Convite Encontro Técnico Diego Belapart

Ajuste do avião agrícola para aplicação precisa é tema do VII Encontro Técnico

O pesquisador Sênior da Sabri, o mestre em Agronomia Diego Belapart, explicará nesta quinta-feira (14/04), como funciona a Clínica de Aeronaves realizada pela startup

Publicado em: 13/04/22, 
às 13:45
, por IBRAVAG

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Pinterest
Perfect Flight

Metodologia de Avaliação na Aplicação de Produtos Fitossanitários é o tema do VII Encontro Técnico da Revista Aviação Agrícola, marcado para esta quinta-feira, às 19h30 (horário de Brasília). O painel sob a responsabilidade do pesquisador Sênior da Sabri – Sabedoria Agrícola, Diego Belapart, integra o ciclo de palestras on-line preparatórias para o Congresso da Aviação Agrícola do Brasil 2022, que neste ano volta a ser presencial. O evento realizado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), com o apoio do Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag), é o maior da América do Sul e ocorrerá nos dias 19, 20 e 21 de junho, em Sertãozinho (SP).

Mantendo a dinâmica dos Encontros Técnicos da Revista AvAg, Belapart falará sobre o ajuste das aeronaves para uma aplicação de qualidade, que realmente atinja o alvo e ao mesmo tempo previna deriva. Mestre em Agronomia pelo Departamento de Produção e Melhoramento Vegetal da Unesp, com estágio na University of Arkansas, nos Estados Unidos, o engenheiro agrônomo propõe uma imersão na Clínica de Aeronaves durante a palestra que será transmitida ao vivo pelo canal do Sindag no YouTube.

Os interessados em assistir ao painel devem fazer sua inscrição, gratuita, no site do Congresso da Aviação Agrícola do Brasil (www.congressoavag.org.br) ou clique AQUI

Belapart adianta que vai detalhar todas as etapas do processo da Clínica de Aeronaves, desde o diagnóstico até a checagem final, após ajustes de bicos, espectro de gotas, com a aeronave já aplicando o agroquímico receitado. E observa: “É importante que o aparelho entre na safra já calibrado, ajustado para ter o melhor espectro de gota e o piloto saber qual a melhor altura de voo, entre outros fatores que levam a uma melhor distribuição do produto, sem contaminar o meio ambiente”.

ANÁLISE

E com essa proposta que a Sabri, startup incubada na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) – Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – Câmpus de Jaboticabal (SP), é pioneira nas Clínicas de Aeronaves no Brasil. Na palestra, Belapart explicará cada item analisado no ajuste do avião agrícola, como uniformidade de distribuição de calda de acordo com a faixa de aplicação efetiva para cada volume de calda (L/ha) avaliado, altura de voo, posicionamento de bicos rotativos e hidráulicos, determinação da margem de segurança a ser adotada para evitar remontes ou superdosagens.

A Clínica de Aeronaves também estuda o espectro de gotas ao longo da faixa de aplicação, posicionamento da angulação das pás de bicos rotativos e corpo de bicos/ângulo de deflexão de bicos hidráulicos para melhor uniformidade do espectro de gotas. Os primeiros testes são realizados colocando no hopper água com corante não tóxico. Para a avaliação, o avião fará uma aplicação sobre uma linha de poliéster com algodão, o mesmo fio do barbante, ligando dois pontos, com vento de proa, para verificar o depósito do produto. Embaixo dessa linha, são colocados papéis hidrossensíveis com foco no espectro da gota – pequenas, médias, grandes.

CERTIFICADO PRÉ-CONGRESSO

O coordenador de Projetos do Ibravag, Rodrigo Almeida, reforça o convite para todos assistirem ao Encontro Técnico, o segundo deste ano, promovido pela Revista AvAg. A publicação trimestral do Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola está em sua 14ª edição, abordando assuntos que estão em debate no setor, comunicando não só com a cadeia da aviação agrícola, mas também com a sociedade. 

Lembra que o encontro desta quinta-feira (14/04) integra a programação Pré-Congresso da Aviação Agrícola do Brasil 2022, que fornecerá certificado de 20 horas para quem assistir 12 das 15 palestras previstas. Para isso, basta se inscrever e assinar a lista de presença que será disponibilizada durante o painel. O ciclo de palestras começou na semana passada (07/04) e se estenderá até 14 de julho, sempre às quintas-feiras. As inscrições são gratuitas.Para assistir à primeira palestra do ciclo pré-congresso intitulada Revisão e manutenção de motores, que esteve sob a responsabilidade da IAS, uma das grandes patrocinadoras do Congresso AvAg 2022, clique AQUI.

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Pinterest
plugins premium WordPress

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes.