Educação é um dos pilares mais fortes do Ibravag e do Sindag. Acreditamos que, através dela, qualificamos ainda mais o setor da aviação agrícola e preparamos os pilotos e empresas para entregar o seu melhor ao mercado e à população. Confira as ações da aviação agrícola para alcançar EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.
– Implantação do Programa Boas Práticas Aeroagrícolas (BPA Brasil)
Iniciado em 2022, através de uma parceria do Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag) com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional) e apoiado pelo Sindag, o BPA Brasil deve agora se tornar uma ação permanente. Seu foco é promover melhoria da gestão, capacitação de pessoal e implantação de novas tecnologias nas empresas. Isso a partir dos pilares Governança, Pessoas, Processos, Novas Tecnologias, Segurança Operacional e Sustentabilidade. Abrangendo pesquisas de mercado, apoio de especialistas e foco em metas de aprimoramento contínuo.
– Elaboração e implantação de uma pós-graduação especíca para prossionais do setor aeroagrícola
O MBA em Gestão, Inovação e Sustentabilidade Aeroagrícola teve sua estreia em abrilde2021e jáformoutrêsturmasdesdeentão.Ocursoocorredeformaonline e abrange quatro módulos, com foco em gestão empresarial, sustentabilidade, inovação e liderança. As aulas são online e abrangem disciplinas como Gestão estratégica e Visão Sistêmica de Negócios, Economia Agrícola, Sustentabilidade e gestão ambiental, Neuroliderança e inteligência emocional, além de outras 21 matérias. O curso também é aberto para prossionais sem curso superior – que, nesse caso, cursam cada disciplina como curso de extensão.
– Implantação de um Curso de Atualização de Pilotos
O Curso de Atualização de Pilotos Agrícolas estreou em julho de 2023 e tem currículo renovado a cada temporada. O objetivo é manter ele atualizado, embora foque sempre em temas como Comportamento e saúde (questões psicológicas e físicas), Tecnologias de aplicação (produtos, culturas e técnicas), Equipamentos (tecnologias embarcadas), além de Finanças pessoais e Planejamento da carreira e outros temas.
– Geração de conhecimento
Desde 2019 o Sindag promove o Congresso Científico da Aviação Agrícola, que avalia, divulga e premia trabalhos acadêmicos com foco na aviação agrícola. Os trabalhos são avaliados por uma junta acadêmica e por representantes do Sindag e do Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag). Com premiação do primeiro ao terceiro lugares e o prêmio Inovação – prestigiando estudos que resultem imediatamente em melhorias em campo. A apresentação e premiação dos trabalhos do Congresso Científico ocorrem anualmente dentro do Congresso Brasileiro da Aviação Agrícola (Congresso AvAg).
Além disso, o Sindag e o Ibravag integram o Núcleo de Estudos em Atividades Aeroagrícolas (NEAAgri) da Universidade de Brasília (UnB), criado em março de 2024. O NEAAgri tem a participação também da Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (Sistema Fape/DF) e da Mossmann Assessoria e Consultoria Aeroagrícola. O Núcleo tem como objetivo justamente fomentar pesquisas sobre o setor aeroagrícola.
– Divulgação do conhecimento e transparência
Em 2018 o setor aeroagrícola passou a contar com uma publicação própria para discutir cenários do mercado, apresentar avanços tecnológicos, regulação e outros temas sobre o setor, além da divulgação da pesquisa científica. No caso, a Revista Aviação Agrícola (Revista AvAg) é elaborada em uma linguagem que atende tanto ao leigo no tema quanto o especialista acadêmico, democratizando o conhecimento. Além disso, o Sindag edita a revista Flapinho e o gibi Turma do Agro, levando as informações também às crianças.