O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 5 trata de um assunto cada vez mais atual e necessário de se falar no mundo empresarial: Igualdade de gênero.
Desde maio de 2023 o Conselho de Administração do Sindag é presidido por uma mulher: a empresária Hoana Almeida Santos, de Tocantins. Além disso, diversas empresas aeroagrícolas contam com mulheres em cargos de direção e elas representam também boa parte dos quadros administrativos das associadas do Sindag. Elas também são maioria no setor administrativo do Sindag. Pluralização de vivências e visões, inclusive em cargos de ponta, é uma das melhores opções para qualquer empresa.
Há também um número crescente de agrônomas e técnicas agrícolas atuando em campo, além da presença de pilotos femininas em operação. A mudança vem de todo o setor junto.
Reconhecemos, também, que falta à entidade aeroagrícola realizar um censo sobre os números tanto da força feminina presente, quanto do público LGBTQIA+ em atividade nas empresas para, em seguida, traçar ações efetivas para aprimorar a igualdade.
Em tempo, realizamos diversos painéis voltados às Mulheres do Agro no Congresso da Aviação Agrícola do Brasil – principal evento do setor no País e realizado anualmente pelo Sindag. Dar visibilidade e, além disso, abrir espaço para esta discussão é crucial.