O Sindag promove, anualmente, o Congresso da Aviação Agrícola do Brasil (Congresso AvAg), que reúne toda a cadeia do setor em um único evento. Com mostra de tecnologias e equipamentos e oportunizando também aos expositores espaço para palestras sobre seus lançamentos e projetos. O evento não tem fins lucrativos e não há cobrança de ingresso dos visitantes, embora o acesso seja direcionado ao público do segmento e do agronegócios, além de autoridades, pesquisadores e convidados especiais. Este é o principal evento do setor, o que contribui, inclusive, para alcançarmos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (#ODS) de: Indústria, inovação e infraestrutura e de Redução das desigualdades, através da promoção de conhecimento e acesso gratuito.
Apesar de ser a cobrança pelos espaços da mostra que sustentam o Congresso AvAg, os preços são acessíveis para as empresas, além de haver espaços especiais para pequenos empreendedores, startups e instituições de pesquisa, provendo uma interação estratégica entre demandas, soluções e ambientes criativos.
Além disso, o Sindag disponibiliza aos expositores treinamento para otimizar sua participação nas redes sociais a partir do Congresso, multiplicando o alcance junto ao público. Além da própria vitrine proporcionada pelo encontro junto à mídia especializada. Aqui também o Congresso Científico da Aviação Agrícola exerce seu protagonismo, ao ajudar a promover a inovação de técnicas e tecnologias para o setor aeroagrícola.
Além da entrada gratuita para o Congresso AvAg – tanto para a mostra de tecnologias e equipamentos quanto para as palestras técnicas e minicursos promovidos durante o evento – as empresas aeroagrícolas são incentivadas a investirem na qualificação de seus colaboradores. Inclusive custeando cursos técnicos e de aperfeiçoamento, com diversas empresas já ajudando também nos custos de cursos universitários para futuros agrônomos, administradores e outros profissionais. O esforço é para que esta prática ganhe cada vez mais amplitude no setor, em uma relação de vantagens mútuas paras as comunidades do interior (gerando oportunidade de emprego e melhoria de renda para as famílias) quanto para a o próprio setor agropecuário (com mais especialistas ajudando no desenvolvimento do campo brasileiro).
Neste ano, o Congresso ocorreu no Aeroporto Executivo de Santo Antônio do Leverger/MT, a 30 km de Cuiabá/MT, entre os dias 20, 21 e 22 de agosto.