A exemplo do ano passado, o Curso de Atualização de Pilotos Agrícolas é o aquecimento para o Congresso da Aviação Agrícola. A atividade nos dias 19 (das 8 às 18 horas) e 20 de agosto (das 8 horas ao meio-dia), ocorre no Aeroporto Executivo Santo Antônio do Leverger, mesmo local onde na tarde do dia 20 (terça-feira) começa o maior evento do setor na América Latina. A proposta é que os pilotos aproveitem a estada no Mato Grosso para participar das duas programações.
O Curso de Atualização de Pilotos, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola, dentro do programa Boas Práticas Aeroagrícolas (BPA) Brasil, com patrocínio do Sebrae Nacional, tem como foco não só a tecnologia de aplicação e segurança operacional. O conteúdo programático se diferencia por abordar também temas como gestão financeira pessoal, como planejar a carreira e atualizações sobre a profissão, entre outros temas. Tudo com foco em segurança operacional e qualidade de vida.
TEMAS
Ao todo são oito pilares abordados, que vão desde conscientização sobre a importância de se atualizar como piloto, passando por questões comportamentais e saúde, tecnologia de aplicação até como pilotar melhor. Para abordar cada um dos assuntos, o Ibravag conta com professores e palestrantes reconhecidos no cenário da aviação agrícola.
Com essa edição na programação pré-Congresso, já são seis turmas formadas. O curso já foi oferecido em São Paulo, Goiás, Bahia (duas turmas) e Rio Grande do Sul (duas turmas em julho – uma em Porto Alegre, capital, e outra em Santa Maria). No pré-Congresso da Aviação Agrícola do ano passado, o curso ocorreu em Orlândia/SP, município vizinho a Sertãozinho/SP, onde ocorreu o Congresso AvAg 2023. No planejamento do Ibravag, estão previstas novas turmas do curso de atualização ao longo do ano, com datas a serem definidas.
Manutenção de drones está na pauta
Além do Curso de Atualização de Pilotos, que ocorrerá no Auditório 1 da estrutura montada no Aeroporto de Santo Antônio do Leverger para o Congresso da Aviação Agrícola 2024, ocorrerá a primeira edição do Curso de Manutenção de Drones Agrícolas. A agenda que integra a programação pré-Congresso, ocorre também nos dias 19 e 20 de agosto, no Auditório 2. A capacitação estará sob o comando do sócio-diretor administrativo da AgroSky Drones Agrícolas, o engenheiro de produção Liveston Cortiano.
A AgroSky Drones, especializada no desenvolvimento e aplicação de soluções tecnológicas com drones para o agronegócio, também detém a expertise em treinamentos e capacitações para a operação com drones na atividade agrícola. O curso aborda quatro itens principais: programa de manutenção preventiva, checklist pré e pós-operação, diagnóstico das principais fontes de avarias e danos, e segurança operacional.
Ainda dentro da agenda pré-Congresso, na quarta-feira pela manhã, tem palestra sobre o setor para alunos de universidade e escolas técnicas, uma Clínica de Aeronaves, uma coletiva de imprensa sobre o Congresso e atualizações sobre o setor. Ainda tem a reunião da Rede Brasil Aeroagrícola, grupo composto por entidades do agronegócio, aeronáuticas e militares, que cooperam em prol das boas práticas aeroagrícolas nos serviços que a aviação agrícola presta por aviões, helicópteros e drones.