A delegação brasileira, organizada pelo Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), chegou dos Estados Unidos comemorando o sucesso da participação na Ag Aviation Expo 2024. Foram quatro dias de palestras, debates e mostra de aeronaves e tecnologias na cidade de Forth Worth, no estado do Texas, com organização da Associação Nacional de Aviação Agrícola dos Estados Unidos (NAAA, na sigla em inglês). A movimentação oficial, que se iniciou dia 18 de novembro, seguiu até dia 21 de novembro, com uma visita à fábrica da Air Tractor, na cidade de Olney.
Antes disso, na quarta-feira, lideranças do Sindag e da anfitriã NAAA tiveram um encontro no Centro de Convenções de Forth Worth. A presidente da entidade brasileira, Hoana Santos Almeida, junto com diretor operacional Cláudio Júnior Oliveira, reuniu-se com o presidente da NAAA, Ray Newcomb, e seu diretor-executivo, Andrew Moore.
Em pauta, a troca de experiências entre as entidades coirmãs sobre ações de defesa e valorização do setor, além de projetos de melhoria contínua. Na ocasião, foi entregue o convite para o Congresso da Aviação Agrícola do Brasil (Congresso AvAg) 2025 (leia matéria na página 19). Desde 2016, as entidades coirmãs dos dois países têm um acordo de reciprocidade, abrindo participação nos eventos uma da outra.
O congresso dos Estados Unidos deste ano teve dezenas de palestras e eventos paralelos, além de 150 expositores institucionais, de tecnologias, equipamentos e aeronaves. Inclusive um helicóptero agrícola convertido em aeronave autônoma. E a NAAA também já tem marcado sua edição do ano que vem: será de 17 a 19 de novembro, em Reno, no Estado de Nevada.
BOAS PERSPECTIVAS
A movimentação no estande brasileiro durante o Congresso da NAAA foi grande. “O Brasil teve a maior delegação da história do evento da NAAA, com mais de 40 participantes, entre expositores e visitantes”, pontuou a presidente do Sindag, Hoana Almeida.
“É importante entendermos cada vez mais o mercado internacional para levarmos o que há de melhor para dentro do nosso setor. E é um motivo de orgulho as empresa brasileiras que estão expondo aqui”, comentou a dirigente ainda na quarta-feira (dia 20 de novembro). Isso, logo após a cerimônia de homenagens aos integrantes do grupo, no estande do Sindag.
Pesquisa brasileira no primeiro dia do evento
A pesquisa brasileira também foi destaque na Ag Aviation Expo 2024. O professor e pesquisador da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Ulisses Antuniasse (entrevistado da edição abril/junho 2024), expôs os resultados de um trabalho medindo o efeito de adjuvantes no espectro de gotas em aplicações aéreas, terrestres e de drones. A apresentação ocorreu durante a Aerial Application Technology Research Session, que reuniu outros seis trabalhos. A pesquisa foi realizada utilizando o túnel de vento de alta velocidade do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (CPD) da AgroEfetiva, em Botucatu.