Estudos e cases sobre sustentabilidade, tecnologias de aplicação aérea e inovações, gestão, regulamentação e ações institucionais foram apresentados no seminário Aviação agrícola no setor florestal: Oportunidades e desafios. O evento promovido dentro do projeto Boas Práticas Aeroagrícolas (BPA) Brasil, uma parceria entre Ibravag e Sebrae Nacional, contou ainda com demonstração de drone pela EAVision.
“As apresentações deixaram claro que há um campo muito grande de atuação para aviões, helicópteros e drones agrícolas no segmento de florestas”, destacou o diretor-executivo do Ibravag e do Sindag, Gabriel Colle. E para preparar o setor para essa demanda, lembrou o propósito do BPA Brasil de colocar a aviação agrícola em um novo patamar de gestão administrativa e operacional.
O encontro no dia 21 de março, marcando o Dia Internacional das Florestas, reuniu cerca de cem pessoas, entre pesquisadores, técnicos e dirigentes do setor de florestas e seus ecossistemas, no auditório Professor Paulo Rodolfo Leopoldo da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Além da FCA/Unesp, a promoção contou com o apoio do Sindag, Indústria Brasileira da Árvore (Ibá) e da Associação Paulista de Produtores, Fornecedores e Consumidores de Florestas Plantadas (Florestar São Paulo).