editorial6

Em um cenário de muitas variáveis, a certeza de estar no caminho certo

Publicado em: 10/04/23, 
às 11:17
, por IBRAVAG

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Pinterest
[esi INSERT_ELEMENTOR id="1794" cache="private" ttl="0"]

Estamos iniciando o segundo trimestre do ano e nossas incertezas diante dos acontecimentos mundiais e nacionais permanecem. Estamos voando sob um céu nublado, com poucas zonas de clareza. Apesar da projeção otimista da Conab de uma colheita de grãos recorde, a safra deste ano mostra-se irregular. O excesso de chuva em algumas regiões e a seca em outras contribuem para uma situação diferenciada em cada Estado do Brasil. A boa notícia é que o setor está cada vez mais preparado para enfrentar essas adversidades.

Não é à toa que o Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag) vem se antecipando às intempéries das questões da geopolítica internacional e do cenário político/econômico brasileiro a partir do desenvolvimento de ações voltadas às áreas da gestão administrativa e operacional e da comunicação com a sociedade. A velocidade no fluxo de informação e de mudanças no cenário global exigem das empresas cada vez mais uma gestão de excelência, gestores atualizados e em constante aprimoramento.

O mesmo ocorre em relação às operações no campo. Os pilotos agrícolas também precisam fazer cursos de atualização anualmente, como forma de garantir a sua segurança e da aplicação. Esse mundo globalizado impõe a todos nós celeridade. Precisamos que operadores agrícolas comerciais e privados tenham consciência que as aplicações precisam respeitar a legislação e contribuir para a segurança alimentar do planeta, bem como com a preservação do meio ambiente. Mais que uma questão ecológica e social, hoje a sustentabilidade é predicado para que os negócios sigam crescendo.

É nesse caminho de auxiliar as aeroagrícolas a conquistarem a excelência, que oferecemos o MBA Gestão, Inovação e Sustentabilidade Aeroagrícola, que já está em sua terceira edição, e, mais recente, o BPA Brasil. Os dois projetos fazem parte do arcabouço de ações voltadas a imprimir maior competitividade ao setor. Programas com currículo semelhante às pós-graduações desenvolvidas pelas universidades. O próprio projeto Boas Práticas Aeroagrícolas oferece aulas com professores mestres e doutores. A capacitação é dividida em nove módulos envolvendo todos os aspectos do dia a dia das empresas da aviação agrícola.

DIREÇÕES

É com essa proposta de apontar direções para a aviação agrícola ampliar a sua presença no mercado, ser respeitada pela sociedade e abarcar novas tecnologia que o Ibravag foi criado em 2018 e chega ao seu quinto aniversário, em maio, com uma trajetória de crescimento amparada em um trabalho sério e eficaz. A entidade setorial alicerçada nos pilares conhecimento, comunicação e desenvolvimento, está acompanhando de perto as variáveis que vão fazer a diferença na expansão da presença da aviação agrícola no dia a dia da sociedade brasileira.

Novos projetos voltados à transmissão de conhecimento e de atualização, bem como palestras, estão no escopo das ações da entidade. O Ibravag se prepara a cada dia para se transformar em um grande canal de transmissão de conhecimento, comunicação com a sociedade e desenvolvimento de tecnologia. Inclusive já está em operação em seu site a Plataforma de Negócios, que tem o propósito de reunir em um só lugar produtos e serviços ligados à cadeia da aviação agrícola. É assim que cada vez mais a entidade se faz presente no cotidiano do setor.

Júlio Augusto Kämpf
Presidente do Ibravag

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Pinterest

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes.