foto5-Aeroglobo2

Treinamento em simulador prepara para responder a emergências reais

Curso de transição para turboélice oferecido a pilotos agrícolas é exigência de seguradoras

Publicado em: 19/09/24, 
às 12:42
, por IBRAVAG

COMPARTILHE:

WhatsApp
Telegram
X
Facebook
LinkedIn
Pinterest
[esi INSERT_ELEMENTOR id="1794" cache="private" ttl="0"]

A aviação agrícola, assim como outros setores, está construindo uma nova mentalidade com foco na segurança operacional. Cada elo dessa cadeia é vital para o crescimento e a segurança do setor. As revendas de aeronaves, que conectam fabricantes e operadores, estão desempenhando um papel importante nesse cenário. “O pós-venda deixou de ser uma simples formalidade. Os clientes querem apoio constante para garantir a segurança de suas operações”, comenta o diretor-executivo da AeroGlobo, Luiz Fabiano Zaccarelli Cunha.

Com isso em mente, em 2017, a revenda da Air Tractor investiu em um simulador de voo que reproduz todas as séries da marca (400, 500, 600 e 800), visando treinar pilotos na transição para modelos turboélice. “Mesmo pilotos experientes participam dos treinamentos, especialmente para aprimorar os procedimentos de emergência. Eles repetem os cenários de pane quantas vezes forem necessárias para dominar as manobras corretas”, ressalta o executivo, reforçando o foco na segurança de voo.

Certificado

A AeroGlobo oferece, sem custos adicionais, um treinamento completo para um piloto de cada aeronave adquirida pela empresa, e essa iniciativa tem atraído cada vez mais interesse. O curso de transição não só reforça a segurança operacional, como também proporciona uma vantagem na contratação do seguro da aeronave. De acordo com Fabiano, as seguradoras estão aplicando descontos de até 10% nas apólices de aeronaves pilotadas por profissionais que completaram o curso e fazem a reciclagem a cada dois anos.

O treinamento e o simulador são certificados pela fabricante Air Tractor, ocorrem ao longo de três dias mesclando teoria e prática. O equipamento é um cockpit real Air Tractor, permitindo que o piloto experimente sensações reais de voo, graças a um software que alimenta os instrumentos com dados oficiais da fabricante.

MARCO
Recentemente, a AeroGlobo formou sua 200ª turma do Curso Transição para o Air Tractor

DGPS

Mesmo com uma rica quantidade de informações embarcadas no cockpit e uma grade curricular exigente, novas implementações estão previstas. Atualmente, o simulador de voo opera com o DGPS SatLoc, mas em breve incluirá também os sistemas AgNav, Travicar e Insero, permitindo que os pilotos pratiquem com os mesmos instrumentos usados em suas aeronaves. “O objetivo é tornar o simulador o mais fiel possível à realidade de uma aeronave”, afirma o executivo.

A experiência vai além dos aspectos de navegação. O curso também oferece um módulo especializado em tecnologia de aplicação, em parceria com a Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, em Botucatu. Nesse módulo, os participantes aprendem sobre o uso de bicos e atomizadores rotativos, que controlam o tamanho e a qualidade das gotas, com foco nas técnicas de aplicação de alto, baixo e ultrabaixo volume.

Mecânicos também são chamados a se aperfeiçoarem

SUPORTE
AeroGlobo também possui capacitação voltada à manutenção de Air Tractor

A AeroGlobo, localizada em Botucatu/SP, reafirma seu compromisso com a qualificação no setor aeroagrícola e executivo ao oferecer cursos especializados em manutenção de motores Pratt & Whitney Canada. Com um portfólio abrangente, os profissionais podem se capacitar em PT6A Small e Large, PW100, PW206/027, além de módulos específicos de ECTM, Borescope e Hot Section Inspection (HSI).

Esses treinamentos, ministrados por instrutores certificados pela Flight Safety International e reconhecidos pela Anac, garantem uma formação técnica de excelência.

Segundo o diretor-executivo da AeroGlobo, Luiz Fabiano Zaccarelli Cunha, esse treinamento faz parte de uma parceria exclusiva com a Flight Safety, empresa que oferece cursos em diversos países. Na sede da AeroGlobo, os alunos têm os cursos teóricos e práticos nas turbinas.

Outro curso de destaque oferecido pela AeroGlobo é o de Manutenção de Air Tractor, homologado pela fabricante da aeronave. A formação abrange todos os sistemas das aeronaves AT, combinando teoria e prática diretamente em uma aeronave, proporcionando uma experiência de aprendizado focada.

Diferencial fica por conta da instrução em um AT-504

VOO DE INSTRUÇÃO
Depois do simulador, tem voo em um AT-504 com duplo comando para sentir a aeronave

A Agsur Brasil Comércio Aeronáutico, distribuidora Air Tractor para toda a América Latina, também oferece treinamento para pilotos agrícolas que operam a aeronave turboélice. Em 2019, a empresa com sede em Guarulhos/SP adquiriu um simulador de voo e abriu a sua própria grade de cursos, fornecidos no período da entressafra – maio a outubro. O diferencial fica por conta da possibilidade de treinamento em um AT-504, que é biplace, próprio para voo de instrução.

O diretor da Agsur Brasil, Thiago Costa da Silva, conta que essa foi a maneira que encontrou para atender a demanda crescente pela capacitação. Hoje, além de quem compra Air Tractor com eles, que ganham um curso de cortesia, qualquer piloto que deseje se familiarizar com o turboélice pode fazer a inscrição.

AUTORIZADO

No entanto, o executivo deixa claro: o treinamento na aeronave só ocorre depois de passar pelo simulador, além de ser exigido do piloto mil horas de voo, sendo 500 agrícolas. Embora o curso não seja exigido pela Anac, a regra faz parte do seguro da aeronave. “Porém, o piloto pode escolher treinamento completo – simulador e avião – ou só simulador”, reforça Silva, lembrando que o voo no AT-504 consiste somente em treinamento de voo e não é feita aplicação aérea durante o treinamento.

O treinamento é autorizado pela direção da Air Tractor e tem como base o material fornecido pela fabricante. Inclusive, o centro de treinamento antes de seu funcionamento recebeu a visita do presidente da Air Tractor, Jim Hirsch. “A ideia foi exatamente seguir, aqui no Brasil, o padrão da fabricante da aeronave”, pontua Silva. O currículo contempla desde a apresentação do avião, passando pela parte operacional, manutenção e até emergências.

Familiarização com Air Tractor engloba até noções de manutenção

DECOLANDO
O instrutor Marcelo Amaral ao lado de Eduardo Romano, piloto-chefe da Santa Vitória Aviação Agrícola, na aula prática

Os pilotos que estão migrando, ou pretendem voar com Air Tractor também podem fazer o curso oferecido pela DP Aviação. Inclusive, os compradores de aeronave da representante exclusiva da Frost Flying Inc. no Brasil recebem o treinamento como bonificação. A familiarização com o avião é desenvolvida em duas partes: a teórica – que abrange questões sobre o funcionamento do motor, sistemas da aeronave – e a prática com duas horas de voo, envolvendo quatro missões.

O diretor da DP Aviação, Rodrigo Almansa, reforça que o curso é certificado pela Air Tractor, inclusive todos os seus instrutores estão credenciados pela fabricante, até mesmo a prática na aeronave AT-504 (duplo comando), de propriedade da Pachu Aviação Agrícola, de Olímpia/SP. Por isso, é realizado em São Paulo. Como nos demais centros de treinamentos, o executivo deixa claro: “o pré-requisito para participar desse treinamento é ser piloto agrícola formado, com Certificado Médico Aeronáutico (CMA) emitido pela Anac válido”.

O conteúdo apresentado aos alunos passa pela apresentação dos modelos de aeronaves fabricadas pela Air Tractor, procedimentos normais e de emergências, desempenho e limitações, segurança de voo. Inclusive profissionais Pratt & Whitney Canada (PWC), fabricante da turbina do avião, a PT6A, explicam o funcionamento do motor, compreendendo noções básicas de manutenção. “É um curso de familiarização com a aeronave Air Tractor e está sendo bem aceito pelas seguradoras”, reforça Almansa.

COMPARTILHE:

WhatsApp
Telegram
X
Facebook
LinkedIn

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes.