor em Agronomia

Andréa Brondani da Rocha
engenheira agrônoma, pós-doutora em Ciências Agrárias

Edney Leandro da Vitória
engenheiro agrícola, pós-doutor em Tecnologia de Aplicação

João Carlos Deschamps
médico veterinário, pós-doutor em Ciências Agrárias

João Miguel Francisco Ruas
engenheiro agrônomo, mestre em Tecnologia de Aplicação

Maísa Santos Joaquim
engenheira florestal, doutora em Ciências Florestais

Eduardo Cordeiro de Araújo
engenheiro agrônomo, ex-piloto e ex-empresário aeroagrícola pesquisador e pioneiro em tecnologias para o setor no País, além de um dos fundadores e ainda consultor do Sindag

José Carlos Christofoletti
engenheiro agrônomo e pioneiro do setor aeroagrícola, ex-professor da antiga Fazenda Ipanema – onde, entre 1967 e 1991, o Ministério da Agricultura formava os pilotos agrícolas, técnicos executores e agrônomos coordenadores para as operações aeroagrícolas. Foi também chefe da Divisão de Treinamento do Centro Nacional de Engenharia Aeronáutica (Cenea),  que abrangia a Fazenda Ipanema.

COMPARTILHE:

WhatsApp
Telegram
X
Facebook
LinkedIn
Pinterest

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes.