Anac autoriza pequenos reparos com orientação remota e uso de pistas aeroagrícolas para eventos

Medidas atendem a demandas do Sindag dentro do Programa Voo Simples, lançado em outubro pelo Ministério da Infraestrutura durante solenidade no palácio do Planalto

Publicado em: 21/12/20, 
às 18:38
, por IBRAVAG

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SEBRAE

Começaram a valer neste final de ano duas novas normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para manutenção de aeronaves agrícolas e para a utilização de áreas de pouso aeroagrícola em feiras, exposições e demonstrações de equipamentos. Em ambos os casos, atendendo a demandas do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), dentro do Programa Voo Simples, lançado em outubro pelo Ministério da Infraestrutura. O lançamento ocorreu no Palácio do Planalto, com a presença de representantes do Sindag a convite da Presidência da República.

No caso da manutenção, trata-se da Revisão C da Instrução Suplementar (IS) 145-009, que autoriza os operadores aeroagrícolas a realizarem pequenos reparos em aeronaves em campo, com supervisão remota de um mecânico credenciado. Segundo presidente do Sindag, Thiago Magalhães Silva, a regra se tornou mais racional, diminuindo os riscos do operador ficar com a aeronave parada em plena safra por algum problema simples e muitas vezes em um local longe ou de difícil acesso.

Pela norma antiga da Anac, se uma aeronave apresentasse um problema simples durante as atividades de campo, ela precisaria aguardar dias ou até semanas pela chegada ao local de um mecânico com licença emitida pela Agência. Isso, ou ser deslocada por terra até uma oficina certificada. Agora os operadores podem usar tecnologias de comunicação como videoconferência, fotografias, gravações e comunicação de voz, para que o mecânico credenciado possa supervisionar e orientar os consertos feitos por um auxiliar.

Novas regras lançadas pelo governo federal ampliarão as demonstrações de aeronaves e equipamentos em feira e dias de campo
 Crédito da foto: Graziele Dietrich/ C5 NewsPress

DESMONTRAÇÕES AÉREAS

Já quanto à permissão para uso de pistas aeroagrícolas para demonstrações, a IS nº 00-004 Revisão G deve facilitar a realização de dias de campo e outros eventos não só para o aprimoramento técnico do setor, mas para mostrar à sociedade a segurança e eficiência da a aviação agrícola. O que vale inclusive para a participação e demonstração de aeronaves nos principais eventos do agro no País. Beneficiando inclusive o Congresso da Aviação Agrícola do Brasil (Congresso AvAg), marcado para julho de 2021, em Sertãozinho, São Paulo.

As áreas de pouso aeroagrícolas são pistas não homologadas pela Anac e normalmente construídas dentro de lavouras – a aviação agrícola é o único segmento da aviação civil que pode usar essas pistas sem que elas sejam consideradas clandestinas. Pela regra antiga, elas poderiam ser usadas apenas em operações reais de trato de lavouras. Agora, passam a ser permitidas também as demonstrações feitas por operadores e mesmo de fabricantes de aeronaves agrícolas. 

A IS nº 00-004 Revisão G também prevê que, se a operação se restringir ao pouso e decolagem na pista de uso eventual, não é necessária qualquer permissão da Anac. Já para demonstrações ao público de aeronaves em voo (manobras e procedimentos), é preciso autorização prévia da Agência. Antes, as demonstrações podiam ocorrer apenas em pistas de aeródromos homologados.

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