Evaluation of na exercise program in low back pain functional capacity of agricultural pilots
Autores
Juliano Santos de Oliveira (autor)¹ e Carla Itatiana Bastos de Brito²
¹ Piloto agrícola e fisioterapeuta, graduado pelo Centro Universitário Metodista – Instituto Porto Alegre (IPA), Porto Alegre/RS, Brasil.
² Mestre em Educação, fisioterapeuta e professora titular da Rede Metodista de Educação/Centro Universitário Metodista IPA, coordenadora da Escola de Postura IPA
Resumo:
Introdução: A dor lombar é uma condição clínica muito comum em países industrializados e é considerada um problema de saúde pública, principalmente para a população economicamente ativa, incluindo pilotos de aviões agrícolas. Objetivo: Avaliar os efeitos de um programa remoto de prevenção e tratamento da dor lombar e capacidade funcional em pilotos de aviões agrícolas. Metodologia: Estudo clínico longitudinal. Aplicação de questionário para caracterização da amostra, mensuração da dor e capacidade funcional pré e pós-intervenção de 8 semanas. Programa de intervenção fisioterapêutico para dor lombar através de uma cartilha digital com imagens, vídeos e descrição detalhada dos exercícios a cada semana. Resultados: A amostra foi constituída por 17 pilotos agrícolas, com idade média de 38,5 ± 8,5. A avaliação apresentou melhora significativa da dor e capacidade funcional após oito semanas.
Conclusão: O programa de intervenção proposto apresentou melhora para os desfechos de dor e capacidade funcional.
Palavras-chave: Avaliação. Fisioterapia. Lombalgia.
Abstract:
Introduction: Low back pain is a very common clinical condition in industrialized countries and is considered a public health problem, especially for the economically active population, including agricultural aircraft pilots. Objective: To evaluate the effects of a remote program for the prevention and treatment of low back pain and functional capacity in agricultural aircraft pilots. Methodology: Longitudinal clinical study. Application of a questionnaire to characterize the sample, measure pain and functional capacity before and after the 8-week intervention. Physical therapy intervention program for low back pain through a digital booklet with images, videos and detailed description of the exercises each week. Results: The sample consisted of 17 agricultural pilots, with a mean age of 38.5 ± 8.5. The evaluation showed significant improvement in pain and functional capacity after eight weeks.
Conclusion: The proposed intervention program showed improvement in pain outcomes and functional capacity.
Keywords: Evaluation. Physiotherapy. Backache.
1 Introdução
A Aviação Agrícola teve início no Brasil há mais de setenta anos e, atualmente, possui a segunda maior frota do mundo, com cerca de duas mil e trezentas aeronaves, distribuídas por vinte e três estados brasileiros, sendo uma importante e essencial ferramenta de apoio ao crescimento e desenvolvimento do agronegócio 1, 2, 3, 4.
Segundo Zanatta (2017), os profissionais aviadores que atuam nessas aeronaves têm longas cargas horárias de trabalho, operam em pistas precárias, dispõem de pouca ergonomia nas cabines dos aviões, são expostos a ruídos e vibrações, bem como a forças gravitacionais que podem acarretar dores lombares 5.
Devido à disposição dos comandos usados em voo para manter a aeronave controlada, os pilotos adotam uma postura inclinada à frente e com ligeira inclinação lateral e rotação de tronco à esquerda, o que pode ser um fator considerável na lombalgia, conforme vários autores 6, 7, 8. Tal postura exige um elevado esforço muscular e bom preparo físico, a fim de ter um maior rendimento em voo e minimizar o risco de fadiga muscular por excesso de esforço e ocorrência de lesões 9.
De acordo com dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS, 2020) 10, 80% da população geral terá dor lombar ao longo da vida, gerando uma grande demanda aos serviços de saúde, sendo que, no Brasil, a lombalgia afeta cerca de 18,3% dos homens e 24,5% das mulheres, em grande parte maiores de 25 anos, com baixa escolaridade, sobrepeso e que executam atividades laborais excessivas (IBGE, 2020) 11, 12.
Diversos estudos têm sido realizados com o intuito de encontrar as melhores intervenções para o tratamento e prevenção de lombalgias. Programas de exercícios têm sido empregados com bons resultados a fim de prevenir e tratar dores lombares em diferentes populações 13, 14.
2 Materiais e métodos
Trata-se de um estudo clínico longitudinal. Participaram pessoas com idade superior a 18 anos, que possuem Certificado Médico Aeronáutico (CMA) válido, estando no exercício pleno de suas funções como pilotos agrícolas e que tiveram disponibilidade para seguir o protocolo do programa de exercícios proposto no estudo.
Os responsáveis pelas empresas de aviação foram contatados para apresentação do projeto de pesquisa. Após concordarem com os termos e objetivos, assinaram o Termo de Autorização Institucional (TAI), autorizando a participação dos pilotos na pesquisa.
A pesquisa teve início somente após a aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) durante o segundo semestre de 2021 sob o parecer número 4.888.803. Os pilotos que foram convidados a participarem da pesquisa foram informados sobre os procedimentos e objetivos do estudo. A coleta de dados se deu somente mediante a ciência e concordância com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE. Para os pilotos agrícolas que no momento da coleta não estavam vinculados a nenhuma empresa devido à entressafra ou por atuarem de forma autônoma, não foi necessário o TAI, apenas a concordância com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido TCLE.
Após o recrutamento via remota, os participantes foram informados, ficando estabelecido que fosse sempre o mesmo pesquisador a coletar os dados dos seguintes procedimentos realizados na ordem que segue:
Em um primeiro momento foi aplicado um questionário para caracterização da amostra, onde constavam os dados pessoais e questões a respeito dos critérios de inclusão e exclusão. Após, foi realizada a Avaliação da dor através da Escala Visual Analógica de Dor – EVA e do questionário de dor de McGill. A avaliação da capacidade funcional se deu através do questionário Roland Morris Brasil de Incapacidade.
Findada a aplicação dos questionários, foi disponibilizado aos participantes o Programa de Exercícios em formato de cartilha digital, incluindo fotos, vídeos e descrição detalhada dos exercícios.
Cada intervenção incluiu 10 minutos de atividade aeróbica (caminhada ou bicicleta), exercícios de fortalecimento, estabilização e alongamentos musculares, totalizando, aproximadamente, 30 minutos de atividades em cada dia de intervenção. O programa de exercícios foi proposto para ser executado 3 vezes por semana, durante 8 semanas. Ao término, foram reaplicados os mesmos instrumentos da avaliação inicial.
3 Resultados e discussões
A amostra foi composta por 17 pilotos agrícolas do sexo masculino. Os resultados das variáveis quantitativas coletadas antes e após a intervenção estão apresentados na Tabela 1. A variável Dor foi extraída da EVA, as variáveis Sensorial, Afetivo, Avaliativo e Miscelânea correspondem às categorias organizadas através do Questionário de McGill e a Incapacidade Funcional avaliada através do Questionário de Roland Morris.
4 Considerações finais ou conclusão
O incentivo à prática e à interação contínua com os exercícios de forma a se estenderem após o fim do programa de intervenção, somadas ao baixo custo e às evidências de reduzir o afastamento laboral e a aposentadoria precoce, são estratégias que alcançam excelente resultado no tratamento da lombalgia.
Conclui-se que, neste presente estudo, foi constatado que o programa de intervenção proposto apresentou melhora para os desfechos de dor e capacidade funcional.
Referências Bibliograficas
MAPA. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Agricultura e Pecuária. Disponível em <https://www.gov.br/pt-br/noticias/agricultura-e-pecuaria/2020/11/producao-de-graos-da-safra-2020-21-deve-alcancar-novo-recorde>Acesso em 14 de abr. de 2021.
ANAC, “Regulamento Brasileiro de Aviação Civil no 137 – RBAC 137 – Certificação e requisitos operacionais: Operações Aeroagrícolas.” Agência Nacional de Aviação Civil, 2012.
DRESCHER, Marcelo. Piloto Agrícola: Manual Teórico. São Paulo: Bianchi, 2012.
ZANATTA, M. Exposição ocupacional à vibração de corpo inteiro e repercussões sobre a saúde de pilotos agrícolas. Tese (Doutorado em Engenharia) – Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, p. 126. 2017.
KLEINOWSKI, A. L. Desenvolvimento de um exercitador lombar automático microcontrolado na prevenção da lombalgia relacionada à postura sentada. Dissertação de Mestrado em Engenharia Biomédica. PUC do Rio Grande do Sul, Faculdade de Engenharia, PPGEE. 2007.
Shanahan DF. Back pain in helicopter flight operation. In: AGARD Conference Proceedings: Aeromedical Support in Military Operations; 1984; Lousanne; 134:9-1 to 9-9.
DANESHMANDI, H.; et al. Adverse Effects of Prolonged Sitting Behavior on the General Health of Office Workers. Journal of Lifestyle Medicine, v. 7, n. 2, p. 69- 75, 2017
J. I. Kåsin, N. Mansfield, and A. Wagstaff, “Whole body vibration in helicopters: risk assessment in relation to low back pain,” Aviat. Space. Environ. Med., vol. 82, no. 8, pp. 790–6, Aug. 2011.
Jensen RK ,Hartvigsen J.Prevalence of lumbar spinal stenosis in general and clinical populations: a systematic review and meta-analysis. Eur Spine J. 2020; 29: 2143-2163
Cieza, A., Causey, K., Kamenov, K., Hanson, S. W., Chatterji, S., & Vos, T. (2020). Global estimates of the need for rehabilitation based on the Global Burden of Disease study 2019: a systematic analysis for the Global Burden of Disease Study 2019. The Lancet, 396(10267).
IBGE. Pesquisa Nacional de Saúde 2019: percepção do estado de saúde, estilos de vida, doenças crônicas e saúde bucal: Brasil e grandes regiões/IBGE, Coordenação de Trabalho e Rendimento – Rio de Janeiro. 2020.
CRUZ-DÍAZ D, et al. Short-and long-term effects of a six-week clinical Pilates program in addition to physical therapy on postmenopau- sal women with chronic low back pain: a randomized con- trolled trial. Disabil Rehabil; 38: 1300– 1308, 2017.
Kanas M. Eficácia de um programa domiciliar de exercícios no tratamento da dor lombar crônica inespecífica. [Mestrado profissional em Ciências da Saúde Aplicada ao Esporte e à Atividade Física]. São Paulo: Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo; 2017. 86p.
Jensen MP, Karoly P, Braver S. The measurement of clinical pain intensity: a comparison of six methods. Pain 1986; 27:117-26.
Melzack R. The short-form McGill Pain Questionnaire. Pain. 1987;30(2):191-7.