Foto1_menor

Aviação agrícola ganha índice próprio de inflação

Iavag é composto pela variação do dólar, do combustível e do INPC, com o propósito de auxiliar na gestão e balizar contratos do setor

Publicado em: 27/07/21, 
às 14:52
, por IBRAVAG

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Pinterest

O Índice Nacional de Inflação da Aviação Agrícola (Iavag) é a mais nova ferramenta disponibilizada pelo Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) e tem o propósito de auxiliar o setor na precificação dos serviços. O coeficiente lançado em 5 de maio, com uma live no canal do YouTube da entidade aeroagrícola, tem como base um levantamento de custos do setor desde 2003, analisando diversos itens que influenciam nas suas despesas operacionais.

O índice é composto por três frentes: variação do dólar (representando 40%), oscilação do custo de combustíveis (20%) e a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), do IBGE. As tabelas do Iavag estão disponíveis no site do Sindag, no menu exibido na janela Aviação Agrícola, e apontam para o aumento de 181,35% no custo básico do segmento entre janeiro de 2003 e janeiro deste ano. Considerando só o primeiro mês de 2021, o Iavag ficou em 3,01%.

O administrador e doutor em Agronegócio Cristian Foguesatto, gerente de Projetos do Grupo Rara, parceiro do Sindag na criação do Iavag, explica: “a variação do dólar foi o primeiro índice avaliado. Isso porque vários custos aeroagrícolas – manutenção e as própria aeronaves, por exemplo – estão atrelados à moeda norte-americana”. Já o quesito combustíveis, faz a média entre a oscilação da gasolina e querosene de aviação e do etanol.

O INPC entrou no cálculo porque abrange boa parte dos colaboradores do setor. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), também do IBGE, chegou a ser estudado pela equipe. Porém, a oscilação do indicador não chegou a apresentar uma diferença significativa e foi descartado. Sobre o ano de corte, Foguesatto explica: “avaliamos desde 2003, que foi até onde se conseguiu dados confiáveis de todos os quesitos”.

CALCULADORA ONLINE

O secretário executivo do Sindag e coordenador do projeto do Iavag, Júnior Oliveira, adiantou a disponibilização de uma calculadora na página do Sindag, para o cálculo da variação da inflação. A ideia é facilitar o uso da ferramenta resultante do debate em torno de custos e preços mais adequados para o setor, que ganhou força nos últimos dois anos. Período em que o sindicato aeroagrícola promoveu seminários de gestão financeira e, no ano passado, iniciou uma pesquisa de preços nos Estados e culturas atendidos pelos operadores do setor.

Conforme o presidente do Sindag, Thiago Magalhães Silva, a busca de um balizador adequado sobre os custos do setor ganha importância em tempos de margens reduzidas. “Muitas vezes os empresários aeroagrícolas acabam aceitando contratos de serviços de preço fixo que parecem vantajosos na largada, mas logo perdem valor e ficam mais difíceis de renegociar.” Palestrante na live de lançamento do Iavag, Magalhães falou sobre a inflação e os fatores que influenciam sua alta.

Confira o histórico do Iavag a partir de janeiro de 2019: https://sindag.org.br/iavag-indice-de-inflacao-do-setor/

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Pinterest
plugins premium WordPress

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes.