Cidades e comunidades sustentáveis são a chave para o futuro promissor de qualquer país. Este é o item 11 dos Objetivos de Desenvolvimento do Século, os famosos #ODS, dos quais estamos falando há algumas quartas-feiras. Eis aqui as ações do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola para desenvolvimento destas comunidades:
🗣️ Canais e portões abertos: Estabelecer rotinas e canais que garantam a comunicação clara e constante com apicultores, meliponicultores e sericicultores. Além dos órgãos ambientais e Defesa Vegetal e Animal locais, no sentido de manter a boa convivência entre as partes e a legalidade das atividades.
🏞️ Proatividade em ações ambientais: Incentivo às empresas para que participem ativamente de projetos sociais ou ambientais em suas comunidades, ou mesmo que organizem e tomem a frente em tais iniciativas, com foco em fortalecer e proteger os ecossistemas naturais locais. Promover e fortalecer iniciativas permanentes de educação ambiental, tanto em suas comunidades quanto internamente nas empresas.
📝 Incentivo ao efeito multiplicador: Criamos uma certificação que identifica e prestigia empresas que aderiram aos compromissos da presente Agenda. Tal distinção deve mensurar as aplicações e melhorias práticas conseguidas tanto internamente quanto as influências positivas verificadas nas comunidades em que estão inseridas. A ideia com isso é não só tornar práticas as propostas deste Compromisso, como também provocar o efeito multiplicador de tais iniciativas em todo o setor aeroagrícola – não só junto a empresas, mas também junto a operadores privados e toda a cadeia aeroagrícola.
✈️ Dias de campo em duas vias com a comunidade: Operadores e profissionais do setor recebem a comunidade em suas bases para apresentar as rotinas, tecnologias e regulação da atividade. E, na visita de volta, os operadores e profissionais são recebidos por apicultores, sericicultores, escolas e outros estabelecimentos, além de povoados de povos originários e vilas. Neste caso, aprendendo sobre sua história, dia-a-dia e suas fragilidades, de ambos os lados.
🎒Adoção de escolas: Incentivar as empresas de aviação agrícola, além de parceiros e fornecedores do setor, a adotarem escolas de Educação Infantil, de Ensino Fundamental e/ou de Ensino Médio ou Técnico de suas comunidades. Tanto para auxílio com manutenção de estrutura e equipamentos como, principalmente, para oferecer aos alunos e professores uma visão sobre a importância e as oportunidades no setor aeroagrícola e no próprio setor agropecuário. Garantindo assim a manutenção e incentivo ao espírito crítico necessário a um olhar proativo sobre os cuidados necessários para se garantir uma produção agrícola ambientalmente sustentável e com segurança para as pessoas.