Uma abelha gigante cruzou o céu dos municípios de Ribeirão Preto, Sertãozinho e Dumont, no interior paulista, na manhã do dia 20 de maio. Calma! Na verdade, foi uma aeronave Air Tractor modelo AT 402-B caracterizada como o polinizador, para chamar a atenção sobre a sua importância para o meio ambiente e segurança alimentar do planeta. A iniciativa da Organização Não Governamental Bee Or Not To Be em comemoração ao Dia Mundial das Abelhas contou com a parceria da Garcia Aviação Agrícola.
Este é o quarto ano que a data é comemorada. “A gente entendeu que é uma oportunidade muito grande para dialogar”, explicou o vice-presidente da ong, Daniel Gonçalves. O comandante José Paulo Garcia decolou com o Abelhão do Aeródromo Santa Lydia (base da aeroagrícola) e sobrevoou as cidades a uma altura de 300 pés (pouco mais de 90 metros). “Foi uma experiência muito bacana”, frisa o piloto. Garcia ainda fez uma demonstração de combate a incêndio para os participantes do ato.
O presidente do Sindag, Thiago Magalhães Silva, também participou da comemoração ao Dia Mundial das Abelhas e destacou que a iniciativa fortalece a linha adotada pela entidade aerogrícola de fomento às boas práticas em campo, transparência e diálogo com a sociedade. “São ações que fazem parte do próprio Planejamento Estratégico do Sindag”, pontuou o presidente.