Assim foi o balanço da participação do Sindag na 35ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, realizada em fevereiro (dias 18 a 20), na Estação Experimental da Embrapa Clima Temperado em Capão do Leão/RS. Especialmente por conta do anúncio, em primeira mão, do crescimento de 7,21% na frota de aviões e helicópteros agrícolas do País – chegando a 2.722 aeronaves em operação no ano passado.
Durante a palestra Setor Aerogrícola do Brasil: Tecnologia área pela sustentabilidade, o diretor-executivo do Ibravag/Sindag, Gabriel Colle, apresentou o levantamento realizado pelo pesquisador Dr. Cláudio Júnior Oliveira. Inclusive, esse trabalho será utilizado no pós-doutorado em Ciências Florestais, que Júnior Oliveira está realizando pela UnB.
O dia teve ainda o lançamento da cartilha Aviação Agrícola: Segurança e Importância x Fatos e Mitos. A publicação tem distribuição gratuita e desconstrói os principais preconceitos ainda existentes contra o setor. Além de destacar a importância da tecnologia brasileira no segmento e sua atuação no combate a incêndios, contra gafanhotos (inclusive a serviço da ONU) e até contra mosquitos.
MOSTRA

Gabriel Colle apresentou os números da frota aeroagrícola brasileira
A Abertura da Colheita do Arroz teve como tema este ano Produção de Alimentos no Pampa Gaúcho – Uma Visão de Futuro e registrou um público de cerca de 20 mil visitantes – mais de 30% acima de edição 2024, que já havia sido recordista. “Com um saldo obviamente muito positivo para o setor aeroagrícola. Também pelo destaque que tivemos no estande com o avião agrícola exposto logo na entrada do evento – por onde circulou todo o público que ia tanto para as mostras de equipamentos e palestras técnicas, quanto para as vitrines tecnológicas do evento”, destaca Colle.
O espaço da aviação contou com a parceria da empresa Mirim Aviação Agrícola, de Pelotas, que fez a restauração e abriga o avião Ipanema-200, prefixo PP-FFC, exposto na feira. O aparelho, que hoje pertence à Universidade Federal de Pelotas (UFPel), integrava a frota da antiga Fazenda Ipanema – que era o local no interior paulista onde o Ministério da Agricultura formava pilotos agrícolas entre as décadas de 1960 e 1990.
Além de curiosos (que tiraram milhares de fotos junto ao aparelho), o velho Ipanema chamou a atenção de estudantes e profissionais técnicos e das engenharias da área agrícola. Bem como de produtores, empresários e pilotos que visitaram o espaço.