Controle da mancha de phoma em aplicações utilizando aeronave remotamente pilotada em coffea arabica

A pesquisa “Controle da mancha de phoma em aplicações utilizando aeronaves remotamente pilotadas em Coffea arabica”, dos professores Edney Leandro da Vitória (Ufes) e César Abel Krohling (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural-Incaper), conquistou a Menção Honrosa – Destaque Inovação no Congresso Científico da Aviação Agrícola 2023. A avaliação foi realizada pelo Conselho Científico formado por especialistas e doutores em agronomia e veterinária.

Publicado em: 02/07/24, 
às 19:11
, por IBRAVAG

COMPARTILHE:

WhatsApp
Telegram
X
Facebook
LinkedIn
Pinterest
[esi INSERT_ELEMENTOR id="1794" cache="private" ttl="0"]

Phoma spot control using remotely piloted aircraft in coffea arábica

AUTORES

Edney Leandro da Vitória
1Universidade Federal do Espírito Santo,
29.932-510, São Mateus, ES, Brasil.
edney.vitoria@ufes.br

Cesar Abel Krohling
Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, 29.255-970, Marechal Floriano, ES, Brasil

Resumo

A mancha de phoma tem causado sérios prejuízos na cafeicultura de montanhas, prejudicando a produtividade. O objetivo deste estudo foi avaliar a eficiência de deposição de gotas de fungicida na pulverização de lavoura de café produzido em região de montanha. As variáveis relativas à qualidade de aplicação (cobertura, densidade e deposição de gotas) e a eficácia do fungicida (Área abaixo da curva de progresso da doença – AACPD, eficiência agronômica, produtividade e gH) foram analisadas. As variáveis relacionadas a eficiência de aplicação do pulverizador ARP foram inferiores ao pulverizador tratorizado, entretanto, não houve diferença no controle de doenças fúngicas. Portanto, a utilização do ARP pode ser indicado no controle da mancha de phoma em lavouras de café de montanha.

Palavras-chave: Veículo aéreo não tripulado, tecnologia de aplicação, eficácia, Phoma costaricensis.

Abstract

Phoma blotch has caused serious damage in mountain coffee farming, impairing productivity. The objective of this study was to evaluate the efficiency of fungicide droplet deposition when spraying coffee crops produced in mountainous region. The variables related to application quality (coverage, density and droplet deposition) and fungicide efficiency (Area under the disease progress curve – AUDPC, agronomic efficiency, productivity and gH) were analyzed. The variables related to application efficiency of the ARP sprayer were lower than the tractor sprayer, however, there was no difference in fungal disease control. Therefore, the use of ARP can be indicated in the control of phoma spot in mountain coffee.

Keywords: Unmanned aerial vehicle, application technology, effectiveness, Phoma costaricensis.

INTRODUÇÃO

O Brasil tem a maior área cafeeira mecanizada do mundo, cerca de 40,0% da produção cafeeira é proveniente de montanhas. Nestas regiões, o controle fitossanitário é extremamente prejudicado em função da dificuldade de circulação de máquinas e implementos.

As aplicações experimentais de aeronaves remotamente pilotadas (ARP) utilizadas na pulverização em culturas específicas são encontradas em artigos científicos especializados, há aplicações para culturas de ciclo anual ou culturas de área total e algumas culturas arbustivas (CHEN et al, 2020). Estes últimos relacionados à cultura do café se limitaram aos aspectos operacionais, desconsiderada a eficácia de possíveis agrotóxicos na aplicação (VITÓRIA et al., 2022).     

O objetivo deste estudo foi avaliar a eficiência de deposição de gotas na pulverização de lavoura de café associada à eficácia do controle da mancha de phoma.

MATERIAL E MÉTODOS

O experimento foi implementado, em uma propriedade localizada no município de Marechal Floriano-ES, entre as coordenadas UTM latitude 315737,47 m, longitude 7738468,05 m e a uma altitude aproximada de 720 m. A lavoura experimental era composta de plantas de café arábica (Coffea arabica L), cultivar Catuaí Vermelho IAC-44, 2,0 x 1,0 de espaçamento e 1,90 de altura média. 

A aeronave remotamente pilotada (ARP) utilizada foi um modelo AGRAS MG-1P, com tanque de pulverização de 10 litros e ponta de pulverização de leque plano com vazão média de 0,379 L min-1 a 3,0 bar de pressão. A altura de voo de 2,5m acima da copa das plantas, faixa de aplicação de 5,0 m e velocidade operacional de 5 m/s-1.

As variáveis relativas à qualidade de aplicação (cobertura, densidade e deposição de gotas) e a eficácia do fungicida (Área abaixo da curva de progresso da doença – AACPD, eficiência agronômica, produtividade, teor de clorofila, Fv/Fm e gH) foram analisadas de acordo com uma organização experimental em delineamento em blocos ao acaso com os tratamentos distribuídos em esquema fatorial, sendo três taxas de aplicação por meio da ARP (5,0;   10,0 e 15,0 L ha-1), três alturas de deposição no dossel da planta (camada superior, camada média e camada inferior) e um tratamento adicional (controle) chamado “padrão produtor” em que se utilizou um pulverizador do tipo pneumático à taxa de aplicação média utilizada de 400 L ha-1. Cada tratamento foi repetido oito vezes. As parcelas experimentais foram constituídas de sete linhas com plantas de café com 50 m de comprimento, sendo que apenas as três linhas centrais foram consideradas úteis. 

Etiquetas de papel sensível à água com dimensões de 76 x 26 mm foram utilizadas. A fim de estimar a deposição da calda pulverizada adicionou-se ao tanque do pulverizador a rodamina B (800 mg ha-1). 

As aplicações do fungicida (ciproconazol à 100 g a.i. ha−1 + adjuvante) ocorreram nos meses de setembro de 2021 e janeiro de 2022.

Realizou-se a transformação dos dados quando necessário e posteriormente a análise de variância e testes de médias. A análise de componentes principais foi utilizada para definir a melhor taxa de aplicação no controle da mancha de phoma.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

A Figura 1 apresenta os resultados das diferenças interquartílicas dos valores de cobertura (Figura 1a), densidade de gotas (Figura 1b) e deposição de gotas (Figura 1c).

A avaliação das variáveis de cobertura, densidade e deposição de gotas nas diferentes taxas de aplicação apontaram o mesmo resultado quando comparados entre ARP e pulverizador tratorizado, ou seja, há diferença significativa entre as médias de cada uma das variáveis quando comparados os dois métodos de aplicação. As maiores diferenças interquartílicas ocorrem na taxa de aplicação de 400 L ha-1, sendo 17,87%, 34,48 gotas cm-2 e 23,49 µg cm-2 para as variáveis de cobertura, densidade e deposição de gotas, respectivamente. As menores diferenças interquartílicas foram encontradas para a taxa de aplicação de 5,0 L ha-1. Os resultados indicam maior uniformidade na distribuição das gotas pulverizadas por meio de ARP.

Os resultados médios das variáveis cobertura, densidade e deposição de gotas comparados entre as taxas de aplicação aplicadas por meio de ARP são apresentadas na Tabela 1.

Tabela 1. Valores médios (desvio padrão) da cobertura, densidade e deposição de gotas pulverizadas por meio de ARP.

Os maiores valores médios foram observados na taxa de 15,0 L ha-1 na camada superior do dossel, independente da variável analisada. Os resultados apontam um indicativo a respeito da qualidade de distribuição das gotas, mas não são conclusivos, o estudo da eficácia do fungicida aplicado e o controle da mancha de phoma define qual a melhor taxa de aplicação (VITÓRIA et al, 2023). 

A Figura 2 apresenta o resultado gráfico do estudo da análise de componentes principais (ACP). A Componente 1 da ACP de eficiência de aplicação corresponde a 94,3% da variância, em que os coeficientes de cobertura, densidade e deposição de gotas são 0,5758, 0,5753 e 0,5838, respectivamente.

Em relação a ACP das variáveis relacionadas à eficácia do fungicida no controle da mancha de phoma, as duas que mais influenciam são a incidência e a gH, sendo seus coeficientes 0,4955 e 0,5758, respectivamente. Após a aplicação do teste de hipótese ilustrado pelo diagrama de dispersão (Figura 2) comprovam que todas as aplicações com ARP apresentam melhor eficiência quando comparadas aos 400 L ha-1 da aplicação terrestre tratorizada, e, também, constata que nas aplicações realizadas com drone a melhor eficiência está associada à taxa de aplicação de 5 L ha-1.

CONCLUSÕES

As variáveis relacionadas à eficiência de aplicação do pulverizador ARP foram inferiores ao pulverizador tratorizado, entretanto, não houve diferença no controle de doenças fúngicas. Portanto, a utilização ARP pode ser indicado no controle da mancha de phoma em lavouras de café de montanha.

Referências bibliográficas

CHEN, P.; LAN Y.; HUANG X. Droplet deposition and control of planthoppers of different nozzles in two-stage rice with a quadrotor unmanned aerial vehicle. Agronomy, V. 10, n. 2, 2020. doi:10.3390/agronomy10020303.

VITÓRIA, E.L.; OLIVEIRA, R.F., CRAUSE, D.H.; RIBEIRO, L.F.O. Effect of flight operative height and genotypes on conilon coffee spraying using an unmanned aerial vehicle. Coffee Science, v. 17, p. e172003-e172003, 2022. doi:10.25186/.v17i.2003

VITÓRIA, E.L.; KROHLING, C.A; BORGES, F.R.P.; RIBEIRO, L.F.O.; RIBEIRO, M.E.A; CHEN, P.; LAN, Y.; WANG, S.; MORAES, H.M.F.; FURTADO JÚNIOR, M.R. Efficiency of Fungicide Application an Using an Unmanned Aerial Vehicle and Pneumatic Sprayer for Control of Hemileia vastatrix and Cercospora coffeicola in Mountain Coffee Crops. Agronomy, v. 13, n. 2, p. 340, 2023. https://doi.org/10.3390/agronomy13020340. 

COMPARTILHE:

WhatsApp
Telegram
X
Facebook
LinkedIn
Pinterest

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes.