A importância dos apicultores serem vistos pelos órgãos de Estado do Mato Grosso do Sul e o potencial de aumento de produtividade dessa parceria. Isto ao mesmo tempo em que se garante a sustentabilidade ambiental pelo diálogo entre apicultores, agricultores e operadores aeroagrícolas – além de técnicos e revendedores de insumos. Esses são pontos focais na agenda 2022 da campanha AgroCooperação – uma consciência, inúmeros benefícios.
Lançada em setembro de 2021, a iniciativa renovou em março deste ano programação de lives, abrangendo todos os elos dessa corrente do bem. Com um cardápio que tem ainda, até julho, uma série de 11 podcasts e 10 spots. Material, aliás, que está acessível no novo site da campanha (agrocooperacao.com.br), que também entrou no ar este ano.
A AgroCooperação é coordenada pela Agência Estadual de Defesa Sanitária, Animal e Vegetal do MS (Iagro). Segundo o diretor-presidente do órgão, Daniel Ingold, um dos indicadores de confiança na iniciativa foi o incremento de quase 8% no cadastro de colmeias no Estado, desde o ano passado. “A importância disso é a relação de informações”, sublinha Ingold, destacando tanto a visibilidade e comunicação entre as cadeias, quanto o fato dos apicultores entrarem no radar das políticas de apoio ao setor. “Com cooperação, as coisas acontecem”, resume.