Os personagens Cris e Ada estão expandindo seu raio de ação. Os protagonistas da campanha Chega de Preconceito, veiculada nas redes sociais do Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (bravag) e Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), estão marcando presença na Turma do Agro. A publicação em quadrinhos circulará juntamente com a Revista Aviação Agrícola (Revista AvAg), a partir desta edição, numa parceria entre as entidades setoriais e a CM Climobile Saúde e Segurança do Trabalho, com sede em Dourados/MS.
O projeto tem o objetivo de tornar as informações sobre legislação envolvendo saúde e segurança do trabalho na área do agronegócio mais atrativas para o público infantojuvenil. A ideia de lançar histórias em quadrinhos para explicar os temas foi da sócia-proprietária da CM Climobile, Célia Maria do Nascimento. Com exceção de Cris e Ada, a empresária criou os personagens da Turma do Agro em parceria com a psicóloga clínica Amanda Cavalheiro, responsável pelas ilustrações e pelo toque lúdico da revista.
“Minha intenção é colocar todas as legislações nas várias edições do gibi”, pontua Célia, criadora dos textos da parte referente às normativas. Já a estrategista de Mídias Sociais do Ibravag, a jornalista Joana Fontana, escreve as narrativas referentes à aviação agrícola, iniciando por contar o que é o Ibravag e o Sindag, passando por fatos e preconceitos que atingem o setor aeroagrícola.
O coordenador de projetos do Ibravag, Rodrigo Almeida, destaca que a criação de uma revista de histórias em quadrinhos sobre a atividade aeroagrícola é um sonho antigo do setor. E essa parceria com a Climobile é uma forma de colocar a atividade aeroagrícola entre crianças e adolescentes. “A ideia é que pessoas de todas as idades tenham contato com o dia a dia da atividade”, conta o gestor.