A aviação agrícola tem um papel essencial na preservação ambiental e no uso eficiente de recursos naturais. Ao contrário de algumas percepções, a tecnologia e a precisão das operações aéreas agrícolas permitem que o setor colabore diretamente para a sustentabilidade no campo. Com a aplicação precisa e controlada de defensivos e fertilizantes, o setor minimiza o desperdício de produtos e de água, além de reduzir o impacto ambiental, tornando-se um aliado valioso na produção agrícola sustentável e no controle eficiente de pragas.
Como diretor executivo do Sindicato Nacional de Empresas de Aviação Agrícola (SINDAG), tenho o prazer de ver projetos como a Academia Brasileira de Tecnologia de Aplicação Aérea acontecendo. O evento anualmente reúne especialistas, empresas e profissionais para discutir as mais recentes tecnologias e práticas na aviação agrícola.
Esta Academia é uma oportunidade única para explorarmos as inovações que permitem um uso ainda mais eficiente das ferramentas – tripuladas ou não. A troca de conhecimentos entre profissionais do setor e pesquisadores nos permite identificar e adotar as melhores práticas que garantam operações cada vez mais seguras e sustentáveis.
Os temas discutidos na Academia Brasileira de Tecnologia de Aplicação Aérea refletem a nossa visão de um futuro em que a aviação agrícola atua de forma consciente e eficaz, fortalecendo sua aliança com o meio ambiente e a segurança alimentar. Mantendo-nos atualizados e investindo continuamente em inovação, estamos comprometidos em fortalecer o setor com práticas cada vez mais sustentáveis, com respeito e compromisso com a produção agrícola responsável.