A revista Aviação Agrícola é a única publicação brasileira de abrangência nacional voltada especificamente para a cadeia em torno de aviões, helicópteros e drones que operam no trato de lavouras, combate a incêndios florestais e outras atividades de um dos setores mais intensos, regulados e tecnicamente exigidos da aviação. Lançada em agosto de 2018, pelo Instituto Brasileiro de Aviação Agrícola (Ibravag), a publicação chega, tanto em sua versão impressa quanto na eletrônica, a todas as empresas aeroagrícolas do País e à maioria dos profissionais, autoridades, dirigentes e pesquisadores ligados a esse mercado.
Aliando informações técnicas a reportagens de linguagem acessível, apresentando ainda personagens e curiosidades sobre o setor, ela é lida também por formadores de opinião, jornalistas, executivos de diversas áreas e lideranças políticas e sociais. Fazendo valer seu slogan A Revista do Setor Aeroagrícola Brasileiro, Aviação Agrícola é também um veículo importante para fabricantes e fornecedores de tecnologias e serviços, além de desenvolvedores de soluções e outros parceiros que queiram se comunicar com o público aeroagrícola ou consolidar sua presença no setor.
MERCADO
O Brasil tem uma das maiores e melhores aviações agrícolas do mundo. Surgido em 1947, no Rio Grande do Sul, o setor é hoje uma das mais importantes ferramentas para a agricultura de precisão do País, responsável diretamente por altos índices de produtividade em lavouras estratégicas tanto para a segurança alimentar quanto para matérias-primas e para a própria balança comercial.
Trata-se de um mercado altamente técnico e a única ferramenta para o trato de lavouras com regulamentação própria, que apresenta historicamente um crescimento de frota ano a ano. São cerca de 2,3 mil aeronaves e milhares de profissionais e pesquisadores, além de uma sólida e importante articulação com entidades do setor produtivo, indústria, universidades, autoridades e mercados nacional e internacional, a partir do trabalho conjunto do Ibravag e do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) com diversas entidades parceiras.
Um cenário que apenas reforça a importância e a penetração de nossa publicação.