Inédito no País (e possivelmente no mundo), o curso MBA em Gestão, Inovação e Sustentabilidade Aeroagrícola é uma das grandes apostas do setor para ampliar e aprofundar os conhecimentos de mercado e tecnologias, além de gestão e sustentabilidade entre as lideranças e profissionais que atuam no setor aeroagrícola. Promovido pela Faculdade Imed, de Passo Fundo/RS, em parceria com Ibravag e o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), a pós-graduação prevê 360 horas/aula em encontros quinzenais de abril deste ano até abril de 2022.
O curso será totalmente virtual, e o currículo está dividido em quatro módulos. O que abrange visão sistêmica de negócios, gestão financeira aeroagrícola, vendas e negociação inovadora, tendências de tecnologias de aplicação e governança ambiental, entre outros temas. Além disso, apesar de ser pós-graduação, o curso foi concebido para ser acessível também para quem ainda não tem diploma universitário. Neste caso, ao invés de um certificado de pós-graduação, o aluno recebe um certificado de curso de extensão para cada disciplina cursada.
Segundo o secretário executivo do Sindag e coordenador do MBA, Júnior Oliveira, a lista de alunos conta com profissionais de todo o País e até do exterior. “A grande procura surpreendeu. O que é muito bom, tendo em vista que novos cursos de pós-graduação no Brasil normalmente têm dificuldade de formar suas primeiras turmas”, comemora. Segundo Oliveira, quem apostou na iniciativa “terá uma grande oportunidade de trocas de experiências e conhecimento”.
BENEFÍCIOS
Além da pós-graduação especial para o setor, Sindag, Ibravag e Imed também firmaram convênio prevendo descontos para profissionais, parceiros ou associados do sindicato aeroagrícola nas mensalidades de cursos presenciais ou virtuais voltados ao agronegócio. O acordo abrange a graduação em Administração com ênfase no Agronegócio, MBA em Inovação e Gestão no Agronegócio (pós-graduação latu sensu) e os cursos livres de Gestão no Agronegócio e de Sustentabilidade no Agronegócio. Os descontos são de 20% para grupos de até 50 alunos e de 30% para acima disso.
Desde agosto do ano passado, a Imed também é parceira do Sindag na Rede Brasil Institucional Aeroagrícola. A iniciativa do sindicato aeroagrícola reúne instituições ligadas direta ou indiretamente à atividade – entidades do agronegócio, da aviação, órgãos de pesquisa e outras. Os objetivos principais são desenvolver o setor, promover boas práticas no campo (eficiência, segurança ambiental e operacional) e melhorar a comunicação com a sociedade. A Imed integra a Rede Brasil desde seu início (em agosto do ano passado), ao lado da Universidade Federal de São Carlos/SP (UFSCar) e da Universidade de Cruz Alta/RS (Unicruz) e de outras entidades.